LIÇÃO 3 - PERDÃO SEM LIMITES - PRÉ-ADOLESCENTES


4º Trim. 2011 - PRÉ-ADOLESCENTES - CPAD - LIÇÃO 3 - PERDÃO SEM LIMITES

Texto bíblico: 2Rs 5. 1-3, 9, 10, 14
E Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos siros; e era este varão homem valoroso, porém leproso.
E saíram tropas da Síria e da terra de Israel levaram presa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
E disse esta à sua senhora: Tomara que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.
Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e com o seu carro e parou à porta da casa de Eliseu.
Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne te tornará, e ficarás purificado.
Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou, como a carne de um menino, e ficou purificado.
A historia acima é um exemplo de que muitas vezes temos de perdoar aqueles que cometem injustiças contra nós, pois essa é a vontade de Deus. Assim como Ele nos perdoa, devemos perdoar aqueles que nos ofende.
Neste caso, o perdão foi exercido por uma pequena jovem, a qual não tinha motivo algum para perdoar seu patrão, pois ele lhe havia feito um grande mal, porem ela superou esta dificuldade e perdoando seu patrão fez o que era correto diante de Deus.
Vendo o sofrimento de seu patrão não levou em conta a sua dificuldade, mas com um coração bom, anunciou a solução do problema, Naamã seu patrão sofria de uma doença grave a qual não poderia ser curado sem um atuação divina. A Bíblia descreve que Naamã não conhecia o verdadeiro Deus portanto não teria meios de obter ajuda que necessitava, mas a pequena jovem se desprendendo de seus próprios sentimentos se simbolizou com essa situação.
Assim, mencionou o grande poder do Deus de Israel a seu patrão, a qual posteriormente alcançou a cura.
Introdução
Na lição 3 estaremos estudando a respeito do Perdão, uma vez perdoados por Deus, pois fomos perdoados e salvos: agora também devemos perdoar o nosso próximo.
Um dos grandes mandamentos que o Senhor Jesus deixou é amar o próximo, e isto inclui certamente o perdão.
Mas o que é perdão?
O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa, decorrente de uma ofensa percebida, diferença ou erro, ou cessar a exigência de castigo ou restituição.
O perdão é o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração que é sincero, generoso. Não impõe condições humilhantes tampouco é motivado por orgulho ou ostentação.
O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não somente pelas palavras.
Exemplo de ensino do perdão está na "parábola do Filho Pródigo" (Lc 15:11-32). Nesta parábola o pai perdoa seu filho que saiu de casa, mas arrependido volta, o seu pai o perdoa e recebe de volta.
O dever de perdoar
A primeira razão pela qual entendemos a necessidade de perdoar, é que Deus perdoou os nossos pecados e espera que façamos o mesmo. Vemos isto claramente em Mt 18.23-35.
Assim vos fará também meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas. (Mt 18.35)
Nesta passagem um servo foi perdoado por seu patrão de uma grande divida, mas o mesmo tendo um conservo que lhe devia, não perdoou a sua pequena divida.
O apostolo Paulo faz menção desta necessidade relatando o exemplo do Senhor Jesus:
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade,
Suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. (Cl 3.12,13)
Portanto perdoar é esquecer definitivamente, há muitas perdoa que afirmam perdoar porem não esquecem a ofensa sofrida. Pois sempre trazem a memória o fato ocorrido, mas esta atitude traz para si condenação. Na oração do Pai Nosso, oramos para Deus perdoar as nossa dividas ou ofensas assim como perdoamos aqueles que nos ofendem.
Se apenas dizemos que perdoamos mas não esquecemos a ofensa será que Deus não fará como nós oramos no Pai Nosso, ou seja, perdoara da mesma forma como estamos agindo?
Na bíblia encontramos Deus perdoando e esquecendo a ofensa cometida pelo homem, observe Jeremias 31.34.
E não ensinará alguém mais a seu próximo, nem alguém, a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior, diz o Senhor; porque perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
Deus quando perdoa esquece mesmo os nosso pecados, e deles não se lembra nunca mais
Porque serei misericordioso para com as suas iniqüidades e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. (Hb 8.12)
A falta de perdão causa uma serie de problemas:
A falta de perdão na vida do crente é uma das coisas que mais impedem o progresso espiritual.
É preciso urgentemente, entender as leis espirituais envolvidas neste assunto.
O diabo tem vantagem sobre nós quando não perdoamos:
"E a quem perdoardes alguma coisa, também Eu: pois, o que Eu também perdoei se é que alguma coisa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo, para que satanás não leve vantagem sobre nós; porque não ignoramos as suas maquinações."II Co 2:10,11.
Um dos mandamentos do Senhor é que nos amamos, mas quando não há o perdão mutuo entre os irmãos, o mal avança sobre nossa vida.
A falta de perdão causa muitos males observe:
a) impede a oração:
"Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está no céu, não vos perdoará as vossas ofensas." (Mc 11:25,26)
b) cria raízes de amargura que contaminam:
"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. Suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei também vós também." (Co 3:13)
c) causa problemas de saúde
quando uma pessoa não perdoa seu coração é inundado por toda sorte de sentimentos ruins, isto causa tensão emocional, pressão alta, problemas no coração, distúrbios mentais, doenças renais, diabetes e outras.
Recentemente a própria ciência tem comprovado que a falta de perdão nas relações humanas causa diversos tipos de males, quer sejam psicológicos, sociais e físicos.
Os bens advindo do perdão
Além de contarmos com a benção divina, muitos são os benefícios advindos da pratica do perdão, tanto na parte física como espiritual da vida.
a) cura espiritual
O verdadeiro perdão sara as feridas da alma e traz alivio e paz ao coração
b) libertação
O perdão liberta o ofendido do peso da magoa, da raiz de amargura, da ira.
c) saúde psicológica
O verdadeiro perdão não somente restabelece a nossa comunhão com Deus como também promove saúde para a alma, a mente, ao coração e o corpo, a qual promove o equilíbrio do ambiente em que vive.
d) fervor espiritual
O verdadeiro perdão quando é exercido glorifica a Deus e derrota o diabo. 
I- O comandante Naamã
Naamã era um homem destaque em seu pais, Ele era comandante do rei de Damasco, capital da Síria, era o ministro da guerra, homem corajoso, forte, guerreiro. Naamã era um homem famoso, porém leproso, possui um grande prestígio político, mas era espiritualmente cego.
Dentre os aspectos importante da vida de Naamã podemos destacar:
a) Honra militar
“Naamã, comandante do exército do rei da Síria... era ele herói de guerra”. Ele era comandante em chefe das forças armadas da Síria.
b) Honra política
“Era grande homem diante do seu senhor”. Ocupava o primeiro escalão do governo. Era o braço direito do rei. O homem de maior prestígio no palácio. O homem forte da Síria. O responsável pelas vitórias militares.Naamã tinha sucesso público, mas fracasso pessoal, era um herói de guerra no seu pais, mas dentro de casa era um leproso. Em sua casa, não podia abraçar sua esposa nem colocar seus filhos no colo. Lá fora um vencedor, em casa um doente derrotado.
II- A menina israelita
O nosso exemplo de perdão, esta na vida de uma jovem, esta fora levada por Naamã como escrava durante uma de suas vitórias contra Israel.
Se levarmos em conta a sua situação ela tinha muitas razões para sentir rancor por seu senhor, pois ele a havia tirado de sua terra, da sua família.
Certamente a noticia da doença de seu senhor lhe seria uma alegria, pois o veria como um castigo, porém ela não agiu assim, mas a sua atitude demonstra que ela perdoou o seu senhor
Pois sensibilizada com a sua situação, lhe informou acerca do Deus de Israel.
Para vencer essa situação a menina enfrentou algumas barreiras:
a) Barreira da distância
Ela estava desterrada, exilada em terra estrangeira, pagã, na casa de um idólatra, mas ali ela dá testemunho do seu Deus. movida pela compaixão e perdão, não leva em conta o pecado cometido por seu senhor, mas ao contrario disto lhe deseja o bem.
b) Barreira da discriminação
Aquela adolescente foi arrancada à força da casa de seus pais. Talvez seus pais haviam sido mortos ou eram escravos. Foi levada como coisa e não como pessoa. Era um objeto do seu patrão. Ela, porém, perdoando seu senhor o conduziu a Deus.
c) Barreira da inimizade – Naamã era símbolo da maior ameaça para o seu povo. Mas ela era diferente de Jonas. Ela ama os próprios inimigos do seu povo e estava pronta a perdoar e abençoar a quem a humilhou.
III- Ajudando patrão
Como afirmamos acima, essa adolescente teria muitas razões para não fazer nada em relação a seu senhor, ate mesmo desejar a morte, mas ela fez ao contrario, prestou ajuda a seu senhor, verdadeira mente cumpriu a vontade de Deus, que é amar, perdoar, ate os inimigos.
O trabalho realizado por essa adolescente foi muito alem do que ela mesma poderia imaginar, pois a sua boa ação não somente glorificou a Deus, mas mudou para sempre a vida de Naamã,
Pois ele antes um homem leproso espiritualmente cego, agora podia ver, pois creu no Deus de Israel, e sua lepra foi totalmente limpa.
Logo se vê que a adolescente ajudou seu patrão tanto no que diz respeito à vida física como a espiritual.
Um exemplo semelhante a este é a historia de Jose do Egito, ele era odiado por seus irmãos, foi vendido como escravo, depois de muitos anos, por providencia divina, seus irmãos caíram nas mãos de Jose, ele poderia cobrar todo o pecado feito por eles, porem Jose perdoou inteiramente seus irmãos.
IV- Façamos o mesmo
Perdoar não é fácil, mas devemos nos lembrar das palavras do Senhor, as quais nos incentivam a perdoar o nosso próximo, quer seja um irmão da Igreja como qualquer outra pessoa.
Este perdão deve ser sincero, verdadeiro, e acima de tudo deve estar baseado no amor.
A pratica do perdão não tem um limite especifico, certa ocasião Pedro, um dos discípulos perguntou ao Senhor; quantas vezes deveria perdoar o irmão que cometesse uma ofensa, Pedro imaginava que 7 vezes seria um numero adequado. Mas a resposta do Senhor foi surpreendente:
Então, Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra
mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete. (Mt 18.21)
Se fizermos esta conta chegaremos ao incrível numero de 490 vezes, se consideramos um percurso de vida normal vemos que é impossível chegarmos a essa cifra,
O que o Senhor queria dizer é que devemos perdoar Sempre o nosso irmão, ou seja, tantas vezes o quanto formos ofendidos.
Conclusão
Concluirmos nossa lição afirmando que foi por causa do perdão de Deus
Que alcançamos a salvação, que o nosso procedimento quanto aqueles que nos ofendem deva ser o mesmo, afim de que sejam abençoados, assim como foi Naamã, sua vida física restaurada, mas a sua alma também foi salva.
Isto tudo foi feito por meio da pequena jovem, que não se deixou levar pela amargura e rancor que a ofensa de seu senhor lhe causaria, ao contrario, conforme a vontade de Deus, ela perdoou.
Embora perdoar não seja algo fácil devemos buscar em Deus essa capacidade, para que o seu nome seja glorificado e a nossa vida seja prospera.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Prof. Jair César S. Oliveira.