Número de mortos pelo terremoto de Van supera os 600



Feridos no desastre na Turquia já somam 4.152 pessoas e precisam de cuidados médicos nos hospitais

Número de mortos pelo terremoto de Van supera os 600
O número de mortos por causa do terremoto que atingiu há 8 dias a província turca de Van subiu para 601, enquanto os feridos que precisaram de cuidados nos hospitais pela mesma causa somaram 4.152.

Os dados foram passados nesta segunda-feira pela imprensa turca, citando informações dos últimos relatórios da Agência de Gestão de Desastres e Situações de Emergência do Governo de Ancara.

As autoridades encerraram os trabalhos de resgate, que nesta segunda-feira somente continuavam em dois pontos de Ercis, a mais afetada pelo terremoto de 7,2 graus na escala Richter.

Como informou a rede NTV, as equipes de resgate tentam encontrar nas ruínas de dois prédios seis pessoas, embora as possibilidades de encontrá-las vivas sejam poucas.

Desde o início da catástrofe, as equipes salvaram 200 pessoas. Como disse no domingo o vice-primeiro-ministro turco, Besir Atalay, 35 mil tendas de campanha foram distribuídas na região do terremoto.

Devido às baixas temperaturas em Van, os sobreviventes precisam de maior número de casas pré-fabricadas para refugiar-se até poderem voltar para suas moradias. Infelizmente, a previsão para isso é de pelo menos um ano.

Pelo plano do governo para refazer os prédios que não estejam preparados para suportar os terremotos, em toda Turquia a estimativa é derrubar 5 milhões de casas nos próximos 10 anos.


Fonte: EFE