LIÇÃO 8 - O LIVRO ACHADO NO TEMPLO


4º Trim. 2011 - PRIMÁRIOS - CPAD - lição 8: O Livro Achado no Templo
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS - CPAD
4° Trimestre de 2011
Tema: Conhecendo a vontade de Deus.
Comentarista: Maria de Lourdes de A. Nascimento.

Texto Bíblico- 2 Reis 22.1-10; 23.1-3.
Objetivo: Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que somente na Bíblia encontraremos qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
Frase do dia:
A vontade de Deus está escrita na Bíblia.
Prim_4trim2011_licao7_ fig 1.jpg
www.umadenortepalmas.blogspot.com
Memória em ação
“Tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus! Guardo a tua lei no meu coração!”
Salmos 40.8.
 Explorando a Bíblia
Vocês se lembram da história da semana passada?
Hoje vamos conhecer mais um rei que obedecia tudo quanto o Senhor falava com ele.
O novo rei de Judá, seu nome Josias sua idade no início do seu reinado era de oito anos.       
Josias reinou durante trinta e um anos em Jerusalém, sua mãe se chamava Jedida, Josias era um ótimo rei, pois havia seguido os passos de seu pai Davi, obedecendo ao Senhor em tudo.
No ano dezoito do seu reinado, Josias mandou seu secretário Safã, ao templo a fim de dar instruções a Hilquias o sumo sacerdote, recolha o dinheiro dado aos sacerdotes á porta do templo, quando o povo vem para adorar dê este dinheiro aos dirigentes da construção, de maneira que eles possam contratar carpinteiros e pedreiros para fazerem os consertos no templo e comprar madeira e pedra. Os dirigentes da construção não eram obrigados a fazer o registro das despesas e prestar contas, porque eram homens honestos.
Um dia, o sumo sacerdote Hilquias foi ver Safã, o secretário do rei, e exclamou: Descobri um livro no templo, e esse livro contém as leis de Deus! O livro foi entregue a Safã para ler, quando Safã relatou ao rei acerca das obras e do conserto do templo ele também mencionou o livro que Hilquias encontrou.
Então Safã leu o livro para o rei, quando ele ouviu o que estava escrito no livro ficou tão apavorado que rasgou as suas roupas, mandou que o sumo sacerdote Hilquias e Safã ajudante do rei que perguntassem ao Senhor: O que devo fazer? Porque não estamos seguindo as instruções deste livro, o Senhor deve está muito zangado com todos nós, porque nem nós nem os nossos pais que já morreram temos obedecido a ás ordens de Deus.
Então o sacerdote Hilquias e Safã foram ao bairro de Jerusalém conhecido como cidade baixa procurar a profetiza Hulda, ela era uma mulher de Salum ela deu a eles esta mensagem vinda do Senhor Deus de Israel.
Digam ao homem que enviou vocês a mim, que vou destruir esta cidade e seu povo, assim como declarei naquele livro que ele leu porque o povo de Judá me abandonou, adorou a outros deuses e me deixou muito zangado; e o meu furor contra esse povo não pode parar, mas porque o rei ficou triste, preocupado e se humilhou perante o Senhor quando leu o livro, e porque ele rasgou as suas vestes e chorou de mim, Eu ouvirei a oração que ele fez.
Então levaram a mensagem ao rei, diante disso o rei mandou chamar os homens mais respeitados e outros chefes de Judá e de Jerusalém para que fossem ao templo com ele.
Assim todos os sacerdotes e profetas, e o povo tanto pequenos como grandes se reuniram no templo de modo que o rei pôde ler para eles o livro das leis de Deus, o livro que tinha sido achado no templo.
O rei se colocou em pé junto a coluna diante do povo, e ele e o povo fizeram uma promessa sincera ao Senhor que obedeceriam a Ele sempre e fariam tudo quanto o livro mandava, Nós devemos obedecer á palavra do Senhor, para sermos abençoados e para termos uma vida feliz.
Vou fazer uma pergunta para vocês, onde está a palavra dentro de vocês?
Ela tem surgido efeito em suas vidas ou será que ela não tem nenhuma importância para vocês?
A palavra nos limpa, nos liberta, e se não temos ela dentro de nós estamos em ruínas e quero dizer a vocês que tem crente que pega a Bíblia somente no momento de ir para a igreja, que possamos mudar nossas vidas e fazemos como o rei Josias quando ouviu a palavra do Senhor, ele rasgou suas vestes, pois ele viu que precisava buscar a Deus, pois rasgar as vestes significa indignação do modo de vida que vivemos.
O que nós temos feito? Temos obedecido a ás suas ordenanças, ou será que ela está perdida dentro de nós?
Que possamos hoje mudar a situação e obedecer ás ordens do Senhor, ainda temos tempo de procurar dentro de nós em algum sentimento que simplesmente por não querer falar, esconde-a dentro de você.
Hoje temos a oportunidade de ler e procurar obedecer e que possamos guardá-la dentro do nosso coração a palavra tem que estar em destaque nas nossas vidas, hoje encontramos pessoas que pregam sem fundamento, pois não vivem o que pregam, sem esta palavra somos apenas templos em ruínas.
Que a palavra possa estar dentro de nós e só assim faremos a diferença, que Deus abençoe a todos.
Oficina criativa
Amplie o desenho abaixo para os pequenos colorir
Prim_4trim2011_licao7_ fig 2.jpg
www.afontedevida.blogspot.c
Prim_4trim2011_licao7_ fig 3.jpg
www.atividadesdapre-escola.blogspot.com
Fontes Consultadas:
·         Bíblia na linguagem de hoje
·         Bíblia da galerinha
·         Bíblia de estudo pentecostal.
·         Bíblia Viva
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo