LIÇÃO 8 – OS OBJETIVOS DA EQUIPE DE CRISTO


4º Trim. 2011 - ADOLESCENTES – CPAD - Lição 8: Os Objetivos da Equipe de Cristo

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
ØEntenderque como Corpo de Cristo, temos de cumprir a missão que Jesus nos confiou, é nossa responsabilidade continuar a proclamar as Boas Novas da Salvação.
Para refletir
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15 – ARC).
Antes de sua ascensão ao céu, o Senhor Jesus deu essa incumbência a todos os seus discípulos e a todos quantos o aceitarem como Seu Salvador Pessoal. Essa é a Grande Comissão, com a ordem de ir a todas as nações, pregando o Evangelho em todo o mundo.
Texto Bíblico em estudo: Mc 16.15-20.
Introdução
As Boas Novas do Evangelho foram deixadas na terra por Jesus, para toda a raça humana. Por isso, devemos ir por todo mundo, e não apenas para algumas regiões. O "Ide" é imperativo e não opcional. Este é o nosso chamado como corpo de Cristo, é a nossa responsabilidade: ir e pregar o evangelho.
Olhar para o mundo sob a perspectiva bíblica. Saber que Jesus morreu por todos os homens. Conhecer as necessidades do homem e ter verdadeira consciência das responsabilidades conferidas a cada de nós,  para mudar tal situação.
A maior meta do atleta cristão é Deus
Qual deve ser o lugar de Deus na nossa vida?  ELE deve estar em primeiro lugar.
Se assim fizermos, Deus estará presente em todas as áreas da nossa vida, e agirá através de nós em todos os momentos. Não se trata de lhe dar a prioridade, mas de estarmos NELE.
Muitos têm desejado posições sem ter caráter; Poder sem ter autoridade; e a presença de Deus sem pagar o preço.
Porém uma posição no reino de Deus só é possível uma vez que assumimos o caráter de Deus em nós mesmos. O poder de sermos testemunhas com manifestações de sinais e prodígios só é alcançado a medida que nós nos rendemos à autoridade do Espírito Santo (Zac 4. 6). Só se consegue a presença de Deus uma vez que pagamos o preço de termos um coração puro e mãos limpas. Tudo que desejamos está em Deus.
Como poderemos ensinar alguém o que não temos aprendido? Como poderemos guia-los onde não temos ido? O mistério do reino é, segundo a epístola de Paulo aos irmãos em Colossos, “Cristo em mim - em nós - a esperança da glória” - (Col. 1.27).
Lembre-se disso: “O mundo jamais notará que estivemos com Jesus se de fato não conhecermos a Ele.”
A missão pricipal da Equipe de Cristo é a evangelização
Para que o Ide do Senhor seja cumprido, deve existir em cada coração a disposição. Pois só assim as coisas caminharão e fluirão naturalmente. É importante haver a paixão pelas almas. Precisamos ansiar por ver o Brasil e o mundo se rendendo aos pés do Senhor. Enquanto existir alguém que não conhece a Deus, devemos ir até ela.
A grande comissãoé, sem sombra de dúvidas, a suprema tarefa da igreja. As palavras de Jesus Cristo, relatadas nos Evangelhos e nos Atos dos Apóstolos, apontam para alvo e objetivo que a igreja deva alcançar. Templos, escolas, orfanatos, asilos para idosos, creches e hospitais devem ser encarados no contexto da igreja local como acessórios, entretanto a evangelização dos povos deve ocupar a primazia dos recursos financeiro e pessoal. A igreja pode fazer tudo aqui na terra, mas se não fizer missões e evangelismo, não fez nada. Missões é urgente e importante!
A igreja fundada por Jesus Cristo é um organismo vivo, dinâmico e atuante neste mundo de miséria e pecado, mas para que isto ocorra é necessário canalizar mais recursos financeiros, colocando missões em primeiro lugar na administração e atividades da igreja, sem isto não estamos contribuindo de forma efetiva para divulgação do Reino de Deus aqui na terra.
Uma igreja só se envolverá de maneira séria e responsável com a Grande Comissão, quando estiver sob forte poder e unção do Espírito Santo. Na igreja primitiva, a evangelização atingiu o máximo quando vivia um avivamento sem precedentes até então, em outras palavras, o derramamento do Espírito Santo (At 2.1-4). Essa unção extraordinária modificou a estrutura espiritual de um grupo de homens assustados em verdadeiras brasas ardentes, e os levou a testemunharem do amor de Deus com o sacrifício de suas próprias vidas.
A liderança da igreja em Antioquia, vivendo o avivamento espiritual, era bastante sensível a voz do Espírito Santo (At 13), e enviou o que possuía de melhor em seu ministério para as missões transculturais, Barnabé e Saulo, isto porque existiam duas práticas lá hoje quase extintas: jejum e oração, além disso, essa igreja vivia o que ensinava: o amor, o quebrantamento espiritual e um profundo senso de responsabilidade pela Grande Comissão, amando as almas que ainda não tinham conhecimento do evangelho da salvação em outras etnias, isto levou esta igreja a se tornar o centro de missões mundiais na igreja primitiva.
As boas obras e a comunhão com nossos irmãos
A comunhão com Deus é a mais bela experiência que o homem conheceu. Esta comunhão produz paz e refrigério duradouro para a nossa alma que já está cansada. A comunhão com Deus transforma o homem, tirando dele a susceptibilidade, o egoísmo e o temperamento explosivo. O que Deus é hoje será amanhã e até a eternidade. Com suas misericórdias nos aceita tal como somos, fracos e falíveis; ignorando as nossas imperfeições sabendo que estamos dispostos a fazer a Sua vontade. Deus nos ama e nos dá valor e aceita o nosso amor, mesmo que imperfeito, quando este amor é sincero.
Ele ainda completa dizendo: “O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como Eu vos amei”.
 “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo o pecado”.( I João 1.7).A comunhão com Deus faz com que nós permaneçamos na luz, e sendo assim, temos a condição de fazer fluir o nosso amor para com o nosso próximo; principalmente termos os nossos pecados perdoados pelo sangue de Jesus.
A comunhão entre as pessoas é tão importante que Jesus determina que nos amemos uns aos outros. Este amor fraterno traz-nos alegria, alegria essa que promove a compreensão mútua, o bom entendimento, a harmonia e principalmente a solidariedade; um sentimento nobre que leva as pessoas se ajudarem mutuamente. “Seja constante no amor no amor fraternal. Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem saber, alguns hospedar m anjos”.(Hebreus 131-2).
Para se ter a comunhão com DeusÉ necessário nos inteirarmos da vontade de Deus e aceitá-la sem restrições. Uma vez que a vontade de Deus permanece em nossas vidas, o que devemos fazer é obedecer a sua palavra. EmI João 1. 5-6 está explicita a condição para a nossa comunhão e também a grande vantagem desta comunhão – o amor de Deus -“Mas se alguém obedece a sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou”.
Devemos orar sempre, e assim estarmos em constante comunhão com o nosso Deus, pedindo para nunca venhamos a perdê-la. Devemos também estar constantemente lendo a sua palavra, procurando entendê-la e saber qual a mensagem que a Bíblia tem para o seu coração. Devemos antes, usarmos a oração de Davi “Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno”. (Salmos 139.23,24)
Conclusão
Hoje quando se fala em crentes avivados logo se pensa em pessoas falando em línguas, batendo palmas, pulando, correndo, etc. Há até quem diga que “se não houver estas manifestações não há avivamento”. Nesta visão equivocada, muitos crentes têm criado um conceito errado sobre um crente avivado.
Avivamento é o ato sobrenatural de Deus na vida do crente que, abrindo seu coração para Ele, torna-se solo fértil para a produção do fruto do Espírito, do batismo com o Espírito Santo e dos dons espirituais. Seu efeito é imediato: mudança de vida. O crente passa a glorificar a Deus em tudo (I Cor 10.31). Além disso, o crente se sente responsável pelo crescimento da Igreja e não se conforma com a imobilidade dos demais.
O crente avivado está sempre em busca de alternativas para o crescimento da obra do Senhor. O Avivamento Bíblico evidencia o amor pela Palavra, o arrependimento, a vida de oração, o interesse pelo evangelismo, e os dons espirituais. O verdadeiro Avivamento começa com o arrependimento sincero, como disseram João Batista (Mt 3.2), Jesus Cristo (Mt 4.17) e Pedro (At 2.8 e 3.19).
Buscando acordo com as idéias, o crente avivado é aquele que acompanha as organizações de sua igreja, que participa efetivamente, dentro do possível, de todas as atividades que a igreja promove, além de todas as tarefas que Deus tem lhe confiado, cumprindo o “Ide” de Jesus (Mc 16.15).
Desperte Equipe de Cristo, posicione-se diante de Deus para receber o avivamento genuíno, e cumpre o IDE de Jesus.
DINAMICA
LIÇÃO 8 – OS OBJETIVOS DA EQUIPE DE CRISTO
Brasa no Braseiro
Fonte: www.bernerartes.com.br
Tema:comunhão e participação
Material:braseiro com várias brasas acesas (pode ser uma churrasqueira pequena e carvão); 1 caixa de areia; 1 pinça.
Ao início da aula, o professor (a)  retira uma brasa do braseiro e coloca na caixa de areia, informando aos presentes que ao final voltará àquela brasa.
Segue-se a aula
Ao final chama-se a atenção para a brasa que foi isolada na caixa de areia. Ela está quase e/ou apagada, podendo até ser tocada com a mão, enquanto as demais, que se mantiveram juntas, trocaram entre si e mantiveram o calor.
Aplicação:
Assim como ocorreu com as brasas assim ocorre com a Igreja, a Equipe de Cristo, enquanto unidos pela comunhão manteremos aceso o "Fogo da Fé" e teremos poder para cumprir o IDE de Jesus, se entre nós falta a união e a comunhão “apagamos”, não temos forças, não mantemos acesa a chama do avivamento genuíno, não somos Igreja, não estamos em Deus.
Estar em Deus é amar o próximo, estar em Deus é cumprir a tarefa a nos confiados: “Ide... pregai o evangelho...”
                                                                  (Adaptação)
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.