LIÇÃO 9 – HABACUQUE, O PROFETA DA FÉ


4º Trim. 2011 - JUNIORES – CPAD - Lição 9: Habacuque, o Profeta da Fé
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
4º Trimestre de 2011
Tema:
 Deus fala com o seu povo
Comentarista: Laudicéia Barboza da Silva

Texto Bíblico:Habacuque caps. 1-3.
Ao Mestre
Prezado (a), o livro de Habacuque parece referir-se ao avanço dos caldeus (babilônicos) para a Palestina após a destruição de Nínive em aproximadamente 612 a.C.
O curto livro desse profeta é diligentemente composto. Começa com um diálogo entre Deus e o profeta, deixando o livro dividido da seguinte forma:
1.      A justiça divina: Deus castigará mesmo o ímpio? – para as duas questões há resposta de Deus;
2.      Ameaças contra a nação opressora (os caldeus) – é desprendido cinco “ais” contra o opressor;
3.      Oração de Habacuque – após compreender a soberania de Deus sobre o tempo e a história humana, o profeta intercede pela humanidade e louva a Deus por sua fidelidade para com seu povo.
Ao ler o livro de Habacuque podemos ver distintamente as fases emocionais do profeta:
1.      Luta e dúvida
2.      Reconhecimento da Soberania de Deus
3.      Esperança no cuidar fiel de Deus para com os seus
Com Habacuque aprendemos que Deus quer que nos acheguemos a ELE com súplicas, por nossas lutas e dúvidas, porém devemos crer em Seu cuidar e conscientizar-nos de que em Sua Soberania ELE fará o lhe apraz, ou seja, nem sempre sua resposta será da forma que esperamos. Devemos confiar em Seus sábio cuidar. ELE nos sustenta e em meio as adversidades se revela a nós. A confiança NELE nos leva a uma esperança tranqüila, não é uma resignação amarga, é uma esperança tranqüila reconhecendo que estamos nas Mãos do Deus Altíssimo, que Tudo pode fazer e Seu amor para conosco é inenarrável em grandeza e misericórdia.
Deus continue a abençoar o seu ministério. Boa aula!
Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno ao oramos devemos fazê-lo confiando no cuidar de Deus, e mesmo quando aprece que ELE está demorando em responder, devemos esperar pois certamente a resposta virá em tempo oportuno. Deus sempre tem em mente o melhor para nós, pois nos ama muito e quer a nossa felicidade.
Exercitando a memória
“Os maus não terão segurança, mas as pessoas corretas viverão por serem fiéis a Deus.” (Hb 2.4 – NTLH).
O original desse versículo está assim disposto na Bíblia Hebraica:
“Eis que sua alma (do rei da Babilônia)se sente altaneira e desafiadora, e ao mesmo tempo indecisa. O justo, porém, por sua fidelidade (a Deus)será salvo”
Deus responde a Habacuque que o rei babilônico apesar de estar cheio de soberba,  lá no fundo de seu ser há insegurança, pois somente em Deus é que o ser humano se completa. Os maus podem fazer o que desejarem seus corações maldosos, mas o justo sempre será livrado de suas tramas. Deus é o guardador fiel de todos os que NELE esperam 
Crescendo no conhecimento
Crianças, hoje iremos conhecer o profeta Habacuque. Ele viveu em período muito triste e turbulento da história. Dias de invasão da Babilônia em várias nações. 
Quando o Império babilônico começou a se expandir, foi conquistando novos territórios. Aproximadamente no ano de 605 a. C. o rei Nabucodonozor ao vencer a batalha de Carquemis viu que conseguia ter todo o Oriente Médio em suas mãos, e assim, uma a uma as nações foram sendo vencidas pelo exército da Babilônia.
O profeta Habacuque vivia em Judá, e em seu dia a dia ele presenciava as pessoas cada vez mais distantes de Deus. O povo de Israel sempre foi ensinado na Torah (instrução de Deus para seu povo praticar), mas não viviam mais essas instruções, crescia dia a dia a violência de uns para com os outros. Os ricos oprimindo os pobres. Pessoas boas sendo maltratadas, e os profetas que anunciavam a Palavra de Deus eram desprezados.
Assim enquanto o rei Nabucodonozor avança sobre o Oriente Médio, Habacuque vê-se em angustia por ver o povo de Deus em desenfreada apostasia (abandono da prática da fé). E em meio as suas aflições ele pergunta ao SENHOR:
__ Ó SENHOR Deus, até quando clamarei pedindo ajuda, e tu não me atenderás? Até quando gritarei: “Violência!”, e tu não nos salvarás? Por que me fazes ver tanta maldade? Por que toleras a injustiça? Estou cercado de destruição e violência; há brigas e lutas por toda parte. Por isso, ninguém obedece à lei, e a justiça nunca vence. Os maus levam vantagem sobre os bons, e a justiça é torcida.
Habacuque estava cansado de ver tanta coisa errada sendo praticada no meio do povo de Deus. Ele não compreendia como um Deus justo podia ver as pessoas praticarem maldades com os bons e não castigá-los?  E em meio a sua angustiante pergunta Deus responde:
__ Olhem as nações em volta de vocês e fiquem admirados e assustados. Pois o que vou fazer agora é uma coisa em que vocês não acreditariam, mesmo que alguém contasse. Estou atiçando os babilônios, aquele povo cruel e violento, sempre pronto a marchar pelo mundo inteiro, a fim de conquistar as terras dos outros. Eles espalham o medo e o terror e fazem valer as suas próprias ordens e leis. Os seus cavalos são mais rápidos do que os leopardos, são mais ferozes do que os lobos do deserto. Os seus cavaleiros avançam montados; eles vêm correndo de longe, rápidos como a águia quando se joga sobre o animal que ela está caçando. Os soldados avançam, ansiosos para conquistar; conforme avançam, vão espalhando o terror.
Deus responde ao profeta que naquele momento Nabucodonozor está bem próximo de Judá, acabara de conquistar Nínive e não demoraria e iria conquistar também os judeus.
Habacuque ao ouvir isso desesperou-se. A resposta de deus ao invés de acalmá-lo aumentou ainda mais sua angustia e sua mente encheu-se de confusão. E desafaba com Deus: 
__  Ó SENHOR, tu escolheste os babilônios e lhes deste forças para nos castigar. Mas como podes tolerar esses traidores, essa gente má? Os teus olhos são puros demais para olhar o mal; tu não suportas ver as pessoas cometendo maldades. Como é, então, que ficas calado quando esses malvados matam pessoas que são melhores do que eles?
Habacuque já havia ouvido falar das atrocidades cometidas pelos caldeus, além do mais não cria no Deus verdadeiro, então como o SENHOR iria usar um povo pior em maldade do que os judeus para puni-los?
E em um suspiro, Habacuque pensa:
__  Será que os babilônios nunca deixarão de lutar e, sem dó nem piedade, continuarão a matar os povos?
A angústia de Habacuque foi tão grande que ele procurou um lugar solitário, em quietude, e ficou esperando a resposta de Deus. Ali ele ficou em silencio, então ouve-se novamente a resposta divina. Deus não repreendeu ao profeta por sua queixa, antes sua resposta é uma das mais grandiosas declarações das Escrituras Sagradas:
__ O justo por sua fidelidade será salvo.
Nessa resposta Deus mostra ao profeta que ELE é Soberano, ELE tem poder para usar a quem quiser e como quiser. ELE usaria o povo caldeu para castigar a impiedade de seu povo, mas que também os caldeus não ficariam imunes, no tempo certo Deus os puniria.
E quanto ao seu povo seriam preservados os justos, todos os que serviam a Deus fielmente seriam guardados, apenas os desobedientes seriam punidos. Mesmo que em meio a conquista dos caldeus algum judeu fiel a Deus fosse levado para a Babilônia, seria guardado e prosperaria lá, fazendo a vontade de Deus (vemos que isso se cumpriu em Daniel, Sadraque, Mesaque, Abdenego, Ester, Neemias, Esdras e muitos outros judeus deportados para a Babilônia).
Habacuque ao ouvir a resposta de Deus, seu coração se eleva em uma oração de agradecimento e louvor ao Deus que tudo pode fazer. Ele se lembra dos grandes milagres que Deus operou em favor de seu povo, seu coração se alegra muitíssimo e cheio de confiança e gratidão ele louva a Deus:  
__ Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não dêem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao SENHOR e louvarei a Deus, o meu Salvador. O SENHOR Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro.
Habacuque agora não tinha mais duvidas. Em Deus ele e seu povo estariam seguro. Não importava as circunstancias que surgisse, Deus os socorreria. Não havia mais temor, só alegria, só confiança no Deus fiel, e em seu amoroso cuidado para com todos os que lhe obedecem.
Aplicação da Lição
Amado (a) enfatize aos pequenos que mesmo que venham a sofrer alguma adversidade, não precisam ter medo, faça como o profeta Hacabuque, procure um lugar, ajoelhe-se e fale com Deus, e espere, pois certamente ELE responderá, e junto com a resposta ELE também lhe dará forças, e encherá seu coração de confiança e alegria, assim como fez com Habacuque.
Deus não está distante de nós. ELE sempre está atendo as nossas necessidades. ELE nos ama, e por isso seu cuidar é constante sobre as nossas vidas. Confiemos pois NELE.
Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – APEC – Editora Hagnos – Edição 2009
·         Bíblia Sagrada – Tradução da CNBB – 9ª Edição. Editora Canção Nova, São Paulo/SP, 2009.
·         Bíblia de Jerusalém – Nova edição revista e ampliada. 6ª impressão. Editora Paulus, São Paulo/SP, 2002.
·         Bíblia Hebraica: baseada no Hebraico e à luz do Talmude e das Fontes Judaicas. 1ª reimpressão revisada. Editora SEFER, São Paulo/SP, 2006.  
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
Colaboração para o Portal Escola Dominical  – Profª. Jaciara da Silva