LIÇÃO 11 - BOM É SER BOM


4º Trim. 2011 - PRÉ-ADOLESCENTES CPAD - Lição 11: Bom é Ser Bom
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRÉ-ADOLESCENTES CPAD
4º Trimestre de 2011
Tema: Escolhas que Agradam a Deus
Comentarista: Ângela Sueli Silva da Costa

Texto bíblico: Lc 5.17-20
E aconteceu que, em um daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava com ele para curar.
E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele.
E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado e, por entre as telhas, o baixaram com a cama até ao meio, diante de Jesus.
E, vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homem, os teus pecados te são perdoados.
No texto acima relato um episodio que ocorreu quando o Senhor ensinava a Palavra, alguns homens se reuniram para ajudar um paralítico, eles acreditavam que o Senhor poderia restabelecê-lo, porem por causa da multidão quem se aglomerava na casa eles não podiam ir ate Ele. Apesar do obstáculo eles não desistiram, creram que poderiam levar o seu amigo ao Senhor.
Foi pela fé que eles fizeram um grande esforço para levar o paralítico ao Senhor, através de um buraco no telhado baixaram o paralítico, e assim ele pode estar diante do Senhor, vendo a fé deles curou o paralítico, não apenas restaurou a sua saúde física, mas também a espiritual, pois perdoou o seu pecados.
Esta passagem nos deixa um lindo exemplo de amor e amizade; os homens tiveram um grande esforço, mas foram recompensados, pois viram o seu amigo são. E acima de tudo fica o exemplo importante quanto a levar pessoas ate o Senhor. Hoje o Senhor espera que levamos nossos familiares e parentes ate o Senhor, para serem curados de seus males, quer sejam físicos  ou espirituais.
Introdução
Em outra ocasião já havíamos estudado o tema “ bondade”, mas em um outro aspecto, nesta ocasião estudaremos no sentido de justiça.
Foi exatamente assim que agiram alguns homens quanto a um paralítico, este por si mesmo não poderia fazer nada por si, pois a alem de ser paralítico, uma grande multidão estava em volta do Senhor, o que impedia que algum se aproxima-se do mestre.
Mas aqueles homens levados pela fé, agiram com grande bondade para com o paralítico, pois com muito esforço o levaram a presença do Senhor.
Este paralítico certamente tinha o mesmo problema do doente relatado em João 5.5, quando o Senhor perguntou aquele homem se ela queria ficar são ele respondeu que não tinha um homem que quando as águas movessem o coloca-se na água.
Bem poderia ser que este paralítico já havia ouvido falar dos milagres do Senhor, porem não podia ir ao mestre, foi neste momento que seus amigos entram em ação.
Bondade
Antes de iniciarmos nosso subsidio vejamos o significado de bondade;
Segundo o dicionário: Qualidade ou caráter de bom. Benevolência, indulgência, benignidade, clemência: Boa ação.

No sentido que estamos estudando, o significado de bondade se encaixa perfeitamente no que os amigos do paralítico fizeram, eles praticaram umaboa ação, tiveram a qualidade; o caráter de ser bom, foram benignos com o doente, afinal eles poderiam estar como os demais procurando o seu interesse, ouvindo o mestre, mas eles deixaram tudo quanto estavam fazendo para apenas buscar pelo interesse do paralítico, nesta ação a fé, o amor e a bondade trabalharam juntos.
I - Os amigos ajudantes
 O milagre da cura do paralítico baixado pelo teto se deu em Cafarnaum, cidade-sede da obra de Jesus na Galiléia. Em Mateus 9.1, esta cidade é chamada de “Sua própria cidade”. A expressão de Marcos 2.1: “E logo correu [a notícia de] que Ele estava em casa”, pode denotar que esta era a casa onde morava Jesus.     
Muitas são as lições desta cura, mas, certamente, a maior delas é a do altruísmo e interesse dos quatro amigos do paralítico. No desejo de ver o amigo curado, eles fizeram algo inusitado: cavaram um buraco, bem grande por sinal, pois nele coube o homem e seu leito (Krábatton = esteira ou colchão fino), sem se importar com os prejuízos para o dono da casa .
Se fosse o caso, depois procurariam consertar o buraco, mas a saúde do amigo era o que realmente importava no momento. Um lembrete: as casas daquele tempo não eram de laje como as de hoje, mas cobertas com barro e galhos de árvores, material não tão difícil de ser removido e consertado de novo. O incômodo seria apenas a queda de alguns torrões e pó sobre a cabeça de Cristo e de Seus ouvintes.
Que lição maravilhosa essa do interesse altruísta dos amigos do paralítico!
Que lição para a sociedade moderna, onde prevalecem o egoísmo e o desinteresse pelos problemas alheios!
Um último detalhe sobre esta cura: ao Jesus perdoar os pecados do paralítico, estava demonstrando que era Deus, pois, como bem disseram os fariseus: “só Deus pode perdoar pecados” (cf. Mar. 2:7). 
II - Solidariedade na fé
Jesus afirma que a fé remove montanhas. O texto diz "vendo a fé daqueles homens". Ousaram chegar a Jesus porque Nele se encontra a cura de todos os males. Não há obstáculo ao que crê. Jesus não vê só a fé do paralítico, mas daqueles quatro homens de fé.
A solidariedade aumenta a força da fé, dizemos em linguagem humana. A Igreja, quando cada um põe em comum sua opção por Jesus Cristo, pode fazer uma forte investida de evangelização e transformação das realidades sofridas por nosso próximo.
A comunhão se funda nessa disposição de fé..
As conseqüências que o pecado deixou em nós só podem ser redimidas em uma fé audaz, corajosa e solidária. Pertencer ao Corpo de Cristo é um gesto de fé e não só um gesto social.
Ter fé supõe a ousadia dos quatro carregadores e do paralítico.
Fé não é um puro sentimento, mas é opção de vida cotidiana de todos aqueles que querem agradar ao Senhor.
Um outro aspecto que merece destaque é que ao levar aquele paralítico ao Senhor,  fica- nos o registrada a importância e necessidade de lavar-nos pessoas a Cristo, aquele paralítico não podia ir ate a presença de Deus, necessitava que os outros o levassem.
Assim também há neste mundo muitos “paralíticos espirituais” que necessitam de Jesus, porem por suas limitações não podem chegar a presença do mestre, é necessário que outros o conduzam ate Ele.
Assim como aqueles amigos agiram pela fé, também devemos agir. Incentive seus alunos a levarem pessoas ao Senhor, convidando para a escola dominical, para vir no culto a noite, tudo isso são meios e formas de levarem pessoas ao Senhor.
Conclusão
Que o caminho da bondade, do altruísmo possa ser a escolha de cada adolescente, praticando a bondade em todos os aspectos, agindo com fé e amor.
Sabendo que devemos procurar agir com a mesma bondade  que esta em Deus, pois a Bíblia afirma que Ele é bom!
Eu te oferecerei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome,
ó Senhor, porque é bom, (Sl 54.6)
Verdadeiramente, bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. (Sl 73.1)
Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam. (Sl 86.5)
Que Deus lhe abençoe.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Prof. Jair César S. Oliveira.