LIÇÃO 12 – EZEQUIEL, O PROFETA DO CATIVEIRO - JUNIORES – CPAD


4º Trim. 2011 - JUNIORES - Lição 12: Ezequiel, o Profeta do Cativeiro
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
4º Trimestre de 2011
Tema:
 Deus fala com o seu povo
Comentarista: Laudicéia Barboza da Silva
LIÇÃO 12 – EZEQUIEL, O PROFETA DO CATIVEIRO
Texto Bíblico:Ezequiel caps. 1-3; 12.1-16
Ao Mestre
Prezado (a), ao lermos o livro do profeta Ezequiel obtemos poucas informações sobre sua vida pessoal. O que entendemos é que ele estava entre os milhares de jovens que foram levados cativos para a Babilônia, após a rendição do rei Joaquim. O que dá a entender é que antes desse trágico acontecimento, Ezequiel estava estudando para ser sacerdote. Mas no cativeiro babilônico Deus o nomeou profeta, para exortar e consolar o povo de Israel no exílio.
Cento e cinqüenta anos antes de Ezequiel, Deus falando através do profeta Isaias avisou o povo acerca da “tempestade” (ataque babilônico à Judá) que viria, e Ezequiel teve de profetizar do meio desta “tempestade” que devastou seu povo e destruiu seu país.
Deus ao chamá-lo lhe informa que ele será como um atalaia. O serviço de um atalaia é avisar sobre um mal, sobre uma destruição que estaria prestes a ocorrer. E assim com coragem, zelo e determinação Ezequiel cumpriu sua tarefa. Anunciando a mensagem divina, ensinava o povo acerca da responsabilidade que temos diante de Deus, que cada ser humano deve adorá-LO e obedecê-Lo.
Muitas vezes Ezequiel sofreu desprezo do povo por falar o que Deus ordenava que dissesse. Muitas de suas profecias eram através de encenações com sua própria vida para despertar a atenção do povo para ouvir a mensagem que ele tinha para entregar, mas ele jamais desanimou, jamais deixou de falar a Palavra de Deus.
Deus continue a abençoar o seu ministério. Boa aula!
Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno conscientizar-se de que Deus deseja que seus filhos sejam obedientes, que seus corações tenham fé e amor.
Exercitando a memória
“Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente e lhes darei um coração bondoso e obediente.” (Ez 36.26 – NTLH).
Quando nos achegamos a Deus com um coração sincero, e arrependidos de nossos erros, pedimos perdão, ELE nos perdoa e renova-nos em Sua presença. É como se nos desse um novo coração, limpinho, novinho, o qual ELE derrama o Espírito Santo, para que possamos ter forças para viver de forma bondosa e obediente, para que as pessoas ao ver nosso comportamento desejam conhecer ao Deus que dizemos servir e adorar.
Crescendo no conhecimento
Crianças, hoje conheceremos um profeta que como Daniel, também viveu no cativeiro babilônico. Seu nome é Ezequiel.
Ezequiel nasceu na família de um sacerdote chamado Buzi, o qual era da linhagem de Zadoque. Então assim como seu pai e ancestrais, começou a ser ensinado para também ser sacerdote no templo do SENHOR em Jerusalém. Com certeza ele tinha sonhos em desempenhar tal função perante Deus, mas eis que a terra de Judá foi invadida pelo exercito babilônico. Muitas pessoas foram mortas e outras levadas cativas, e assim como ocorreu com Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-nego, Ezequiel também foi levado cativo, mas com uma diferença.
Vocês se lembram que na semana passada dissemos que o rei Nabucodonosor mandou que os nobres, ou seja, da família real que viviam no palácio fosse para a capital e estudassem para ser sábios? Pois bem, Ezequiel não era nobre, e muito menos morava em palácio, assim ele foi levado para um subúrbio da Babilônia chamado Nipur, era um povoado junto ao rio Quebar, ali se tornou o lar de Ezequiel. E mesmo ali ele não se deixou levar pelos costumes errados dos babilônicos, ele conservou sua fé em Deus e se esforçava para obedece-LO.
Cinco anos após sua chegada ali (Ez1.2), Deus o nomeou profeta para anunciar aos exilados a Sua Palavra. Ezequiel pregou por cerca de vinte e dois anos. Sua mensagem nem sempre eram bem-vinda pelos israelitas, pois lhes mostrava seus erros e o porquê estavam em cativeiro. Mas muitas vezes também era de consolo, pois Deus prometia restabelecer o povo de volta à Judá.
Uma dessas mensagens de consolação foi através de uma visão se ossos secos que Ezequiel teve. Apesar de ser uma visão com um montão de ossos, Ezequiel ao entender o significado fiocu muito feliz, e reunindo todos os moradores, contou a eles o que viu:
__ Eu senti a presença poderosa do SENHOR, e o seu Espírito me levou e me pôs no meio de um vale onde a terra estava coberta de ossos. Ele me levou para dar uma volta por todos os lugares do vale, e eu pude ver que havia muitos ossos, muitos mesmo, e estavam completamente secos. Então o Senhor me disse: — Homem mortal, será que esses ossos podem ter vida de novo? Eu respondi: — Senhor, meu Deus, só tu sabes se podem ou não. Ele disse: — Profetize para esses ossos. Diga a esses ossos secos que dêem atenção à mensagem do Senhor . Diga que eu, o Senhor Deus, estou lhes dizendo isto: “Eu porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. Eu lhes darei tendões e músculos e os cobrirei de pele. Porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. Aí vocês ficarão sabendo que eu sou o Senhor.” Então profetizei conforme a ordem que eu havia recebido. Enquanto eu falava, ouvi um barulho. Eram os ossos se ajuntando uns com os outros, cada um no seu próprio lugar. Enquanto eu olhava, os ossos se cobriram de tendões e músculos e depois de pele. Porém não havia respiração nos corpos. Então o Senhor me disse: — Homem mortal, profetize para o vento. Diga que o Senhor Deus está mandando que ele venha de todas as direções para soprar sobre esses corpos mortos a fim de que vivam de novo. Então profetizei conforme a ordem que eu havia recebido. A respiração entrou nos corpos, e eles viveram de novo e ficaram de pé. Havia tanta gente, que dava para formar um enorme exército. O Senhor me disse: — Homem mortal, o povo de Israel é como esses ossos. Dizem que estão secos, sem esperança e sem futuro. Por isso, profetize para o meu povo de Israel e diga-lhes que eu, o Senhor Deus, abrirei as sepulturas deles, e os tirarei para fora, e os levarei de volta para a terra de Israel. Eu vou abrir os túmulos onde o meu povo está sepultado e vou tirá-los para fora; aí ficarão sabendo que eu sou o Senhor. Porei a minha respiração neles, e os farei viver novamente, e os deixarei morar na sua própria terra. Aí ficarão sabendo que eu sou o Senhor. Prometi que faria isso e farei. Eu, o Senhor, falei.
Deus sabia que os judeus estavam sem esperança desde que Jerusalém havia sido conquistada. E nesta visão o Senhor promete a libertação do povo e a volta para a sua terra. O povo se alegrou muito em ouvir essas palavras, e Ezequiel as aconselhou que colocassem seu coração para obedecer a Deus, pois ELE é  misericordioso e jamais desampara seu povo.
Aplicação da Lição
Amado (a) enfatize aos pequenos que os cativos em Babilônia demonstra como vivem as pessoas que  antes não conhecem a Jesus como Salvador. Quando não temos Jesus o nosso espírito é morto, vivem sem esperança, mas Deus através de Jesus nos dá vida e um dia vamos morar com Ele para sempre nos céus!!
Assim como Deus através de Ezequiel prometeu perdoar o povo e dar um coração novo, limpinho para todos os que se arrependessem, assim hoje ELE que nós anunciamos estas boas noticias aos nossos parentes, amigos e vizinhos. Vamos ser como Ezequiel? Vamos falar aos outros estas boas novas?        
Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – APEC – Editora Hagnos – Edição 2009
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edeus ição/2009
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva