LIÇÃO 12 - JESUS, O FILHO OBEDIENTE - PRÉ-ADOLESCENTES CPAD


4º Trim. 2011 - PRÉ-ADOLESCENTES - Lição 12: Jesus, O Filho Obediente
PORTAL ESCOLA DOMINICAL

4º Trimestre de 2011
Tema: Escolhas que Agradam a Deus
Comentarista: Ângela Sueli Silva da Costa

Texto bíblico:    Lc 2.40,46-52
E o menino crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.
E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.
E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.
E, quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu, ansiosos, te procurávamos.
E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?
E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia.
E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no coração todas essas coisas.
E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.
O texto mencionado acima é um dos poucos relatos que a Bíblia faz acerca da adolescência do Senhor Jesus. É certo que Ele teve uma vida normal, como a de qualquer outro adolescente no que se refere ao crescimento físico, mas a bíblia relata que desde a sua infância guardava os princípios de Deus.
Nossa lição se refere a obediência de Jesus e Lucas já mencionava que o Senhor era obediente a seus pais desde a sua infância, quando o texto diz: E era-lhes sujeitos.
Certamente o Senhor tinha a consciência da obra que realizaria no futuro, por isso mesmo permaneceu no meio dos doutores da Lei de forma maravilhosa; mas quando foi encontrado pelos seus pais, voltou com eles, pois era obediente.
O resultado dessa postura exemplar do jovem Jesus lhe proporcionava-lhe desenvolvimento,, tanto físico e espiritual, pois Ele crescia em sabedoria, e graça, e essa obediência era notória não somente a Deus mas também a todas as pessoas que estavam a sua volta. No caso do episodio no templo todos que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das respostas.
Introdução
Estamos chegando próximo a mais um final de trimestre, neste especificamente estudamos “As escolhas que agradam a Deus”. Certamente que ao aceitamos o Senhor como nosso Salvador; não é a única escolha que temos de fazer para termos uma vida abençoada, esta é a primeira.
Mas na vida cristã existe uma serie de desafios e obstáculos, as quais nestes momentos devemos tomar decisões e escolhas certas para que tudo nos vá bem.
Embora que este “certo” não é segundo aquilo que nos parece ser o correto, mas sim o que agrada a Deus, alias no livro de provérbios está escrito:
Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. (Pv 14.12)
Por esta razão nossas escolhas devem ser de acordo com  os princípios divinos, nesta ocasião estaremos estudando uma escolha correta tomada, me refiro ao Jovem Jesus, que desde a sua infância já demonstrava sua obediência, a seus pais terrenos e também a Deus.
Sem duvida alguma o Senhor Jesus ´´e o nosso maior exemplo de obediência a Deus, observe o que o apostolo Paulo diz a seu respeito:
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e  morte de cruz. (Fl 2.8)
I- Virtudes que produzem crescimento
Já mencionei acima que a obediência do Jovem Jesus lhe proporcionava crescimento, e este não somente ao aspecto físico, mas acima de tudo no sentido espiritual.
Assim concluímos que as muitas escolhas que agradam a Deus, quando são acatadas por nós, produz crescimento espiritual.
Mas o que significa crescimento espiritual?
Crescimento espiritual definido de forma bastante simplista significa o processo pelo qual nos tornamos mais e mais como Jesus Cristo.
Quando colocamos nossa fé em Jesus, o Espírito Santo inicia o processo a fim de que nos tornemos mais parecidos com Jesus, fazendo com que tomemos Sua forma, nos “conformemos” à Sua imagem.
Quando ocorre a transformação da salvação, começa o crescimento espiritual. O Santo Espírito vem habitar em nós (João 14:16-17). Somos novas criaturas em Cristo (II Coríntios 5:17). A velha natureza é substituída por uma nova (Romanos capítulos 6 e 7). O crescimento espiritual é um processo que ocorre durante toda a vida, conforme estudamos e aplicamos a Palavra de Deus (II Timóteo 3:16-17), e andamos segundo o Espírito (Gálatas 5:16-26). Conforme buscamos o crescimento espiritual, podemos orar a Deus, pedindo a Ele por sabedoria nas áreas onde Ele deseja que nós cresçamos espiritualmente. Podemos pedir a Deus eu nos ajude a aumentar nossa fé e conhecimento sobre Ele. Deus deseja que nós cresçamos espiritualmente. Deus nos deu tudo do que precisamos para experimentar crescimento espiritual. Com a ajuda do Espírito Santo, podemos vencer o pecado mais e mais, e firmemente nos tornarmos mais e mais como nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
Crescimento Espiritual é algo de suma importância para a vida do (a) servo (a) de Deus, como diz o profeta Oséias em Os 6:3: “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor...”.
Deus trabalha para o nosso crescimento  -  1 Tessalonicenses 3.12,13.
E o Senhor vos aumente e faça crescer em caridade {ou amor} uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco; para confortar o vosso coração, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos.
Todas as pessoas querem crescer. Para obter esse crescimento, trabalham, dão duro, lutam, se esforçam, se desgastam, ultrapassam seus limites. Certamente, você fez tudo isso e cresceu neste ano, quer seja no seu trabalho, quer seja nos seus estudos, quer seja nas suas finanças, nos seus projetos pessoais, e assim por diante.
Será que você também deu duro, se esforçou, ultrapassou seus limites para crescer espiritualmente nesse ano que vai chegando ao fim?
Paulo estava preocupado com o crescimento espiritual dos cristãos de Tessalônica. Eles tinham deficiências na sua fé e, para repará-las, era necessário crescer no conhecimento da palavra de Deus, no uso dos sacramentos. Isso implicava esforço, dedicação, empenho, perseverança, coragem diante das perseguições que eles enfrentavam.
Você está ciente de que também tem deficiências em sua fé? Você está ciente de que só apegando-se aos meios da graça conseguirá reparar as suas deficiências? Você está ciente da necessidade de empenho, dedicação, perseverança, para crescer espiritualmente?
Quanto você aproveitou das oportunidades que Deus lhe deu para estar em contato com a palavra e sacramentos, seja em casa, seja na Igreja? Quando nós não aproveitamos essas oportunidades, nós não reparamos as deficiências da nossa fé e isso traz conseqüências. Que conseqüências?
As deficiências da nossa fé produzem a falta de amor “de uns para com os outros”. O primeiro sintoma de quem não cresce na fé é a falta de amor àqueles com quem convivem. Como está o seu relacionamento com sua família, com os irmãos na igreja, com seus amigos da escola, com seus colegas de trabalho, com seus vizinhos e parentes – você tem demonstrado amor a essas pessoas? Você as tem tratado com carinho? Você tem procurado ajudar essas pessoas?
As deficiências da nossa fé também produzem a falta de dedicação e empenho no trabalho da igreja. Quando uma pessoa está deficiente na fé ela não se envolve no trabalho da igreja, não usa seu tempo, seus dons e seus bens para o avanço da igreja. Ela não testemunha o evangelho para alcançar mais pessoas para o reino de Deus.
As deficiências da nossa fé também produzem a ingratidão a Deus pelas coisas boas que acontecem na igreja. Quem tem a sua fé deficiente vai apenas falar mal, ver apenas os problemas, os pontos fracos, esquecendo-se das grandes coisas que Deus tem feito pela igreja.
Quando Paulo escreve aos tessalonicenses ele lembra o dia da volta de Jesus. Isso para deixá-los bem alertas e preparados para não serem apanhados de surpresa, indiferentes, afastados de Cristo e da salvação. Pois, se isso acontecesse, receberiam com justiça a ira e o juízo de Deus. Você está preparado para esse dia?
Conclusão
Deus trabalha para o nosso crescimento. Ele faz isso porque quer a nossa felicidade aqui e por toda a eternidade. Foi trabalhando para o nosso crescimento que ele enviou o seu filho Jesus Cristo ao mundo. Jesus trabalhou duramente em nosso favor. Ele deu a sua vida à morte na cruz, levando sobre si todo o nosso pecado, as nossas culpas, as nossas deficiências. Sofrendo, morrendo e ressuscitando, ele conquistou uma nova vida nos reconciliando com Deus.
Nesta nova vida, ele quer que nós cresçamos. Ele providencia os meios para que isso aconteça: o batismo, a palavra e a santa ceia. Por esses meios, ele implanta a fé em nosso coração, fortalece essa fé, dá a garantia do perdão dos nossos pecados e nos anima e consola na certeza de que ele trabalha para o nosso crescimento.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Prof. Jair César S. Oliveira.