PRIMÁRIOS - Lição 13: Ester, A Rainha que Salvou o seu Povo


4º Trim. 2011 - PRIMÁRIOS - Lição 13: Ester, A Rainha que Salvou o seu Povo
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS - CPAD
4° Trimestre de 2011
Tema: Conhecendo a vontade de Deus.
Comentarista: Maria de Lourdes de A. Nascimento.
LIÇÃO 13 - ESTER, A RAINHA QUE SALVOU O SEU POVO.
Texto Bíblico: Ester 2.1-18; 4.7-16
Objetivo: Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que a vontade de Deus é que todos sejam salvos, e que devemos aceitá-lo como nosso Salvador.
Frase do dia:
Jesus morreu para salvar a todos.
Prim_4trim2011_licao13_fig 1.jpg
Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhrjqcW2MW4WL1ddRH4a21_dUKW6mqtbPy_4k1FTBFzpM6s9C5XP1vynz1SsqtU-HmEOfr3ToFlQvygmeRf7n65H8wZ7Tpe2AW64u6B87QBUapryyfZn-dnXpswWowhhqU5S3omX-4ulcS7/s400/JESUS+MORREU+POR+MIM
Memória em ação
“Deus quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade.” (1 Tm 2.4).
 Explorando a Bíblia
 A história de hoje é sobre uma moça muito corajosa, que salvou todo o seu povo da morte, seu nome era Ester.
O rei Assuero mandou que fossem enviadas várias cartas para todas as províncias, ele estava em busca de uma rainha, então seus ajudantes saíram a procurar moças mais bonitas do reino para alegrarem o rei.
Todas as moças que fossem escolhidas passariam por um tratamento de beleza, e depois disso, a moça que o rei achar mais bonita será a rainha.
No palácio havia um judeu chamado Mordecai, ele tinha sido preso para Babilônia junto com muitos outros. Esse Mordecai tinha uma prima, jovem e muito bonita por nome de Ester, o pai e a mãe de Ester haviam morrido, e Mordecai trouxe a menina para sua casa e ela foi criada como se fosse filha dele.
Agora, então como resultados da ordem do rei trouxeram Ester para o palácio real, junto com muitas outras moças.
Hegai, que era responsável pelas moças, achou Ester muito bonita, e fez o possível para ela sentir-se feliz; ele deu ordens para que ela tivesse alimentação especial e recebesse tratamento de beleza, além disso, deu a ela sete moças para servirem como criadas, e também o melhor quarto da casa.
Ester não contou a ninguém que ela era judia, porque Mordecai disse para ela não contar.
Todas as moças teriam que ficar durante seis meses em um tratamento de beleza, mas Ester não precisou de tudo isso, quando chegou à vez de Ester se apresentar, ela seguiu os conselhos de um homem que também era responsável pelas moças todos ficaram gostando de Ester e achara ela a mais bonita de todas.
Então ela foi levada ao palácio real no mês de Janeiro, bem o rei gostou mais de Ester do que de qualquer outra moça. Ele ficou tão contente com ela que por a coroa real na cabeça dela e declarou que Ester era a rainha.
Mordecai trabalhava no palácio, e ouviu que alguns homens queriam matar o rei, ele contou à rainha que disse ao rei, tudo foi investigado e os homens foram presos e mortos, logo depois Mordecai ficou sabendo que estavam planejando matar os judeus.
Havia um homem muito importante no palácio do rei Assuero. Seu nome era Hamã, ele odiava os judeus. Hamã convenceu o rei a dar uma ordem para que todos os judeus fossem mortos.
Mordecai correu ao palácio e falou com Ester:
__ Ester, vá falar com o rei sobre o nosso povo.
__ Eu não posso falar com o rei sem ser chamada, é contra a lei do palácio e se eu for serei morta - Ester falou
__ Mas só você pode ajudar-nos agora, seja corajosa e vá falar com o rei Assuero.
Ester resolveu: Peça ao povo para orar porque eu vou falar com o Rei.
 Mesmo sem ser chamada, mesmo arriscando a sua vida, Ester foi falar com o rei.
Contou-lhe sobre Hamã e sobre a ordem de matar seu povo.
Ah o rei gostava muito de Ester. Ela era tão bondosa tão educada e tão linda!
Ele disse: Vamos resolver isso, eu vou dar uma nova ordem. Uma nova ordem foi dada pelo rei. E, com essa nova ordem os judeus foram salvos. Deus usou a bela rainha e livrou seu povo.
Oficina criativa
Amplie o desenho abaixo para os pequenos colorir
Prim_4trim2011_licao13_fig 2.jpg
Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhrjqcW2MW4WL1ddRH4a21_dUKW6mqtbPy_4k1FTBFzpM6s9C5XP1vynz1SsqtU-HmEOfr3ToFlQvygmeRf7n65H8wZ7Tpe2AW64u6B87QBUapryyfZn-dnXpswWowhhqU5S3omX-4ulcS7/s400/JESUS+MORREU+POR+MIM
Fontes Consultadas:
·         Bíblia na linguagem de hoje
·         Bíblia da galerinha
·         Bíblia de estudo pentecostal.
·         Bíblia Viva
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo