JUVENIS - Lição 3: Salmos Falam de Dor


1º Trim. 2012 - JUVENIS - Lição 3: Salmos Falam de Dor
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
TEMA: Edificando a vida cristã através dos Salmos
COMENTARISTA: Regia Carvalho
LIÇÃO 3 – SALMOS FALAM DE DOR
Enfoque Bíblico:
“Sara-me, SENHOR, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor.” (Jr 17.14).
Objetivos:
Demonstrar que o sofrimento é comum a todas as pessoas
Analisar as reações humanas em situações de sofrimento.
Identificar na Bíblia o socorro e refugio que o homem encontra em Deus.
Introdução:
As experiências dos homens do passado servem-nos de orientações, algumas situações não precisamos passar, por exemplo, o rei Davi cometeu alguns erros e depois o encontramos agonizando em alguns de seus salmos. Logo entendemos que ao cometermos tais erros teremos que passar pelas mesmas agonias, não é necessário, o exemplo está registrado para que fujamos de situações semelhantes, serve-nos de prevenção é como a vacina que tomamos na infância, o objetivo é que cresçamos sem a doença e nem venhamos a ser atingidos por elas. Os exemplos de pecados, erros registrados na Bíblia tem por objetivo nos proteger dos erros e pecados, é sem duvida alguma o antídoto. Alguns por não observarem tais fatos carregam em suas almas profundas cicatrizes, algumas desaparecerão com o tempo outras serão por toda a vida. Que Deus nos ajude a estudar essa lição e guardarmos em nossos corações.  
A DOR E O SOFRIMENTO
Segundo o doutor João Valverde em entrevista com o doutor Dráuzio Varella, disse: “Dor é um sinal de alarme do organismo. Quando se manifesta, agudamente, com certeza algo de errado esta ocorrendo na pele, nos músculos, nas vísceras, ou no sistema nervoso central e são liberadas substancias que ativam os nervos periféricos e centrais para conduzirem o estimulo até a medula espinhal, onde a sensação dolorosa é modulada e de lá para o cérebro a fim de avisá-lo que, em determinado ponto, existe um problema (drauziovarella.ig.com.br/entrevistas)
Já a tristeza é o estado de quem se sente infeliz, muitas ocasiões pode trazer-nos grandes acontecimentos tristes, a morte de um ente querido, a incompreensão, uma afirmação positiva ou negativa, ou até mesmo a nossa própria natureza.
Temos uma pequena definição da dor física, mas há a dor moral, chamada de dor da alma. Jesus sentiu essa angustia quando estava no Getsêmani (Mc 14.34,35; 15.34)
I – O SOFRIMENTO É COMUM A TODAS AS PESSOAS
“Um peixe vê um homem a margem, sentado sobre uma cadeira com as pernas cruzadas, fumando um cigarro e segurando uma vara de pescar. O peixe chega à conclusão de que não pode deixar passar essa oportunidade real e resolve ser como o homem. Ele manobra para pular fora d’água, arremessa-se sobre uma cadeira, cruza as nadadeiras e acende um cigarro. Mas antes que possa entender como manejar a vara de pescar, fica sem oxigênio e, com a vida esvaindo, cai da cadeira e enterra-se por todos os lados na sujeira e no cascalho, abrindo e fechando rapidamente as guelras em vã tentativa de puxar oxigênio do ar. Um ateísta que caminhava por ali exclamou com escárnio: “Que tipo de Deus criaria um peixe para sofrer dessa maneira?”(Dave Hunt - Em Defesa da fé Cristã – pg 239- CPAD). Usei esses parágrafos devido às perguntas que sempre fazemos: Porque tanto sofrimento? Porque sofre o justo? Será que nasci só para o sofrimento? Tenho certeza que alguém já fez uma dessas perguntas. Na verdade Deus não fez o homem para sofrer, o sofrimento veio a partir do momento  que o homem quis ser igual a Deus (Gn 3.5,6; Ec 7.29). A culpa é única e exclusiva do homem, devido ao pecado todo o homem ficou sujeito a dor e ao sofrimento. Embora haja pregadores do “evangelho” que acredita que a dor não pode atingir ao crente, o crente não pode ser acometido de enfermidades, na visão distorcida deles estão em pecado quem passa por sofrimento. O sofrimento humano de Cristo é incomparável a qualquer outro, mas vamos nos lembrar de Jó que passou por um sofrimento que não da para entender com a imaginação, no entanto Deus permitiu todo aquele sofrimento. Primeira razão Deus conhecia Jó, Ele perguntou a Satanás: “Observaste tu ao meu servo Jó?’’ (Jó 1.8), segundo Jó era estruturado na fé, Deus testemunhou dele “ninguém há na terra semelhante a ele...” (Jó 1.8), terceiro ele é o exemplo para todo aquele que passa por alguma tribulação. Alguns Salmos são verdadeira demonstração de dor e sofrimento, são expressões do âmago, em forma de poesias o Salmo 38, é um exemplo. Quem pode imaginar a dor do rei Davi? O rei Davi não tratava o pecado como os querem hoje chamar de problema, para ele pecado trazia dor e sofrimento, como trás a qualquer um, no Salmo citado psicologicamente Davi estava arrasado. As pesquisas revelam que as maiorias de nossas doenças estão relacionadas ao sistema emocional, alguns pesquisadores chegam a dizer entre 70 a 80%, são de origem psicológica. Existem as doenças contraídas ou adiquiridas por meio de infecções, devido ao sistema pecaminoso, qualquer poluição pode trazer graves enfermidades. As enfermidades e tribulações podem vir também pela permissão divina e podemos chamá-las de doenças terapêuticas, que é o caso de Jó. Há outras doenças que são auto-produzidas, elas são proveniente de algum desarranjo de nossa mente, um exemplo bem presente na adolescência é a anorexia nervosa, causada pelo excesso de regime e exercícios alem da possibilidade física. O desejo de ficar bonita e parecer àquela atriz da TV, um número de 3 a 7% de jovens entre quinze a vinte e cinco anos sofrem de Bulimia nervosa que resultara na anorexia. (ABC da Saúde). É interessante que às vezes procuramos algum tipo de sofrimento, o Salmo 38, mostra que o Rei fez algo que não devia ter feito e sabe que Deus o esta repreendendo e castigando, sentia dor por todo o corpo e estava psicologicamente desesperado. A Bíblia diz: “Depois, havendo a concupiscência concebida, dá a luz o pecado, sendo ele consumado gera morte” (Tg 1.15 – ARC), mediante essas palavras não da para esconder algo que fizemos e agora não queremos contar para ninguém, isso pode trazer grandes transtornos para nossa vida física e espiritual, não estou aqui concordando que quem fica doente, esta em pecados. Mas pode sim o pecado escondido trazer até nós incuráveis doenças ou grandes sofrimentos. A Bíblia diz que quem confessa seus pecados e os deixam alcançam misericórdia.
As doenças, também atingem aos servos de Deus, o Apostolo Paulo ficou doente, Timóteo era doente (1Tm 5.23), todos estão sujeitos ao sofrimento. “O homem um dia desejou ser igual a Deus”, a desobediência o tirou do Jardim, um habitat sem doenças e sem sofrimento algum e o colocou como lavrador da terra (Gn 3.23). Desde então a raça humana convive com assassinatos, roubos, invejas, doenças, e sofrimentos e etc.. Não podemos esquecer-nos que é nesse mundo pecaminoso que vivemos, não vamos ter a sensibilidade dos hipocondríacos que são aqueles que sofrem de hipocondria – doença caracterizada por grande sensibilidade do sistema nervoso, preocupação com moléstias imaginarias, e acompanhada de tristeza habitual. (Dic. Brasileiro Globo). Esses não podem fazer um exame de sangue que acham que todas as doenças estão em seu corpo, não conseguem dormir, nem alimentar-se enquanto não tiver o resultado. Quando o resultado o vem ele duvida do medico, do laboratório, ele queria receber uma noticia ruim ao seu respeito, alguns professores vão utilizar de seu vasto conhecimento para falar de algumas epidemias, doenças que assolam a humanidade, muitos hipocondríacos ficarão tristes, por pensarem já serem portadores de algum desses males.
II – COMO AGE O HOMEM EM RELAÇÃO AO SOFRIMENTO.
Alguns homens agem desesperadamente, outros com entendimento e paciência. Moises se angustiou muitas vezes, algumas vezes se desesperou, outras vezes agiu com muita paciência, o Salmo 90, escrito por ele é um exemplo, esse grande legislador, um gigante espiritual teve seus momentos de tristezas e reclamações “a duração da nossa vida é de setenta anos”. Moises esta se referindo a uma situação no deserto, o povo tirado do Egito, quando robusto chegava aos oitenta, mas uma grande parte, mal chegava aos setenta anos, devido às murmurações, areias quentes, melancolias agudas. Às vezes tinham profundas saudades do Egito, dos deuses das comidas era um transtorno para a liderança de Moises. 
Deus mostra no livro de Jó sua soberania, ele pode permitir o que ele achar por bem, nada foge ao seu controle, embora tenha momentos que pensamos: Deus não esta nem ai para o meu problema, que engano! O Salmo 73, mostra nos que Asafe chega à seguinte conclusão: Deus não está preocupado se alguém é justo ou não, do contraio ele não permitiria essas injustiças, o ímpio prosperando enquanto o justo padece. Jesus disse: “no mundo tereis aflições” (Jo 16.33), o rei Davi nos Salmos 34.19, disse: “muitas são as aflições do justo”. Fica claro que ser evangélico, servir a Deus com sinceridade é levar sim uma vida cercada de muitas aflições, é verdade que hoje ser evangélico é um status, alguns aparece na TV, revistas de grande circulação, tem grandes amigos na mídia. Pode ser que para esses não há aflição, mas aflição não é para os “evangélicos”, é para o justo, aquele que é odiado pelo mundo, Jesus disse: “Se fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas como não sois do mundo, antes, dele vos escolhi, é por isso que o mundo vos odeia” (Jo15.19 – EC).
Como se comportar diante das aflições.
É por meio das aflições que vem o sofrimento, nem todos tem condições de superá-los, a principio Jó amaldiçoou o dia em que nasceu, preferia ter sido abortado, gostaria de não ter existido (Jó 3). Já em capítulos posteriores ele da demonstração de conhecimento melhorado, não está mais se desesperando em suas respostas, ele já entende a soberania de Deus (Jó 42.5,6). Alguns dos salmistas também apreenderam com as aflições  (Sl 119.71), alguns têm o sofrimento como terapêutico.
Existem outros que não suportam o sofrimento, agem no desespero e fica a mercê de ser destruído. O rei Davi não suportou a perseguição do rei Saul e fugiu para a terra dos Filisteus e se fez servo de Aquis (2Sm 27), ganhou uma cidade chamada Ziclague, durante um ano e quatro meses Davi mentiu um dia ele não pode mais mentir, os filisteus insurgiram contra os Israelitas, Davi foi pelos filisteus e foi reconhecido por um soldado (2Sm 29.5), perdeu tudo e quase é apedrejado por seus homens (2Sm 30.1-7). Não adianta fugir dos problemas, mudar de igreja, de cidade, de bairro nem sempre é a solução. Os grandes homens de Deus passaram por momentos de tribulações e sofrimentos excessivos (2Co 1. 8,9) eles não mudaram a rota, continuaram firmes como quem fossem imbatíveis, João Bunyan, conhecido como o sonhador imortal, passou mais de doze anos na prisão de Bedford, foi nesse período que ele escreveu o livro de maior circulação no mundo depois da Bíblia, “O Peregrino”, lido em mais de cento e quarenta línguas (Os heróis da fé – pg 41 a 49 – CPAD – Orlando Boyer). Para encerrarmos esse parágrafo as palavras poéticas da Missionária Frida Vingren: “É feliz quem segue fielmente, Nos caminhos santos do Senhor, Na tribulação é paciente, Esperando no seu Salvador... Quem quiser de Deus ter a coroa, Passara por mais tribulação;... Quem no coração for mais ferido, Mais daquela gloria há de ter... Os mais belos hinos e poesias Foram escritos em tribulação, E do céu as lindas melodias se ouviram na escuridão... Aleluia seja a divisa do Herói e todo vencedor;... (hino 126 – HC)
III – O SOCORRO E O REFUGIO DE DEUS
“Mas, Salvador, quão fraquinho nós somos, Como podemos deixar de cair, Se por ti mesmo guardado não formos? Quem até a morte Te pode seguir.” (HC 50-H.M.W)
Já imaginou viver em meio a tantas lutas, enfermidades e dificuldades de modo geral, seja ela terapêutica, pois precisamos aprender, seja um castigo por termos procurado com nossa curiosidade ou um vírus algo que é comum e pode atingir a qualquer um dos homens. É impossível sair dos amarfanhados sem a ajuda de Deus, Israel é quem diga (Sl 124). O Salmo 69, antes de ser Messiânico, trata-se de um momento que Davi esta passando, aqueles quando a garganta seca, as palavras desaparecem, as lagrimas não existem, os amigos desaparecem, os familiares somem, todos falam mal de nós, nos tornamos incompreensíveis, nossa vida vira uma amálgama. Pois o salmo citado trata de um momento triste da vida de Davi, quantas vezes passamos por momentos assim também, o desprezo a incompreensão dos amigos, dos irmãos na igreja e às vezes dos pais, o que fazer? No Salmo 121, temos uma resposta e é a única “O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra” (v 2). Buscar socorro nos homens eles nada pode fazer, e quantas vezes agimos assim, deixamos Deus por ultimo, buscamos socorro nos médicos (foram deixados por Deus, devemos consultá-los antes de tomarmos qualquer tipo de remédio), amigos da escola, da igreja, alguns desastres têm acontecido por tais procedimentos, principalmente na adolescência. Seja qual for à situação não se esqueça de buscar ajuda divina, mesmo que sua oração seja curta, pode ser que as palavras fujam, mas no livro Um Salmo em seu Coração de George O. Wood, no prelúdio do salmo 69 está escrito o seguinte: “Um determinado senhor passava pelo quarto de sua neta quando a viu ajoelhada ao lado da cama, reverentemente citando o alfabeto.
- Mas o que você esta fazendo? – perguntou ele.
- Estou fazendo as minhas orações – respondeu a garotinha.
- É que esta noite não estou conseguindo pensar nas palavras certas. Então apenas recito todas as letras para Deus colocá-las em ordem para mim, pois ele sabe o que estou pensando”.
Também ouvi falar de um irmão que fazia a mesma oração todos os dias “Senhor abençoe meu pai, minha mãe, meus irmãos e eu. Amem.” Logo ele teve uma “brilhante” idéia pendurou um bilhete na parede de seu quarto com os dizeres e ao deitar ele mostrava para Deus o bilhete e já deitado dizia: “Senhor não se esqueça do bilhetinho na parede”. Infelizmente há muitos que estão em dificuldades e nem se quer tem esse bilhete, que todos os jovens possam tomar a atitude da garota, mesmo não conseguindo juntar as palavras às citava reverentemente. Que Deus nos ajude!  
Conclusão:
Como nossa lição é poética, falando em dor, permita-me mais uma vez citar partes de mais um hino da Harpa Cristã. “Amor que por amor desceste! Amor, que por amor morreste! Ah! Quanta dor não padeceste, Meu coração para conquistar, E meu amor ganhar!
Amor, que com amor seguias! A mim, que sem amor tu vias! Oh! Quanto amor por mim sentias, Meu Salvador, meu bom Jesus, Sofrendo Sobre a cruz!......(Hino 27)
Obras consultadas:
- Um Salmo em seu Coração – George O. Wood – CPAD
- Heróis da Fé – Orlando Boyer – CPAD
- Dicionário O Globo
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Pr Jair Rodrigues