PRÉ-ADOLESCENTES - Lição 2: Adelescer sem Aborrecer


1º Trim. 2012 - PRÉ-ADOLESCENTES - Lição 2: Adelescer sem Aborrecer
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRÉ-ADOLESCENTES CPAD
1º TRIMESTRE DE 2012
Tema: Conhecendo a si mesmo e os outros
Comentarista: Ângela Sueli Silva da Costa
LIÇÃO 2 - ADOLESCER SEM ABORRECER
Texto bíblico:      Ec 11.5-10; 12.1                                                                                                       Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.
Pela manhã, semeia a tua semente e, à tarde, não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas.
Verdadeiramente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol.
Mas, se o homem viver muitos anos e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade.
 Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e alegre-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo.
Afasta, pois, a ira do teu coração e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.
Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;
O texto acima é uma pequena porção do que escreveu o sábio Salomão, este obteve de Deus uma sabedoria tal como a nenhum outro foi dado. Por esta razão Salomão escreveu a cerca de muitas coisas, principalmente conselhos.
O texto em estudo nos trás um conselho de Salomão para a adolescência e juventude. Salomão nos incentiva a nos alegrar-nos a cada dia, porem sem esquecer da eternidade, pois esta é infinitamente mais longa.  Assim  temos de ter uma perspectiva sobre o futuro, pois este estado de bonança  não durará para sempre.
As nossas escolhas de hoje determinarão  o nosso futuro, Salomão deixa claro que os jovens por natureza são mais ativos, porém  sobre eles recaem a mesma responsabilidade de um adulto. Hoje em dia muitas pessoas dizem “isso não importa”, porem muitas de nossas escolhas são irreversíveis e refletirão em toda nossa vida.
Portanto, como estudamos no trimestre anterior
Devemos fazer boas escolhas, para termos um futuro abençoado. A principal  lição que tiramos deste texto é que o adolescente não pode se deixar levar por todos os sentimentos que lhe sobrevém  nesta fase da vida.
OBS: As lições 1 e 2 se complementam mutuamente, por essa razão não me prolongarei neste subsidio, visto que na lição 1 se encontra tópicos que podem ser usados perfeitamente nesta lição.
Introdução
Estamos iniciando a 2ª aula do nosso trimestre, a qual é uma seqüência da anterior, na lição 01 vimos as primeiras  transformações  que o adolescente  passa; no físico, no emocional.
Nesta lição vamos ver que esta fase embora seja complicada, é necessário que ela seja bem conduzida afim de não se tornar um transtorno tanto para o adolescente em si, como também os seus familiares.
É nesta ocasião que os adolescentes são tachados de “aborrecente” justamente pela falta de controle emocional. Mas alguns se aproveitam da situação para dar lugar  costumes errôneos, que prejudicam a vida espiritual.
A Bíblia é o nosso manual de conduta e pratica, tanto para adultos como para jovens e adolescentes.  Nela encontramos bons conselhos para que esse período de transição seja colocado no devido lugar.
I- Você não é o único
Um das características mais fortes que surge na adolescência é sem duvida a instabilidade no emocional; é certo que o período trás uma certa confusão, porem a taxação de aborrecente se dá pela falta de total descontrole, e certamente muitos usam disto como pretexto para não agir de forma correta.
Quando o apostolo Paulo se referiu as manifestações do dom de Profecia ele afirmou que o espírito esta sujeito ao profeta, querendo dizer que o fato de alguém ser usado pelo Espírito de Deus não o torna inconsciente, mas sim ciente de tudo quanto se passa, pois a pessoa tem controle sobre essa manifestação.
Do mesmo modo afirmo, que o adolescente, mesmo estando sob a influencia desses  transtornos emocionais, tem meios para agir de  forma correta.
O Salmo 119:9  afirma: Como purificará o mancebo o seu caminho?
Logo vem a resposta: Observando-o conforme a Tua Palavra.
É somente por meio da aplicação da Palavra do Senhor que o adolescente pode ser desprender dos aspectos negativos desse período de transição e se firmar como pessoa e servo de Deus.
Nós podemos ver isto claramente na vida do jovem Jesus, a bíblia não relata muito sobre esse período histórico, mas o pouco que encontramos já nos indica que Jesus foi uma adolescente consciente da sua responsabilidade, diante  de Deus e de seus pais.
No episodio em que Ele se perdeu em Jerusalém, ou melhor, seus pais o deixaram lá; Ele foi encontrado no meio do doutores da lei, respondendo e falando acerca de Deus.
Quando seus pais o encontrarão e disseram estar preocupados Ele afirma que estava tratando “ dos negócios de meu pai”
Jesus era um adolescente, e certamente também passou por este período de mudança, mas agiu de forma correta, sem se deixar levar pelos sentimentos insertos da idade.
Por fim o escritor afirma que Jesus voltou como seus pais para casa, a bíblia declara: porque era sujeito a seus pais. Isso significa Ele era obediente a seus pais, isto é sinal de é possível mesmo na adolescência ter um padrão correto de conduta.
II- A nova fase
Certamente essa fase se torna confusa para o adolescente, porque surge uma crise de identidade.
Como é um período intermediário, alguns se inclinam para os extremos, alguns não querem admitir que estão crescendo e que não são mais criança, já outros não querem mais se
parecer com criança, já pensam ser adultos, contudo não querem assumir a responsabilidade
que isso traz.
Essa nova fase não pode ser encarada como algo ruim, mas necessária, é um processo natural, podemos dizer um período de adaptação para a próxima etapa da vida.
Creio que o mesmo se deu ao jovem Jesus, enquanto adolescente era sujeito a seus pais, ou seja, era obediente, o episodio quando ficou no meio dos doutores da lei demonstra que Ele mesmo adolescente já tinha a consciência do que realizaria no futuro.
O ministério do Senhor se iniciou por volta dos 30 anos, e a Bíblia informa que como nós Ele foi tentado em “tudo”, isso significa que o }Senhor teve uma vida absolutamente natural, Ele passou também por essa fase, porem a sua ligação com o Pai fez com que se destacasse ainda bem jovem. Observe este versículo a seguir; ele se refere a sua adolescência.
E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens. (Lc 2:52)
III-  Um sábio conselho.
Como afirmei no tópico anterior, a ligação do adolescente Jesus como o Pai o destacou diante dos homens, o adolescente precisa se conscientizar de que esse período, embora confuso, não é para deixar que a confusão se instale em sua vida.
Porque se adolescente logo se posicionar, essa fase logo passa, pois o objetivo de tudo isso é um amadurecimento, e esse amadurecimento vem justamente no sentido de se alto conhecer como ser humano, um ser social, que tem de agora em diante responsabilidade, para com Deus e os homens, ou seja, para com a sociedade, para com a sua família.
Isto é tão real que um jovem judeu a partir de seus 12 anos era considerado responsável por seus atos diante de Deus, isso significa que é possível ter uma postura digna e madura.
A Bíblia nos deixa o conselho a cerca disto, observamos o que Salomão escreveu:
Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e alegre-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo. (Ec 11.9)
Aqui o conselho bíblico é claro e direto, a mocidade tem por natureza um jeito “elétrico” de ser, na  adolescência ainda mais, pois alguns pensam ser adultos e podem fazer tudo quanto querem, até mesmo o que não agrada a seus pais, mas ao mesmo tempo não querem ter nenhuma responsabilidade.
O texto é claro, Deus observa estas coisas, sabe que é da natureza humana agir com um certo ímpeto, porem não admite o fato do adolescente ser inocente, Jesus como homem mostrou isso, desta forma o Senhor vê, e um dia toda as irresponsabilidades serão cobradas.
Afasta, pois, a ira do teu coração e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade. (Ec 11.10)
No versículo anterior é uma advertência, aqui já vemos um conselho , um mandamento: é tirar, remover o mal dessa fase. Certa ocasião o apostolo Paulo aconselha um jovem dizendo: foge dos desejos da mocidade.
A Bíblia admite sim, que existe tendências ruins nesta fase da vida, porem não admite que sejamos levados por elas, devemos combater.
Muitos usam o termo “jovem” para defender sua postura irresponsável diante das coisas, porem diante de Deus são todos responsáveis por seus atos.
Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; (Ec 12:1)
Por ultimo Salomão exorta aos jovens a não viver uma vida sem preocupação com a vida espiritual, muitos adolescentes  e jovens pensam que essas fases não passaram, mas quando nem  se aperceberam a vida passou, e o final é fazer a colheita de tudo quanto plantou na sua juventude.
Salomão aconselha que isto seja feito enquanto se é novo, pois o tempo passa e o fim da vida chega, infelizmente nos dias atuais são muitos os adolescentes e jovens que nem mesmo vêem esses dias chegarem, pois suas vidas são interrompidas pela vida sem nenhuma disciplina, sem Deus em seu ser.
Certamente a velhice vem, uma fase que em certos pontos há muita dificuldades, é nisto que Salomão diz: “dias em que não há contentamento”  Ele sabia o que estava escrevendo, pois tinha experiência própria.
Salomão teve  tudo o que queria. Talvez já não houvessem mais sonhos para ele, já que todos os seus haviam se realizado:  mulheres, reconhecimento mundial, poder, sabedoria, muitas riquezas. Enfim, tudo o que qualquer um almeja, ele possuía.
Mas na sua velhice, acabou por distanciar-se de Deus e seguir outros deuses, falsos. Salomão deixou Deus de lado e prosseguiu o seu caminho independentemente.
No fim da sua vida, após ter passado por tudo isso ele se arrependeu,e disto tirou uma conclusão que passou a ensinar aos jovens: que se alegrem, desfrutem a sua juventude, porém conscientes de todos os seus atos, sabendo que havemos de prestar contas, a Deus, de tudo o que fizermos.
Conclusão
Não devemos permitir que  a adolescência seja usada como pretexto para falta de compromisso e responsabilidade diante de Deus.
A você professor cabe instruir seus alunos a ter ciência disto, como um ser psicológico, o homem tem de passar por essa fase, mas não pode fazer disto uma razão para se manter alheio a uma vida de responsabilidade, e união a Deus.
A Bíblia esta repleta de exemplos de adolescentes, jovens que fizeram grandes coisas para Deus, foram exemplos de fé e dedicação a Deus, seu nomes estão perpetuamente registrados nas paginas das Sagradas Escrituras, tudo porque?
Não usaram o vigor da juventude para agir descontroladamente, mas logo se posicionaram como adultos, comprometidos e responsáveis.
Que Deus os abençoe.
Colaboração para o Portal Profº  Jair César Silva Oliveira