PRÉ-ADOLESCENTES - Lição 3: Eles e Elas


1º Trim. 2012 - PRÉ-ADOLESCENTES - Lição 3: Eles e Elas
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRÉ-ADOLESCENTES CPAD
1º TRIMESTRE DE 2012
Tema: Conhecendo a si mesmo e os outros
Comentarista: Ângela Sueli Silva da Costa
LIÇÃO 3 - ELES E ELAS
Texto Biblico  Gn 1:26-28 ;  Sl  119:72-74
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Melhor é para mim a lei da tua boca do que inúmeras riquezas em ouro ou prata.
As tuas mãos me fizeram e me afeiçoaram; dá-me inteligência para que aprenda os teus mandamentos.
Os que te temem alegraram-se quando me viram, porque tenho esperado na tua palavra.
O texto acima mencionado no livro do Genesis nos mostra as primeiras palavras em relação ao surgimento, ou melhor, da criação do ser humano. Embora não seja o nosso assunto especificamente, o texto mostra muitas lições importantes, não somente a revelação de que Deus é o criador, mas também as características que a sua criatura possuiria.
Essas características são exatamente a imagem de Deus presente no ser humano, a Palavra diz: Façamos conforme a nossa imagem e semelhança. Isto não significa que Deus é como o homem na sua aparência, pois Ele é espírito; quando a Bíblia fala de imagem e semelhança esta se referindo ao caráter, a posição espiritual que o homem possuía no jardim do Éden; um estado perfeito, uma natureza divina, comunhão perfeita com seu Criador.
É interessante notar que após a queda, quando Adão foi expulso do paraíso, a Bíblia nos diz que ele gerou um filho, mas por causa do pecado esse filho não possuía mais a imagem e semelhança de Deus.
E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e chamou o seu nome Sete. (Gn 5.3)
Note que houve uma mudança, Adão foi gerado conforme a imagem e semelhança de Deus, mas adão após sua queda gerou um filho, mas este herdou a natureza pecaminosa, por isso, o versículo afirma: E gerou um filho a Sua semelhança, conforme a Sua imagem.
Esta imagem já estava destituída da gloria de Deus.
Já no texto dos Salmos, o Senhor é exaltado como o Deus Criador, o que deu vida ao ser humano, o salmista reconhece a grandeza de Deus e o cuidado de Deus pela sua criação,  pois concede meios para que vivamos bem, contanto que tememos seu nome, confiando  em seu cuidado.
Introdução
Nas lições anteriores estudamos as primeiras noções acerca dessa fase tão difícil de ser superada, pelos adolescentes, a puberdade.
Fase esta que as vezes causa um descontrole emocional tal que acabam por serem tachados de “aborrecentes”.
Mas além dessas características problemáticas da puberdade, ainda se acentua ao verificarmos as diferenças entre os meninos e as meninas.
É certo que todo pré-adolescentes tem consciência de que esse período crucial um dia chegará, mas as diferenças de sexo, acrescentam  e acentuam essa fase.
Nossa lição de hoje é a respeito dessas diferenças, eles e elas: macho e fêmea.
I-Suas duvidas
Embora seja uma época bem complicada, a adolescência é necessária, é um processo natural a qual todos passam, foi assim também com Jesus, a Bíblia menciona que Ele crescia em estatura e em sabedoria:
E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens. (Lc 2:52)
E cada vez mais cedo as crianças tem passado por esse processo,  por essa razão que se passou a considerar a Pré-adolescencia
A partir dos 10 anos de idade, intensas mudanças físicas e psicológicas começam a surgir. Nesse período da vida as crianças passam a ter mais responsabilidades (deveres), ao mesmo tempo em que passam a querer e exigir mais respeito de outras pessoas - particularmente dos adultos. A criança nesta faixa etária passa a compreender mais a sociedade, ordens sociais e grupos, o que torna esta faixa etária uma área instável de desenvolvimento psicológico.
A pré-adolescência é marcada pelo início das intensas transformações físicas que transformam a criança em um adulto; é o início da puberdade, marcada principalmente pelo aumento do ritmo de crescimento corporal e pelo amadurecimento dos órgãos sexuais.
Assim sendo a adolescênciaé uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, psíquicas e sociais, sendo que estas duas últimas recebem interpretações e significados diferentes dependendo da época e da cultura na qual está inserida.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, adolescente é o indivíduo que se encontra entre os dez e vinte anos de idade. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece outra faixa etária: dos onze aos dezoito anos. Daniel Sampaio define adolescência como sendo uma etapa do desenvolvimento, que ocorre desde a puberdade à idade adulta, ou seja, desde a altura em que as alterações psicobiológicas iniciam a maturaçãosexual até à idade em que um sistema de valores e crenças se enquadra numa identidade estabelecida.
Muitas culturas reconhecem pessoas como “tornando-se adultas” em variadas idades. Por exemplo, como já haviamos falado; a tradição judaica considera como adultos (membros da sociedade) os homens aos 13 e as mulheres aos 12 anos de idade, sendo a cerimônia de transição chamada Bat Mitzvah para as garotas e Bar Mitzvah para os rapazes.
A legislação de cada país prevê sua idade formal de maioridade, quando adolescentes passam a ser tratados como adultos.
Os aspectos físicos da adolescência (crescimento, maturação sexual) são os componentes da puberdade, vivenciados de forma semelhante por todos os indivíduos. Quanto às dimensões psicológica e social, estas são vivenciadas de maneira diferente em cada sociedade, em cada geração e em cadafamília, sendo singulares até mesmo para cada indivíduo. É neste contexto de alteração do próprio corpo e também de uma maturação ao nível dointelecto (operações formais e abstractas), que o adolescente procura entender quem é e qual o seu papel na sociedade em que vive: interessa-se por problemas de ordem moral e ética e, por vezes, adopta ideologias.
Atualmente, o conceito mais aceito é o de que não existe adolescência, e sim adolescências em função do político, do social, do momento e do contexto em que está inserido o adolescente. A adolescência guarda ainda especificidades em termos de gênero, classe e etnia.
II- As diferenças
As ciências humanas tem consumido décadas em debates e estudos acerca das diferenças de gênero, pois havia uma dúvida. Um segmento de estudiosos achava que as crianças não nasciam com diferenças cerebrais ou comportamentais perceptíveis.
Na opinião deles, tal distinção se manifestaria apenas em decorrência das atitudes dos pais durante o processo de criação dos filhos. O debate não acabou, pois há grande divergência sobre o peso do DNA na determinação do "destino" comportamental da criança.
Os estudos, no entanto, concordam em que a carga genética produz diferenças menores do que a carga cultural exercida pela criação.
O que é notório é que existem diferenças entre meninos e meninas na adolescência:
·         Meninos apresentam níveis mais elevados de testosterona, o que estimula neles um comportamento mais agressivo que o das meninas;
·         Desde o início, meninas controlam suas emoções mais que meninos. Eles choram mais quando estão tristes, enquanto elas dão preferência a chupar o dedo;
·         Durante as conversas, as filhas ficam mais tempo olhando para os pais do que os meninos. Aos 4 meses, elas reconhecem mais rostos que eles;
·         Meninas estão mais preparadas para construir relacionamentos e interpretar suas emoções;
·         Meninos comunicam-se por palavras em 60% do tempo. Os 40% restantes são completados por barulhos feitos com a boca, reproduzindo ruídos de socos, carros, motos, aviões. Meninas praticamente só usam palavras e raramente imitam motores.
As crianças de ambos os sexos crescem em altura por igual até os nove - dez anos de idade, quando o início da puberdade nas meninas faz com que elas se tornem, na média, mais altas do que os meninos, até os doze anos de idade, quando a puberdade tem início nos meninos, com a altura e o peso médio dos meninos superando os das meninas.
A puberdade para as meninas chega entre o 10º e o 12º ano de vida, onde os primeiros pelos pubianos e nas axilas aparecem, vem a primeira menstruação, os seios começam a crescer.
Neste período, as meninas passam, em média, a ser mais altas e mais pesadas que os meninos, onde a puberdade ainda não começou.
A maturação dos órgãos sexuais inicia-se geralmente depois, no 11º ao 14º ano de vida. Somente mais tarde, no 12º ao 14º anos de vida, a puberdade começa para os meninos, começo de um alto crescimento físico (em altura, peso e força muscular), crescimento de pelos pubianos e nas axilas e engrossamento do timbre de voz. Com o pico do crescimento físico da maioria das meninas já havendo terminado, os meninos passam à frente das meninas, definitivamente, em peso, altura e força muscular. A maturação dos órgãos sexuais dá-se geralmente depois, no 14º ao 15º ano de vida.
III- Consulte o manual
Por diversas vezes temos mencionado o fato que a adolescência a algo totalmente normal, para tanto estamos usando o próprio Senhor Jesus como exemplo, foi Ele também foi um adolescente. Um texto que reforça isso esta em Hebreus:
Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. (Hb 4:15)
O texto indica que o Senhor Jesus passou por todas as situações e processos humanos que temos passado, Ele tem consciência disto, não somente por ser Deus, na sua Onisciência, mas porque viveu esta realidade, o texto diz: “como nós, em tudo foi tentado”
- Jesus, ao Se humanizar, submeteu-Se a todas as fases do desenvolvimento humano. Ao contrário de Adão, que não teve infância, que já foi criado adulto, Jesus, segundo a promessa de Deus, deveria ser “nascido de mulher”, ser a “semente da mulher” e, portanto, haveria de passar por todas as fases de desenvolvimento humano que os descendentes de Eva, “mãe de todos os viventes” se submeteriam, entre os quais a própria concepção (Gn. 3:16).
- Por ter sido criança e adolescente, Jesus pode atender e interceder, com pleno conhecimento de causa, tanto as crianças quanto os adolescentes. Isto é de capital importância sabermos num mundo que tem se notabilizado pelo desvirtuamento cada vez mais precoce das crianças e adolescentes. Como disse o já mencionado hino de Lutero, “criança Tu foste nascida em Belém, por isso às crianças atendes também”, o que pode, também, ser estendido aos adolescentes. Nos dias em que vivemos, não podemos nos esquecer de que Jesus tem a mensagem apropriada e adequada para crianças e adolescentes e que tal mensagem se encontra na Bíblia Sagrada. Por isso, sem dispensar, obviamente, a tecnologia e os métodos apresentados pela psicopedagogia, não podemos deixar de reservar o primeiro lugar à Palavra de Deus, aquela que testifica de Jesus (Jo.5:39), na evangelização das crianças e adolescentes, pois Jesus foi criança e adolescente e tem, portanto, a mensagem adequada para a salvação destas duas faixas etárias.
- É com imensa preocupação que temos tomado conhecimento de certas estatísticas que indicam que o Brasil é o único país em que o analfabetismo funcional (i.e., a incapacidade de compreender o que se lê e se escreve) aumenta entre as crianças e adolescentes, filhos dos que se dizem “evangélicos”. Recentes pesquisas mostram que isto se deve ao fato de que a Bíblia tem sido deixada de lado nas escolas bíblicas dominicais, sendo substituída por métodos audiovisuais. Não somos contra o uso destes métodos, mas não podemos tirar as Bíblias das mãos das crianças e dos adolescentes. Sem a Bíblia, eles serão destruídos (Os. 4:6), por não terem conhecimento de Jesus (Mt 22:29; Mc. 12:24), o único que, por ter sido criança e adolescente, pode bem compreendê-los e ensiná-los a vencer o mundo, como o fez (Jo. 16:33). Acordemos, irmãos, e voltemos às Escrituras! (Is.8:20).
(Texto extraído da Lição 04 de Adultos – a Infância de Jesus, do Ir. Caramuru)
Conclusão
Portanto assim como algo novo que compramos tem um “manual” de uso, que a Bíblia seja o manual de todo adolescente, afim de que quando passar por esse processo de amadurecimento, saia um adulto formado segundo os padrões bíblicos.
Existe um excelente estudo do Ir. Dr. Caramuru acerca do Espírito Santo, a qual é simbolizado pela “pomba”, há um tópico que menciona que as pombas passam 18 dias de incubação para terem seus filhotes; fazendo um paralelo com a vida de Jesus, temos que Ele também levou dezoitos anos de preparação (incubação) para iniciar seu ministério. Ele foi apresentado no templo com 12 anos e aproximadamente aos trinta iniciou a pregação das boas novas, ou seja, 18 anos depois.
Não que Ele tenha de se preparar, mas o período de 18 anos, foi de espera ate chegar o tempo certo, neste período ocorreu à adolescência de Jesus, mas já aos 12 anos, tinha a consciência da obra que realizaria, Jesus não foi um adolescente desequilibrado emocionalmente, mas responsável e obediente aos pais e a Deus.
É certo que não havia pecado na vida do Senhor, mas a sua vida é um exemplo de que mesmo na adolescência podemos ser responsáveis. Por essa razão Salomão escreveu: que a adolescência e juventude eram vaidades.
Que Deus os abençoe.
Colaboração para o Portal Escola Dominical- Prof. Jair César S. Oliveira