1ª EBJ NA ASSEMBLEIA DE DEUS EM SAPÉ-PB: UMA ANÁLISE CRÍTICA



Por: Basílio Henrique*
No dia 21 de fevereiro, o Pastor Altair Germano esteve no ultimo 1º EBJ (Escola Bíblica para Jovens) na AD – Sapé (Paraíba), a qual tem por Pastor Luiz de Gonzaga, neste texto, descreveremos a sua participação neste evento, o estudo bíblico ministrado no período da tarde e sua prédica no Culto de Encerramento à noite:
O Pastor iniciou os estudos no período da tarde com o tema pré-estabelecido pelo evento: “O Jovem Cristão e os seus relacionamentos afetivos”. Fazendo alusão de várias situações cotidianas sobre o que leva um jovem a ser um verdadeiro cristão, como por exemplo:
· Ser inconformado com este mundo;
· Ser transformado pelo poder da palavra “de dentro para fora”;
· Ter o Espírito Santo em sua vida;
· Viver uma fé consciente;
· Experimentar Deus diariamente, não necessariamente o “saber”, mas o “conhecer”;
Após explanar o perfil deste Jovem, ele entrou na segunda parte do Tema: “... e seus relacionamentos afetivos”, com a seguinte expressão: “Ninguém se relaciona sozinho!”. A partir daí ele pode tomar como base todos os relacionamentos da vida humana, não se detendo apenas aos amorosos, que são comuns na juventude, mas iniciando com a FAMÍLIA, levando-nos a refletir sobre a importância de se ter um bom relacionamento com os nossos familiares e os prejuízos de não termos, citando apenas um deles que é afetar todos os demais relacionamentos da nossa vida: (namoro, noivado e casamento).
No âmbito da amizade ele falou de maneira muito superficial, entrando direto nos relacionamentos amorosos.
Ao falar sobre relacionamentos entre jovens, o Pr Germano começou explicando o que é Paixão (do verbo latino, patior, que significa sofrer ou suportar uma situação difícil), mostrando que a mesma é imprevisível, incontrolável e instável, além disto destacou que a paixão má administrada pode gerar dimensões loucas e impensadas, não respeitando os limites da razão, trazendo estudos científicos que comprovaram que a emoção chega antes ao cérebro que a razão e os perigos que isto causa na vida do jovem.
Logo após esta rápida explanação, tivemos um momento de interatividade onde os jovens presentes puderam fazer perguntas ao Pastor, de maneira anônima sobre o tema abordado, foi feita uma triagem e ficaram as mais pertinentes como: “Qual a diferença entre amor e paixão?”, “O que fazer quando me apaixono por um(a) moço(a) não evangélico?”,“Existe profecia ‘casamenteira’?” ou ainda “O que fazer quando um casal de jovens cristãos começam a namorar e as famílias não aceitam o namoro?”, essas e outras dúvidas foram esclarecidas a luz da Palavra e de experiências pessoais do próprio Pastor.
Tivemos uma pausa para o jantar antes do Culto de encerramento a noite, onde o Pastor iniciou a mensagem baseada no tema da 1ª EBJ: “Jovens, não vos conformeis com este mundo!” (Romanos 12:2), trazendo a origem do Evangelho em Roma e o impacto que ele pode trazer em uma sociedade, de forma contextualizada, profunda e integrada, demonstrando cada vez mais a necessidade de multidisciplinaridade e de vermos o Ensino Cristão de maneira holística, tudo de uma forma muito sutil e esclarecedora.
Louvemos a Deus pela vida do Pastor Altair Germano, oremos pelo seu Ministério e que nestes últimos de crises éticas, relativistas, dentre outras, o Senhor possa levantar homens que defendem a Apologética Cristã, o Ensino Bíblico, a Sã e Genuína Palavra de Deus que é a Essência do nosso Evangelho.
Obrigado Pastor pela Sua visita em nome do Pr. Luiz de Gonzaga e do Coordenador da UMADES (União da Mocidade da AD-Sapé), Presbítero Marconi José, por tudo o que senhor ministrou sobre as nossas vidas! Que Deus o abençoe!
Em Cristo

* Jovem, membro da Assembleia de Deus em Sapé - PB
Bacharelando do Curso de Fisioterapia pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ;
Bacharelando em Teologia pelo Centro de Estudos Teológicos da Assembleia de Deus (CETAD – PB);
Coordenador de Eventos da Secretaria de Missões da Assembleia de Deus em Sapé - PB  fonte http://www.altairgermano.net/