1º Trim. 2012 - JARDIM DE INFÂNCIA - Lição 9: Jesus e a Mulher Samaritana


1º Trim. 2012 - JARDIM DE INFÂNCIA - Lição 9: Jesus e a Mulher Samaritana
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JARDIM DE INFÂNCIA – CPAD
1° trimestre de 2012.
Tema: A vida de Jesus
Comentarista: Verônica de Oliveira Araújo e Marta Doreto.
LIÇÃO 9 - JESUS E A MULHER SAMARITANA.
Texto Bíblico: João 4.1-42
Objetivo
Após a aula a criança deve saber que Deus ama a todos, Ele não se importa e não faz distinção de cor, raça ou classe social.
Aprendendo a Bíblia:
“... A água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água.” - João 4.14.
Palavra do dia...
SEDE.
Jd_1trim2012_L9_fig 1.jpg
Imagem: www.sededeamor.blogspot.com
Explorando a Bíblia
Certa vez Jesus e seus discípulos seguiram viagem como era de costume Ele saía de cidade em cidade para abençoar as pessoas que necessitava, sem olhar para cor da pele, ou se era rica ou pobre.
No caminho teve que passar por Samaria, e lá pelo meio-dia, quando se aproximava da aldeia de Sicar, veio ao poço de Jacó, situado na propriedade que Jacó havia dado ao seu filho José. Jesus estava cansado da longa caminhada no sol quente e sentou-se exausto ao lado do poço.
Logo uma mulher samaritana veio tirar água, e Jesus pediu um pouco, Ele estava sozinho naquela hora, enquanto seus seguidores tinham ido á aldeia comprar comida.
A mulher ficou surpresa que um judeu pedisse qualquer coisa a uma desprezada samaritana – geralmente eles nem falam com elas, e comentou isso com Jesus.
Ele respondeu: Se ao menos soubesse que presente maravilhoso Deus tem para você, e quem sou Eu, você me pediria um pouco da água viva!
Mas o Senhor não tem nem corda e nem balde, disse ela e este é um poço muito fundo! De onde tiraria essa água viva?
Além do mais, o Senhor é mais importante do que o nosso antepassado Jacó? Como pode oferecer uma água melhor do que esta que ele, seus filhos, e seu gado, beberam á vontade?
Depois que Jesus explicou tudo a ela, então ela se interessou e disse a Ele: Por favor, dê um pouco dessa água para mim! Assim eu nunca mais terei sede, nem terei de fazer esta longa caminhada até aqui todos os dias.
Depois de muita conversa, Jesus disse a ela tudo sobre sua vida e ela então disse, percebo que o senhor é profeta.
Então Jesus lhe disse: Eu sou o Messias!
Bem neste momento chegaram os seguidores, ficaram todos surpresos de encontrar Jesus falando com uma mulher, mas nenhum deles perguntou nada. Nisso a mulher deixou seu cântaro ao lado do poço, voltou à aldeia e disse a todo mundo: Venham conhecer um homem que me disse tudo quanto eu já fiz na vida! Será que este não pode der o Messias? Então o povo veio da aldeia correndo para ver Jesus.
E muitos dos samaritanos daquela aldeia creram que Ele era o Messias por causa da declaração daquela mulher, quando eles saíram para ver Jesus junto ao poço rogaram-lhe que ficasse na aldeia: Ele ficou dois dias na aldeia. Tempo suficiente para muitos outros crerem nele depois de ouvi-lo. Então diziam á mulher: Agora nós cremos porque ouvimos Jesus por nós mesmos, e não somente por causa do que você nos contou.
Ele é na verdade o Salvador do mundo.       
Oficina criativa
Amplie o desenho abaixo para os pequenos colorir
Jd_1trim2012_L9_fig 2.jpg
Imagem: www.sementinhakids.wordpress.com
Fontes Consultadas:                                     
·         Bíblia na Linguagem De Hoje
·         Bíblia da Galerinha
·         Bíblia de Estudo Pentecostal.
·         53 histórias de Jesus
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo
fonte www.portalebd.org.br