JUVENIS - Lição 6: Salmos Falam de Ansiedade


1º Trim. 2012 - JUVENIS - Lição 6: Salmos Falam de Ansiedade
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
TEMA: Edificando a vida cristã através dos Salmos
COMENTARISTA: Regia Carvalho
LIÇÃO 6 – SALMOS FALAM DE ANSIEDADE
Enfoque Bíblico
“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” 1Pe 5.7
Objetivos:
Definiro termo preocupação
Identificaras causas e sintomas da ansiedade
Apontaros remédios contra a ansiedade
INTRODUÇÃO:
Porque estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e o meu Deus” (Sl 42.11- ARC)
ANSIEDADE:
O dicionário define como: angustia; ânsia; incerteza aflitiva; sofreguidão etc., é estar angustiado ou aflito com alguma coisa. Existem algumas definições na Wikipédia dizendo que ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que atende momentos de perigo real ou imaginário, marcado por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração etc.
Causas:
Acredita-se que vivencias interpessoal e problemas na primeira infância possam ser importantes causas desses sintomas. Alem das causas biológicas como anormalidades químicas no cérebro ou distúrbios hormonais
Conseqüências:
Todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual. A ansiedade acaba tornando-se constante na vida de muitas pessoas. Dependendo do grau ou da freqüência, pode se tornar patológica ou acarretar muitos problemas posteriores, como transtorno da ansiedade. Portanto nem sempre é patológica, a ansiedade faz as pessoas perderem parte da auto-estima, deixam de fazer certas coisas por se julgarem incapazes. A palavra esta ligada de certa forma ao medo, o muito medo de errar não deixa começar.
Manifestações;
As pessoas têm um vasto numero de sintomas. Muitos resultam de um aumento da estimulação do sistema nervoso vegetativo ou autônomo, que controla reflexo ataque-fuga.
Sintomas da Ansiedade:
Fadiga, insônia, falta de ar, sensação de sufoco, picada nas mãos e nos pés, confusão, desmaio, dores no peito, palpitações, arrepios, suores, frio, mãos úmidas, boca seca, tremores incontroláveis, tensão muscular, dores, dificuldades para relaxar, dificuldades para dormir, tontura ou vertigem.
Fobia Social:
Ansiedade social, timidez exagerada medo de estar em aglomeração de pessoas. (Wikipédia)
Estudos feitos nos EUA, desde 1998, revela que entre os jovens adolescentes a ansiedade cresce de forma significativa. Com isso a uma corrida desenfreada para as drogas, principalmente o tabaco, e ainda pior, o tabagismo contribui para varias doenças dentre elas a depressão. (Agencia EFE – Por Izabel Martins – Yahoo noticias)
Concluímos que milhares de jovens morrem ou vão para penitenciarias devido ao envolvimento com algum tipo de drogas, licitas ou ilícitas ambas danificam as vidas. Tudo começa devido à ansiedade, sem contar milhões que vão morrer entre os trinta a quarenta anos, ou ficarem inválidos até a morte devido às drogas licita (bebidas alcoólicas, tabaco e outros) e as ilícitas (maconha, cocaína, heroína e outras)
O TERMO PREOCUPAÇÃO
Os dicionários definem como: ato ou efeito de preocupar; idéia antecipada; inquietação proveniente dessa idéia; desassossego. Preocupar é tomar posse antecipada de algo, uma coisa é fazer planejamentos, por exemplo, um jovem na igreja pretende namorar e casar com determinada moça, logo ele começa planejar o futuro, faculdade, emprego, moradia, casamento. Se eles forem ansiosos, incontroláveis é bem capaz de começar pelo filho, a preocupação de perder aquele rapaz ou aquela moça o fizeram agir no desespero. Uma pessoa assim pode ter que conviver com um problema, nem todos tem a capacidade de dar a volta por cima, viverão como dependentes e a ansiedade aumentará. Há casais que se separam, desviam, alguns até chegam ao suicídio, tudo porque não puderam superar momentos de ansiedade. Aquela preocupação, aquele sentimento de que vai perder, com isso começaram de modo errado. Bem, todavia nem tudo esta perdido, pode ser que nesse imenso numero de jovens alguns estejam em situações calamitosas, tentando sair ou consertar o erro, já é um bom começo, o filho prodigo quando resolveu voltar e começar tudo de novo, foi recebido com festa (Lc 15:17 -24). O reconhecimento de nossa parte é muito importante para Deus agir e mudar o cativeiro (Sl 51), o Salmo 42, mostra alguém com um grande sentimento de perda. Spurgeon acredita ter sido Davi o autor deste salmo por ocasião da fuga de Absalão, gostamos de ganhar sempre, nossa contabilidade é multiplicar quase não gostamos de somar, subtrair é absurdo, mas às vezes perdemos; perdemos amigos, a saúde, o emprego, a namorada (o), a esposa (o), a família. Ouvi através de um programa de radio, que em Santa Catarina, nessa catástrofe passada um querido irmão, obreiro, perdeu a esposa grávida e os filhos, imaginamos o sofrimento. Não sabemos o que aconteceu ao salmista, quais foram suas perdas, Jó disse que tudo o que ele temia lhe aconteceu. (Jó 3.25)
CAUSAS E SINTOMAS DA ANSIEDADE
O sentimento de perda, trás temores e desequilíbrio emocional, o salmista esta:
a)      Procurando Deus (Sl 42.1,2, 3)– ele se sente vazio e sem liberdade de ir falar com Deus. Existem alguns momentos em nossa vida que temos a impressão que Deus evaporou, sumiu, ou nos desprezou, o cervo estava desesperado, não sabia o caminho das águas e o salmista o de como ir a Deus. Alguns comentaristas atribuem esse Salmo ao rei Davi, mas ele pode ser anônimo, quanto aos cantores são os filhos de Coré (Nm26. 11). Nos dias de Davi eles eram os cantores, esses eram os descendentes dos que não seguiram seus pais desobedientes. Caso o salmo seja de Davi, quem pode suportar uma noticia como essa “Absalão feriu todos os filhos do rei” (2Sm 13. 30 -36), bem era mentira, mas um de fato estava morto e o outro fugiu. Dá para imaginar um desarranjo familiar de tamanha proporção e ainda ir ao culto, louvar a Deus como se nada tivesse acontecido?  Uma pessoa que esteja passando por tal dificuldade, indo à igreja ou não, devido à estrutura física estará abatida (SL 88. 1-9). O salmista tem em sua imaginação, um preso já sentenciado que aguardando à hora da morte, não há expectativa de vida.
b)      A vida já não tinha mais sentido, perdeu o apetite – alimentava de lagrimas (Sl 42.3) – No parágrafo acima citei o irmão que perdeu a família, não somente ele, mas tantos outros, esses momentos são agonizantes, depressivos é preciso muita graça de Deus para vencê-los. Num momento desses imaginamos que Deus nos abandonou por completo. Os Teólogos e estudiosos da Bíblia afirmam que Jesus em um momento agonizante declamou o salmo 88 e que esse o tenha sido seu consolo até na cruz, George O. Wood escreveu em seu livro nas paginas 357 e 358 que há possibilidade do julgamento de Jesus ter sido na parte superior do átrio e que provavelmente, Jesus tenha sido levado escada abaixo após ter sido condenado e passado os momentos antes da crucificação no calabouço, lugar em que os prisioneiros eram açoitados horas e horas (Sl 88.4-7) (Um Salmo em Seu Coração)
Nem sempre vamos poder cantar as musicas alegre, jubilosas, há momento que somos convidados a cantar musicas triste. Spurgeon a esse respeito disse: “como servos não temos muita escolha, devemos cumprir bem a nossa obrigação, pois a tristeza santa deve ser expressa com tanto cuidado como o mais alegre louvor”(Salmos, pg 225)
c)      Estava vivendo do passado, o presente conturbado e o futuro sem expectativa (Sl 42. 4). Coisa triste é viver vida cristã só de lembranças, sinal de presente ruim. O choro angustioso do salmista era devido à lembrança de quando ele ia ao culto com alegria na alma. Ele cultuava junto à multidão, agora ele esta na fossa, solitário, pode até ser que ele estivesse junto à multidão, mas se sentia só como se estivesse num deserto montanhoso. Vamos lembrar-nos da Parábola sobre o Filho Prodigo, ele se lembrou do passado, como era na casa do Pai, como vivia os empregados e ele a beira de um chiqueiro de porcos desejando comer com os porcos (Lc 15.16). Jesus contou que ele em sua imaginação, pensou em voltar, não se entregou ao desanimo, ou ao desespero (Lc 15.17-20). O presente pode estar à maior calamidade, mas a oportunidade de voltar está no presente, viver reclamando, chorando sem tomar decisão compromete o futuro (Pv 22.13; 26.13). Qual empecilho esta em seu caminho?  Com ele não dá para ter futuro, ficaremos nos alimentando do passado, nem se quer olharemos para o futuro. Quantos leões estão impedindo, jovens a viver uma vida cristã cheia de expectativas, são convidados a levar uma vida séria com Deus, mas uns querem casar primeiro, outros terminarem a Faculdade, conseguir um bom emprego etc. Jesus disse: “buscai primeiro o reino de Deus” (Lc 12.31), fazendo isso o futuro esta garantido, Jesus não esta dizendo que é para o jovem não casar-se, não estudar, ou trabalhar em um bom emprego, ele esta pedindo para não se esquecer dele (Jo 15.5b). Há também as lutas as dificuldades, as decepções, tudo isso trás ansiedade, um jovem que estava empregado, pagando seus estudos, derrepente se vê sem esses benefícios, até mesmo na igreja nossos amigos nos abandonam, nos criticam, nem todos suportam, passar por esses momentos. As expectativas vão embora, mas não podemos deixar a Cristo em hipótese alguma, nele esta o futuro.
d)      Imaginava só derrota (Sl 42.6,7)– ele se compara ao Rio Jordão, nasce no Hermom em um pequeno monte, pouca água das geleiras e daí para frente começam o volume de água, descendo por despenhadeiros. As cataratas ao longo de seu curso despejam suas águas até que desemboca no mar morto. Que esperança há para quem cair nas Cataratas do Iguaçu, por exemplo, as águas são violentas e não da chance alguma de sobrevivência. O salmista esta imaginando que ele tenha caído no Jordão, pouco antes das correntezas, logo chegou a elas e vieram as cataratas, que ele as compara a abismos e imaginem alguém ao cair naquele limo, tentando ficar em pé, lutando com a força da água. Conclusão: é impossível vencer, porque, uma catarata lançara a outra de baixo e assim vai, é o que chamamos de vida descontrolada, quantos estão assim, indo de mal a pior.
e)      Desequilibrado (Sl 42.9-11)– ele termina o salmo sem saber o que vai fazer, quer louvar a Deus, mas esta sem saber o que fazer. É às vezes tem aqueles momentos tristes e intermináveis, já oramos, jejuamos, fomos às vigílias, nada resolveu e nesse caso nos desesperamos. Estamos desequilibrados, desajustados, aparecem aqueles para acusar-nos, alguns para tirar proveito da situação, mas veja que o salmo termina, com o assunto não resolvido, mas o salmista esta confiante que Deus vai ajudá-lo. Essa deve ser a nossa confiança.
REMEDIOS CONTRA A ANSIEDADE.
Bem analisando os salmos 42 e o 88 ambos terminam, mostrando uma situação complicada, no primeiro a tristeza continua o sentimento de perda. O salmista sofre porque seus amigos zombam, perguntando onde esta o Deus dele, já no segundo o salmista se sente afogando em muitas águas e os amigos agindo com indiferença. Existe remédio para uma situação assim? Jesus disse: “no mundo tereis aflições” (Jo 16.33), não especificou como seria isso, o salmista disse: “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR os livra de todas” (Sl 34.19 - ARC). Logo descobrimos que há remédio, não nos desesperamos, precisamos acreditar que mesmo que haja milhares de opiniões contrarias, uma só palavra da Bíblia é o suficiente para crermos em Deus e esperarmos por ele. 
a)      Deus livrou o povo da aflição do Egito (Ex 3.7,17). – havia uma promessa feita a Abraão, confirmada em Isaque, Jacó, Jose, mas o tempo passou e a ansiedade tomou conta do povo, quando eles nem imaginavam viram Moises, um senhor de oitenta anos chegando com a missão de tirá-los de lá. Esperavam um forte exercito talvez, como nós sempre pensamos em algo forte, Deus usa as coisas fracas, as que não são, para confundir o mais bem preparado exercito e depois afundá-lo nas águas do mar vermelho.
b)      Deus ouviu uma mulher aflita (1Sm 1.11) – o mesmo Deus que ouviu o gemido de uma nação, muita gente pedindo a mesma coisa, ouviu uma mulher solitária, criticada, ansiosa por um filho, andava parecendo uma embriagada,confundida até pelo Sacerdote. Ela é a mãe de um menino, que foi sacerdote, juiz e profeta, um dos melhores homens que Israel já teve e foi mãe de outros filhos ainda. Era um caso insolúvel, mas não há impossível para Deus.
Já vimos que Deus ouve a multidão, mas nos fez dotado de voz única, dentre a multidão ele é capaz de identificar a nossa voz, e com precisão, sem uso de nem um tipo de aparelho é como a impressão digital, o cabelo, igual só você, mas vai alem da ciência ele sabe o pensamento de cada um de nós. A Bíblia fala do desespero de uma mãe viúva que tinha farinha e azeite apenas para uma refeição, ela não via outra solução, ela já sabia que a única coisa a fazer depois que comer aquele bolo era esperar a morte, derrepente chega à porta de sua casa um homem estranho pedindo água, certamente ao levantar naquela manhã de tamanho desespero ela imaginou que alguém podia lhe ajudar. Mas quem? Todos estavam na mesma situação o pobre, o rico, a fome já havia chegado ao palácio real, não havia comida, nem havia expectativa de chuva, bem um estranho estava a sua porta, mas pelo jeito alguém com fome, pois pede comida. Os segredos de Deus não os entendemos a principio, somente ao passar do tempo (1Rs 17.8-24)   Quando você ergue a voz dentre os milhões és inconfundível, a Bíblia diz que ele ouve ao necessitado quando clama, mesmo que pareça não haver mais esperança (2Co 1.8), a mulher que tinha um fluxo de sangue, talvez alguém o havia dito: não tem jeito.  O desespero de Jairo e a morte da menina, o amigo Lázaro já havia morrido há quatro dias, mas a frase é a mesma. “Se creres veras a gloria de Deus”. Lembraremos sempre do enfoque bíblico. “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pe 5.7)
CONCLUSÃO:
Todos já passamos por alguns momentos angustiosos, aflições que pareciam infindas, no entanto podemos hoje testemunhar das bênçãos divinas. É certo que muitas outras lutas virão, não podemos estar preocupados, nem ansiosos com isso, quando eu era menino, cantávamos nas igrejas um coro que dizia: “A luta vem e passa não desanime não; quem crer em Jesus Cristo já tem a Salvação. Há crente que não gosta de passar tribulação; mas para entrar no céu é com luta meu irmão.”
Obras consultadas.
Wood O. George – Um salmo em seu coração – CPAD
C. H. Spugeon – Esboço Bíblicos de Salmos – Shed Publicações
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Pr Jair Rodrigues