JUVENIS - Lição 8: Salmos Falam de Confiança


1º Trim. 2012 - JUVENIS - Lição 8: Salmos Falam de Confiança
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
TEMA: Edificando a vida cristã através dos Salmos
COMENTARISTA: Regia Carvalho
LIÇÃO 8 – SALMOS FALAM DE CONFIANÇA
Ao Mestre
Está disponível na Sala dos professores no www.portalebd.org.br links onde você poderá estar interagindo conosco, comentarista da lição. E assim juntos aprimorarmos nossas aulas.
Participe!!
ENFOQUE BIBLICO
“O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação e o meu alto refúgio.” Salmos 18.2
OBJETIVOS:
Demonstrar biblicamente as razões para se confiar em Deus.
Apontar o que podemos fazer para aumentar nossa confiança em Deus.
Enfatizar que devemos confiar em Deus em todos os momentos.
INTRODUÇÃO:
Bem aventurado o que confia /no Senhor, como fez Abraão/Ele creu ainda que não via/E assim a fé não foi em vão...Aleluia seja a divisa/Do herói e todo o vencedor/ (HC 126). Este hino traduzido pela irmã Frida Vingren tem a seguinte historia: diz que o casal Vingren ao chegar em Alagoas sua pequenina filha Gunvor, veio a falecer e não pode ser enterrada no cemitério da cidade por ser considerada pagã. Teve de ser enterrada longe da cidade. Gunar, abatido pela perda e saúde debilitada entrava em seu quarto em oração e lagrimas, quando começou a ouvir, mais uma vez dos lábios de sua querida esposa a mais recente tradução do clássico evangélico (http://harpacrista-fragmentos.blogspot.com/2008/08/hc126-bem-aventurana-do-crente.html)
DEFININDO O TERMO CONFIANÇA
Os dicionários definem como segurança intima com que se faz alguma coisa; firmeza de animo; credito. Tem como sinônimo a certeza e é o antônimo de duvidas, é o que chamamos fé. O ato de confiar é deixar de analisar se o fato é verdadeiro ou não, é confiar inteiramente sem restrição.
Na Bíblia de Estudo Esperança, há uma ilustração interessante para dar significado ao termo confiança ou fé. “Conta-se que um famoso equilibrista andou por sobre um cabo de aço estendido sobre dois edifícios muito altos distantes cem metros um do outro. O homem não só atravessou o espaço vazio pelo estreito cabo de aço sozinho, mas voltou pela mesma trajetória empurrando um carrinho de mão com dois sacos de cimento. Os aplausos foram contundentes. Nisso, um dos assistentes mais entusiasmados aproximou-se para cumprimentar o hábil equilibrista. Foi quando o equilibrista perguntou-lhe: “Você acredita que eu sou capaz de atravessar até o outro lado pelo cabo de aço?”A resposta foi um retumbante “não tenho a menor duvida”. Mas o equilibrista prosseguiu com um convite: “Você poderia sentar-se no carrinho de mão para que eu o leve até o outro lado?”Apavorado, o homem recuou, balbuciando: “Levar a mim? A mim, não!”
Confiança ou fé é fazer uma entrega confiando inteiramente no outro é colocar a vida nas mãos dele sem sequer imaginar que esta correndo algum risco. É o que aconteceu com Abrão, saiu da terra sem saber para onde ia, dependia de Deus para guiá-lo, fez isso até o final de sua vida, errando apenas no episodio de Agar, eis a razão de ser conhecido como: o pai na fé. Dentre as biografias que já li uma das mais interessantes é a de Jorge Muller o Apóstolo da fé, ele é conhecido como: “O pai dos orfanatos”. Converteu-se aos vinte anos de idade anos depois dedicou a cuidar de órfãos, segundo a história ele não fazia nada sem antes saber se era a vontade de Deus, um de seus lemas era: “Se o crente desejar grande fé deve dar tempo para Deus trabalhar.” No livro Heróis da Fé na pagina 148, encontramos o seguinte relato:
São de Jorge Muller essas palavras: “Muitas repetidas vezes tenho-me encontrado em posição muito difícil, não só com 2000 pessoas comendo diariamente às mesas, mas também com a obrigação de atender a todas as demais despesas, estando a nossa caixa com fundos esgotados. Havia ainda 189 missionários para sustentar, cerca de 100 colégios com mais 9000 alunos, alem de 4000.000 de tratados para distribuir, tudo sob nossa responsabilidade, sem que houvesse dinheiro em caixa para as despesas.” Muitas vezes ele nem sabia como o alimento chegava, o Dr A.T. Pierson disse que uma noite nada tinha para por à mesa no outro dia, Jorge Miller o convidou para orar e no dia posterior sem saber como 2000 crianças estavam se alimentando normalmente. Imagine o desespero daquele moço quando saiu à porta e deparou com aquele grande exercito ficou desesperado, porem Elizeu parecia nem se preocupar (2Rs 6.15 – 17), mas nem sempre temos os olhos abertos assim.
AS RAZÕES PARA SE CONFIAR EM DEUS
Primeiro porque a única maneira de agradá-lo é tendo confiança nele, Abraão fez coisas extraordinárias através da fé ao ponto de Deus não ocultar dele o que fazia (Gn 18.1). A segunda razão é que ele não decepciona os que nele confiam, vejam: pela fé ofereceu Abraão a Isaque..., pela fé Isaque abençoou Jacó e Esau..., pela fé, Jacó próximo da morte, abençoou..., pela fé Jose,  próximo a morte fez menção da saída dos filhos de Isarael..., pela fé, Moises sendo nascido foi escondido...., sendo já grande recusou..., muito embora eles não alcançaram a promessa, mas não foram decepcionados     (Hb 11.17-40).
O Salmo 125 afirma: “Os que confiam no Senhor serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre” (ARC). Os ídolos das nações eram vistos como transmissor de segurança, as imagens eram lavadas diariamente, vestidas, seus cabelos cortados e alimentadas, havia pessoas que eram encarregadas de levá-las em festas especiais ou guerras para serem objetos da odoração uma vez que acreditavam que seus deuses habitavam nelas.
Mas seus servidores eram abalados quase que sempre, havia muitas guerras e o vencedor saqueava a cidade e quebrava os deuses do perdedor, outrora roubavam por serem de materiais valiosos. A nação perdedora ficava decepcionada, alem do amargor da derrota a decepção religiosa, seu deus era fraco. (Comentário Bíblico Atos). O Salmo 125 é atribuído a Davi, por muitos escritores e pesquisadores Spurgeon é um deles, mas parece ser anônimo e o fato que leva a composição do salmo parece muito com o acontecimento de 2 Crônicas 32, naquela ocasião Ezequias era o rei de Judá e Senaqueribe rei da Assiria o desafiava, mesmo que os muros estavam fortalecidos as fontes de água protegidas, o exercito assírio era poderosíssimo, o rei Ezequias por sua vez confiava em Deus com toda sua força e convocava o povo a confiar também  (vv 9 -23).
Deus esta em volta de seu povo, o exercito inimigo esta sempre ao derredor (Sl 125.2), as lutas que passamos não significa que estamos desprotegidos e que precisamos buscar algo mais para estarmos seguro, Ezequias na posição de rei, reparou os muros, canalizou as fontes de água, criando assim alguns tanques na cidade, as fontes de águas ficaram assim escondidas, tudo isso é paliativo. O que nos protege mesmo é Deus, não podemos deixar de fazer a nossa parte, mas é ele “nosso Refugio e Fortaleza” (Sl 46.1), ainda que os poderosos exércitos nos cerquem; confie em Deus, ainda que cavem as nossos montes a procurem nossas fontes de água, e nos impossibilitem saciar a nossa sede – “Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus” (Sl 46.4)
O QUE PODEMOS FAZER PARA AUMENTAR NOSSA CONFIANÇA
Li um relato interessante no livro um Salmo em seu Coração nas paginas 505 e 506. Eis o relato em forma parafraseada “Em 22 de novembro de 1873, Anna Spafford estava de pé com suas quatro filhas no convés do navio Frances Ville Du Havre, que estava naufragando. O navio havia colidido com outro e em 12 minutos morreram 226 pessoas – 87 sobreviveram, Anna tinha 31 anos correu imediatamente para o bote salva-vidas com suas filhas de 2 e 11 anos de idade.
 Todos estavam em pânico total, o mastro do navio caiu sobre o pequeno bote matando as pessoas que nele já haviam entrado, Annie com suas filhinhas agarradas ao pescoço e ao joelhos, ouviu de Maggie de 11 anos – “Mamãe, Deus cuidara de nós”, Annie estava calma e disse: não tenham medo. O mar pertence a Deus, foi ele que o criou. Então a água as engoliu, sem que a mãe nada pudesse fazer, a única lembrança que ficou foi sua filhinha tão pequena sendo arrancada de suas mãos pela força da água. Sua primeira reação foi de desespero completo. Então Annie sentiu uma voz lhe falar: “Você foi poupada por uma razão”.
Imediatamente, ela pensou no conselho de um amigo tinha lhe dado muitas vezes: “É fácil ser grata e boa tendo tudo na vida, mas, tenha cuidado, não seja uma amiga de Deus apenas nos bons momentos”. Mais tarde escreveu a seu marido “só eu me salvei”. Annie é autora de um hino, cuja musica é de P.P.Bliss, ministro de musica de Moody. Eis o inicio “Se paz a mais doce me deres gozar/Se dor a mais forte sofrer/Oh! Seja o que for, Tu me fazes saber/que feliz com Jesus sempre sou”. Pode um fato assim aumentar a confiança de alguém?
Nos dias atuais uma pessoa que passe por uma catástrofe gigantesca como essa é taxada de pecadora, sem duvida é colocada em julgamento por muito de nós. Outra coisa a ser analisada é como pode confiar em alguém que pode salvar e parece nada fazer? Annie havia acabado de dizer às filhas sobre sua confiança naquele que tudo pode, garantido que ele cuidaria da situação. Nós cofiamos apenas nas pessoas que conhecemos e que não falha conosco.
Há aqui uma pergunta interessante: Em que a historia de Annie nos ajuda? Primeiro ajuda-nos a entender que Deus é soberano em tudo, somente ele tem conhecimento daquilo que chamamos futuro, pois habita na eternidade. A segurança, o conforto que precisamos somente é encontrado nele. Portanto é necessário oração, meditação na Palavra de Deus para entendermos sua vontade, assim nossa confiança aumentara ao momento que a nós for comunicado sua vontade. Quando ele revela a nós a sua vontade, passamos a ver as coisas de modo diferente, com menos emoções carnais.
Na emoção carnal a historia bonita para Annie era todas as suas filhas salvas ao encontro do marido e pai emocionado, no entanto em um relacionamento estreito com Deus, Annie e quem estiver na mesma visão dirá “seja o que for, tu me fazes saber/feliz com Jesus sempre sou” . É obvio que Deus é provisão, o povo de Israel é testemunha e a Bíblia relata, fatos como abertura das águas do mar, do rio Jordão, o maná vindo do céu, água tirada da rocha, livramentos e etc.. Quando lemos esses relatos aumenta a nossa fé. A receita para aumentar a confiança é ouvir a Palavra de Deus, é conversar com ele através de nossas orações.
Há irmãos que oram muito alto, mas só pedem, reclamam, citam trechos da Bíblia, citam nomes de personagens e não conversam com Deus. Não estou criticando quem ora alto, estou fazendo uma observação, e, alias ha muita gente que Jesus não confia , vivem atrás só de milagres (Jo 2.23,24), orar é dialogar com Deus, pode ser falando alto, desde que os demais não estejam cantando, como pode ser apenas no pensamento. Assim ficaremos mais amigos e a confiança aumentara.
CONFIANDO EM DEUS EM TODOS OS MOMENTOS
Bem já falamos de Annie e ela contou do amigo que havia lhe ensinado a confiar em Deus nas horas boas e nas ruins. Nesse tópico vamos lembrar um pouquinho de alguns personagens bíblicos que passaram por momentos difíceis e não tiveram sua fé abalada. O sofrimento de Jó é o exemplo mais citado nessas horas, com todo aquele sofrimento não deixou sua confiança em Deus, antes estreitou mais ainda.
Jose teve varias fazes ruins até chegar ao governo do Egito, foram anos de sofrimentos, acreditam que foram mais de quinze anos ao assumir o governo estava ainda mais forte seu relacionamento com Deus. Daniel já estava velhinho aposentado de suas funções no reino quando foi jogado na cova dos leões, o velhinho esta no mesmo relacionamento com Deus de quando tinha ai os seus dezesseis ou dezessete anos. E eu diria ainda melhor, porque sobreviveu a mais de setenta anos na coorte babilônica sem se desviar, Daniel orava, não é porque estava em apuros ou por não ter o que fazer, era esse o seu habito: “falar com Deus”.
Confiar em Deus a todo o momento significa estar ligado nele, Jesus falou sobre isso e João registrou no capitulo 15.1-5, eis a razão de alguns homens terem deixados grandes exemplos na historia. Eles andaram com Deus, no Novo Testamento, os discípulos eram homens a princípio rudes e ignorantes, alguns cometeram falhas desagradáveis, mas depois do pentecostes foram revestidos e entenderam que é orando e falando com Deus que se vence. Vejam o que eles enfrentaram Pedro foi crucificado, na hora exigiu que o colocassem de cabeça para baixo por não se achar digno morrer como seu Senhor, Andre foi crucificado, Mateus foi morto a espada, Tiago foi crucificado, Filipe, Simão também foram crucificados, Tadeu morto a flechadas, Tiago irmão de Jesus apedrejado, Tomé aquele que passa a impressão de ser incrédulo, morreu traspassado por uma lança por confiar que aquele era o Cristo ressurreto, Bartolomeu crucificado, Tiago, filho de Zebedeu morto pela espada. (2Pe 1.16).
Cantamos o hino 303 da Harpa Cristã “quando o sol brilhar em qualquer lugar/tu precisa de Jesus/quando escurecer tudo fenecer/tu precisa de Jesus/...mesmo havendo paz calma mui veraz/tu precisa de Jesus...quando a morte entrar em teu próprio lar/tu precisa de Jesus/ante o tribunal decisão final/tu precisa de Jesus”. Alguém se habilita dizer quando não precisamos confiar em Deus?
CONCLUSÃO
Encontramos muitas razões para confiar em Deus, já mostramos algumas no segundo tópico, também relacionamos no tópico seguinte aquilo que faz a nossa fé em Deus aumentar e concluímos que não há um momento sequer que não precisamos de Deus.
CONFIA EM DEUS
 A vida tem tristezas mil
Nem tudo é um céu de anil
Mas contra a dor que é tão sutil
Há um caminho só:
Confia em Deus,
Que Ele sempre te ouvirá
Confia em Deus
Que Ele nunca falhará
Confia em Deus
Que a negra nuvem passará
Oh! não duvides
Mas confia em Deus
E se tua fé provada for
E te esqueceres do Senhor
Necessitando um Salvador
Há um caminho só:
Confia em Deus,
Que Ele sempre te ouvirá
Confia em Deus
Que Ele nunca falhará
Confia em Deus
Que a negra nuvem passará
Oh! não duvides
Mas confia em Deus
Concluo com esse hino cantado a muito por Feliciano Amaral e outros.
Obras consultadas.
•    Bíblia de Estudos Esperança – Ediçoes Vida Nova
•    Mais que um Carpinteiro – Josh Mcdowel – Ed. Betania
•    Um Salmo em seu Coração – George O. Wood
•    C. H. Spurgeon – Shed publicações
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Pr Jair Rodrigues
fonte portalebd.org.br