O que significa Santo dos santos?


Por André Sanchez
Já ouvi muitas pessoas usando essa expressão (Santo dos santos), principalmente em algumas músicas, porém, tenho certeza de que muitas pessoas não sabem exatamente o significado dessa expressão. Nesse artigo explicarei de forma simples o significado dela.
Essa expressão é vinda do Antigo Testamento. Para a entendermos bem, devemos lembrar que Deus ordenou ao povo israelita, enquanto eles ainda estavam no deserto em direção à terra prometida, que fizessem uma espécie de “templo” móvel que a Bíblia chama de tabernáculo. Nesse tabernáculo existiam algumas divisões e o Santo dos santos (ou Lugar Santíssimo como também era chamado) era uma delas. No templo construído por Salomão também existia o Santo dos santos (observe na figura abaixo a planta)santo dos santos, tabernáculo, lugar santíssimo, planta do tabernáculo
O Santo dos santos era o lugar mais sagrado do tabernáculo e também do templo, pois nele ficava a arca da aliança, que simbolizava a presença do Deus vivo no meio do povo. Somente o Sumo Sacerdote (o “chefe” de todos os sacerdotes) podia entrar nesse lugar uma vez por ano para fazer expiação os pecados do povo (Lv 16. 34). Como se vê na figura acima, o Santo dos santos, era separado do Santo Lugar por um espesso véu (Ex 26. 33).
Nos tempo atuais não existe mais esse lugar, pois Jesus Cristo rasgou o véu que nos separava da presença de Deus e nos deu livre acesso ao Pai.
Para melhor entendimento desse artigo, leia também: