1º Trim. 2012 - JARDIM DE INFÂNCIA - Lição 10: Recebido como Rei


1º Trim. 2012 - JARDIM DE INFÂNCIA - Lição 10: Recebido como Rei
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JARDIM DE INFANCIA – CPAD
1º Trimestre de 2012
Tema: A vida de Jesus
Comentaristas: Verônica de Oliveira Araujo & Marta Doretto
LIÇÃO 10 – RECEBIDO COMO REI
Ao Mestre
Professor (a)  há algum tempo, em minha congregação, nas reuniões de professores de EBD, “tenho batido na mesma tecla”, falando acerca da necessidade que todos nós, professores de EBD, temos de nos conscientizarmos da importância do trabalho que temos em mãos – não importa se aparecemos ou não, se reconhecem o valor de um professor de EBD ou não – devemos ter em mente que o fruto de nosso trabalho é a formação espiritual do crente, a edificação do Corpo de Cristo. Mesmo quando não dispomos de recursos, devemos nos conscientizar que a aula e nossos pequenos são de nossa responsabilidade, e por amor a Obra, devemos nos desdobrar para atender os interesses dos alunos, através de nossa própria atuação (criatividade, diversidade de metodologia, etc.).
Faz-se necessários termos sempre em mente, que é na EBD que o crente terá condições de ser filtrado, e se estruturar doutrinariamente – e a nós amados (as) nos é dada à oportunidade de ensinar a Palavra de Deus – estruturarmos o futuro da Igreja.
Que privilégio! E lembre-se não espere reconhecimento humano, aqui na terra a nossa maior recompensa é ver o resultado do nosso trabalho – vidas edificadas, cristãos autênticos para o Reino de Deus, mesmo que os homens não vejam, mas Deus que tudo vê já nos prometeu:
“... e os que a muitos ensinam à justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente.” Dn 12.3.
Texto Bíblico: Mc 11.1-11
Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que Jesus como parente do rei Davi era de linhagem real tendo o direito de ser rei, e sendo Filho de Deus é Rei de reis.
A palavra é..
REI
Siga a instrução da revista de mestre, e explique aos pequenos que a autoridade dos reis terrenos é somente nas regiões onde mantém seu governo. Mas Jesus sendo Deus tem um governo sobre todo o universo e sendo SENHOR de todas as coisas, até mesmo da vida, é REI que tem o governo de tudo, em cujas mãos está todas a coisas – é REI sobre todos os reis.
Aprendendo a Bíblia
“O SENHOR é Rei para sempre”(Sl 10.16 – NTLH)
História Bíblica
Chegou a época da Páscoa, Quando Jesus e os discípulos estavam chegando a Jerusalém, foram até o monte das Oliveiras, que fica perto dos povoados de Betfagé e Betânia. Então Jesus enviou dois discípulos na frente, com a seguinte ordem:
 — Vão até o povoado que fica ali adiante. Logo que vocês entrarem lá, encontrarão preso um jumentinho que ainda não foi montado. Desamarrem o animal e o tragam aqui. Se alguém perguntar por que vocês estão fazendo isso, digam que o Mestre precisa dele, mas o devolverá logo.
Eles foram e acharam o jumentinho na rua, amarrado perto da porta de uma casa. Quando estavam desamarrando o animal, algumas pessoas que estavam ali perguntaram:
— O que é que vocês estão fazendo? Por que estão desamarrando o jumentinho?
Eles responderam como Jesus havia mandado, e então aquelas pessoas deixaram que os dois discípulos levassem o animal.
Eles levaram o jumentinho a Jesus e puseram as suas capas sobre o animal. Em seguida, Jesus o montou.
Muitas pessoas estenderam as suas capas no caminho, e outras espalharam no caminho ramos que tinham cortado nos campos.
Jesus montou no jumentinho e ploc... ploc... ploc... foi andando pelas ruas. Jesus estava indo para o grande e lindo templo de Jerusalém. Muitas pessoas começaram a acompanhá-Lo. Elas jogavam mantos, flores e folhas no caminho onde Jesus passava.
As pessoas começaram a dar vivas a Jesus. Falavam:
__ Viva Jesus!! Ele é o prometido de Deus. Jesus é o nosso rei! Hosana  (que quer dizer salva-nos) ao Rei que Vem em Nome do SENHOR.
Os chefes dos judeus se indignaram com as pessoas saudando a Jesus e disseram:
__ Jesus manda essas pessoas se calarem.
Jesus respondeu:
__ Por que? Por que elas devem se calarem? Não, elas estão falando a verdade – Eu Sou rei.
E as pessoas continuaram gritando:
__ Que Deus abençoe o Reino de Davi, o nosso pai, o Reino que está vindo! Hosana a Deus nas alturas do céu!
Assim Jesus entrou em Jerusalém, foi até o Templo e olhou tudo em redor. Entrou em Jerusalém aclamado como Rei, o filho de Davi.
Fixando a aprendizagem
Reproduzir os desenhos para os pequenos pintar e montar
Jd_1trim2012_L10_fig 1.png
Imagem: www.losninosylabiblia.blogspot.com
Fontes consultadas:
·         Bíblia NTLH – SBB
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Colaboração para o Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva.