Grupos cristãos são perseguidos no Cazaquistão



Cerca de 580 grupos religiosos perderam o registro do governo para a realização de cultos


Grupos cristãos são perseguidos no Cazaquistão
Centenas de pequenos grupos religiosos tiveram seus registros anulados no Cazaquistão, como um ato oficial do Ministério de Assuntos Religiosos do país, que considera tais atividades como ilegais.

Muitas denominações cristãs, incluindo Batista e Presbiteriana, estão entre os 579 grupos religiosos que foram desregistrados das permissões do governo de fazerem seus cultos.

Kairat Lama Sharif, presidente da Agência de Assuntos Religiosos, descreveu que caiu em 13% o número de grupos religiosos que eram oficialmente reconhecidos pelo Estado. Ele disse que o número ainda pode aumentar à medida que a nova lei religiosa do país seja aplicada.

Um grupo religioso precisa ter, pelo menos, 50 membros adultos para se tornar registrado no Cazaquistão. Os líderes de pequenas igrejas receberam avisos oficias para que parassem suas reuniões.

Pequenas igrejas ainda estão realizando seus cultos normalmente, mas estão enfrentado a perseguição do Estado. Um representante de uma igreja disse que os cristãos agora estão com mais medo. "Estamos preocupados com possíveis punições das autoridades”.

Para muitos, agora o registro de suas igrejas será quase impossível, pois é muito difícil conseguir 50 assinaturas de pessoas que frequentam suas igrejas, pois em sua maioria, as igrejas possuem menos de 50 membros.


Fonte: Portas Abertas