Lição 10: Uma Igreja Verdadeira Próspera - Plano de Aula


 Trim. 2012 - Lição 10: Uma Igreja Verdadeira Próspera - Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2012

TEMA – A verdadeira prosperidade – a vida cristã abundante

COMENTARISTA : José Gonçalves

PLANO DE AULA Nº 10
LIÇÃO Nº 10 – UMA IGREJA VERDADEIRAMENTE PRÓSPERA
1º SLIDE INTRODUÇÃO
- No início do terceiro e último bloco deste trimestre letivo, estudaremos qual é a verdadeira prosperidade bíblica.
- Para entendermos que é a verdadeira prosperidade bíblica, é preciso sabermos qual o propósito da Igreja sobre a face da Terra.
2º SLIDE   I – ISRAEL E A IGREJA
- No propósito para a salvação do homem, o Senhor teve, na terra, desde os primórdios, um povo através do qual manifestasse o Seu amor para com todos os homens:
a) a descendência de Sete (Gn.4:26), que se perverteu com os descendentes de Caim (Gn.6:1,2) e foi destruída com o dilúvio (Gn.6:6,7), com exceção de Noé e de sua família (Gn.6:8).
b) Israel, que foi formada após a rebelião da comunidade única pós-diluviana (Ex.19:5,6)
c) a Igreja, depois que Israel rejeitou a Cristo (Jo.1:12,13; Ef.2:11-22)
3º SLIDE
- O papel de Israel era ser “povo santo” e “reino sacerdotal” (Ex.19:5,6). Fracassou neste propósito, pois (I):
a) ao adorar o bezerro de ouro, o sacerdócio ficou reduzido a tribo de Levi (Ex.32;
Nm.3:1-13);
b) ao ingressar em Canaã, não destruíram todas as nações e acabaram se envolvendo com a idolatria (Jz.2:1-6,10-23), que os fez, inclusive, perder a Terra (II Rs.17:1-23; II Cr.36:15-23);
c) deixaram de ser “reino do Senhor”, para terem reis como as outras nações (I Sm.8:5,7).
4º SLIDE
- Diante da total inobservância por Israel dos compromissos que havia assumido no monte Sinai, a aliança tornou-se “velha”, ou seja, “perto de se acabar” (Hb.8:13).
- Deus levantou profetas anunciando que haveria uma “nova aliança”, um “novo concerto” (Jr.31:31-33), a fim de que Israel pudesse cumprir o seu papel de “povo santo e reino sacerdotal”.
5º SLIDE
- Deus levantou João Batista com a mensagem de arrependimento aos judeus, a fim de que eles pudessem receber o novo concerto.
- A mensagem de João Batista era inovadora, pois mostrava aos judeus que eles não se salvariam apenas pela etnia, mas tinham de se arrepender de seus pecados (Mt.3:7-9; Lc.3:7,8), dando a entender que, se Israel não se convertesse, a “filiação de Abraão” passaria a outros povos.
6º SLIDE
- O Senhor Jesus, o Messias prometido, veio, então, devidamente apresentado por João Batista (Jo.1:26-34), “para as ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mt.15:24), oferecendo-lhes o novo concerto, a nova aliança, para que tivessem a lei do Senhor inscrita em seus corações.
- Entretanto, Israel O rejeitou (Jo.1:11; 11:46-53), de forma que a nova aliança foi destinada, como profetizado, a todos quantos creram em Cristo e aceitaram esta oferta, tanto judeus quanto gentios (Is.49:6; Jo.1:12; Ef.2:11-16).
7º SLIDE
- Apesar de Israel ter rejeitado a Deus, o Senhor não rejeitou o Seu povo (Rm.11:1-5), pois há promessa para a salvação do remanescente de Israel, não por etnia, mas por fé em Cristo Jesus (Rm.11:23-32).
- Israel não deixou de ser o povo de Deus , embora esteja em “estado de profundo sono espiritual” (Rm.11:8) .
8º SLIDE
- Ante a vinda do Messias e a rejeição por Israel, o Senhor constituiu um povo, formado de judeus e gentios - o “Israel de Deus” (Gl.6:16).
- O “Israel de Deus” é um povo formado de “novas criaturas” (Gl.6:15), que está “em Cristo Jesus”, na “videira verdadeira” (Jo.15:1-5), um povo para quem “o mundo está crucificado para eles e eles para o mundo” (Gl.6:14).
9º SLIDE
- Israel estava, e ainda está, sob a lei, visto que rejeitou o novo concerto e, por isso, seu patamar não alcançou a “bênção de Abraão”.
- A Igreja, tendo aceitado a graça que veio por Jesus (Jo.1:17), encontrou  a dimensão da promessa dada a Abraão (Gl.3:14). E qual é esta bênção? É a justificação pela fé, a comunhão com Deus, o perdão dos pecados, a filiação divina, a vida eterna (Gl.3:26; Rm.4:3,23-25; Rm.8:1,2; Jo.5:24).
10º SLIDE   II – A IGREJA E A SUA MISSÃO
- Deus constituiu a Igreja para (I):
a) evangelização – missão principal e máxima da Igreja – ganhar almas para o Senhor, pregar o Evangelho, de diversas maneiras, em especial, uma vida sincera e santa diante de Deus e dos homens
b) integração – tarefa de inclusão dos novos convertidos na igreja local
c) educação doutrinária – discipulado dos novos convertidos e crescimento espiritual contínua dos crentes
11º SLIDE
- Deus constituiu a igreja para (II):
d) adoração – reconhecimento da soberania de Deus, fazer a vontade de Deus no dia-a-dia de nossas vidas sobre a face da Terra
e) profecia – ser porta-voz da Palavra de Deus, revelar aos homens o que as Escrituras dizem a respeito dos temas e problemas do cotidiano
f) ética – ter uma conduta diferente dos demais homens, produzir o fruto do Espírito
12º SLIDE
- Deus constituiu a igreja para (III):
g) missão social – ser luz do mundo e sal da terra, modificar a sociedade onde se encontra
h) missão auxiliadora – aconselhar, orientar os homens segundo a Palavra de Deus
i) missão consoladora – visitar os homens, consolando-os com a Palavra de Deus
13º SLIDE
- Deus constituiu a igreja para (IV):
j) missão conciliadora – promover a comunhão entre os santos
k) missão conservadora – preservar a sã doutrina, repudiar heresias, modismos e inovações
l) missão dinâmica – manter o avivamento espiritual contínuo
m) missão medicinal – disciplinar os crentes para que não morram espiritualmente
14º SLIDE   III – A IGREJA VERDADEIRAMENTE PRÓSPERA
- A Igreja será próspera, ou seja, feliz, bem-sucedida, cumpridora dos propósitos estabelecidos pelo Senhor a ela, se bem executar todas as ações que a ela são determinadas, com destaque para a evangelização e o aperfeiçoamento dos santos.
- Para bem realizar tais tarefas, a Igreja tem necessidade é da operação do Espírito Santo. A verdadeira prosperidade da Igreja está, pois, em receber e manter o Espírito Santo como seu guia e condutor (Jo.14:26; 16:13,14) até o dia em que Ele a levará ao encontro do Senhor Jesus nos ares.
15º SLIDE
- Em cada igreja local, faz-se necessário que se trabalhe intensamente para que os salvos estejam cheios do Espírito Santo, sejam espiritualmente enriquecidos.
- O Senhor quer que a Igreja seja “depositária do Evangelho”, a guardiã das boas-novas de salvação da humanidade na pessoa de Jesus e não “detentora de riquezas materiais”.
16º SLIDE
- Deus cumpre a Sua promessa de suficiência aos Seus servos  para que se possa realizar a Sua obra.
- Fazer com que os crentes passem a se preocupar com as coisas desta vida, que corram atrás de comida, bebida e vestido nada mais é que tornar os salvos em Cristo Jesus em gentios (Mt.6:31,32), é fazer os integrantes da Igreja renegarem a própria salvação.
17º SLIDE
- Fazer parte da Igreja é:
a) deixar de fazer parte do mundo
b) ter a esperança na cidade que está nos céus (Fp.3:20,21)
18º SLIDE
- Uma igreja verdadeiramente próspera é aquela que:
a) cujos membros cada vez mais se santificam e se aproximam do Senhor Jesus (I Co.1:5-7);
b) tem o poder de Deus para realizar sinais e maravilhas com intuito de transformar vidas e convertê-las a Cristo Jesus (At.3:6; 4:4);
19º SLIDE
- Uma igreja verdadeiramente próspera é aquela que (II):
c) apresenta um testemunho que a diferencia de gentios e de judeus (At.5:12,13), que demonstre conversão a Deus para servi-l’O (I Ts.1:9).
d) efetivamente trabalha para ganhar almas para o Senhor Jesus, que não descansa enquanto o Senhor não vier, a alcançar os perdidos, sejam judeus ou gentios, levando-lhes a Palavra do Senhor.
20º SLIDE
- Uma igreja verdadeiramente próspera NÃO é aquela que:
a) vê seus membros galgarem posições na sociedade nem tampouco terem elevação da sua renda;
b) que se entenda materialmente rica e que nada tem falta, mas que é espiritualmente desgraçada, miserável, pobre, cega e nua (Ap.3:17).
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Ev. Prof. Dr.Caramuru Afonso Francisco