Lição 13: Somente em Jesus temos a Verdadeira Prosperidade - Plano de Aula


1º Trim. 2012 - Lição 13: Somente em Jesus temos a Verdadeira Prosperidade - Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2012

TEMA – A verdadeira prosperidade – a vida cristã abundante

COMENTARISTA : José Gonçalves

PLANO DE AULA  Nº 13
LIÇÃO Nº 13 – SOMENTE EM JESUS TEMOS A VERDADEIRA PROSPERIDADE
1º SLIDE                                              
INTRODUÇÃO
- No encerramento deste trimestre letivo, estudaremos o verdadeiro significado da vida abundante, da verdadeira prosperidade, que é a comunhão com Deus, que se obtém por meio de Jesus Cristo.
- A comunhão com Deus dá ao homem o bem-estar psíquico e a suficiência material, elementos necessários para que vençamos a jornada passageira sobre a face da Terra.
2º SLIDE
I – JESUS, A FONTE DA VIDA
- O Senhor disse ao primeiro casal que a “vida” consistia na obediência ao Senhor, que a comunhão com Deus era “vida”.
- Esta “vida” de que fala o Senhor é traduzida no grego pela palavra “zoé” (ζωή), que tem um sentido não só de “vida física”, mas, também, de “vida pertencente a Deus” (Gn.2:7).
3º SLIDE
- A mera existência biológica, que o grego chama de “bios” (βίος) (I Tm.2:2; I Jo.2:16) - a “vida diária”, a “vida sobre a face da Terra”.
- A “vida”, no seu sentido amplo, envolve os aspectos espiritual e material.
4º SLIDE
- Quando falamos de “vida”, não podemos, de modo algum, desvincular esta questão do pecado. “O salário do pecado é a morte” (Rm.6:23).
- A problemática do pecado foi resolvida mediante a vinda de Jesus Cristo a este mundo. Ele veio para nos dar a “vida eterna” (Jo.3:16),
5º SLIDE
- Quem crê em Jesus  passa da morte para a vida (Jo.5:24), uma vida com abundância (Jo.10:10).
- Esta “vida abundante” é a superação de mera “existência biológica” para se ter, novamente, a comunhão com Deus, a perspectiva de uma existência além da vida biológica com Deus.
6º SLIDE
- Por estarmos em uma vida de comunhão com o Senhor, passamos a cada dia a buscarmos ter a mesma unidade que há entre o Pai e o Filho (Jo.10:30; 17:11).
- A “vida abundante” tem como objetivo o tornar-nos “um com o Senhor”, ou seja, tornarmo-nos um ser com a mesma vontade, o mesmo desejo, o mesmo sentimento que tem o Senhor (Gl.2:20).
7º SLIDE
- A “vida abundante” que nos vem de Cristo é “abundante” em dois aspectos:
a) qualitativo -  envolve não só a existência biológica, mas, também, e mais importante, a vida espiritual, a comunhão com o Senhor;
b) quantitativo - não é limitada pelo tempo, é eterna.
8º SLIDE
- A frutificação do Espírito é a demonstração de que se tem vida abundante (Gl.5:22; Mt.7:16-20).
- Aquele que tem vida eterna porque creu em Jesus Cristo, no Filho de Deus (Jo.3:36) produz frutos de justiça (Fp.1:1), bons frutos (Tg.3:17), pelos quais é reconhecido como genuíno e autêntico discípulo de Cristo (Mt.7:17,18).
9º SLIDE
II – A VIDA ETERNA
- Vida eterna é o conhecimento do Senhor como único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo como o Seu enviado (Jo.17:3).
- A “vida eterna” é o estado de comunhão entre Deus e o homem, feito por intermédio da fé em Jesus Cristo, de que já desfruta, mesmo neste mundo, todo aquele que se entrega a Jesus como único e suficiente Salvador.
10º SLIDE
- A “vida eterna” é um processo que se inicia com o “novo nascimento” (Jo.3:3) e se desenvolve mediante o “nascimento da água e do Espírito” (Jo.3:5).
. “…Portanto, não é meramente vida sem fim (simples imortalidade), e sim, um tipo de vida na qual a imagem de Deus é duplicada no homem, segundo o padrão do Filho mais velho (…) um estágio de glória para outro, ad infinitum, II Co.3:15.…” (Russell Norman Champlin).
11º SLIDE
III – A VIDA ABUNDANTE
- Como a vida eterna se inicia neste tempo presente, envolve, também, a “vida sobre a face da Terra”, a “bios”.
- A “vida terrena” transforma-se quando recebemos a Cristo Jesus como nosso Senhor e Salvador. e, por causa disso, nossas perspectivas mudam.
12º SLIDE
- Não ficamos preocupados com o que havemos de comer, vestir ou beber, pois a fé no Filho de Deus faz-nos saber que o Senhor nos providenciará o necessário para sobreviver, a suficiência material (Mt.6:25-34).
- A “vida terrena” é olhada por um novo aspecto, qual seja, o de que estamos aqui apenas de passagem (Is.38:12). Por isso, não corremos atrás da “comida que perece”, mas, sim, “daquilo que permanece” (Jo.6:27), das “coisas de cima” (Cl.3:1-3).
13º SLIDE
- Na “vida terrena”, o que move o discípulo de Cristo Jesus é a produção de bons frutos, a glorificação do nome do Senhor Jesus,  o uso do corpo em que estamos neste mundo para ser “instrumentos de justiça” (Rm.6:13; Tt.2:12), vida esta, aliás, que nos fará padecer perseguições (II Tm.3:12).
- É a isto que as Escrituras denominam de “novidade de vida” (Rm.6:4), o ser “nova criatura” (II Co.5:17; Gl.6:15).
14º SLIDE
- Duas atitudes devem ser reprovadas por não terem qualquer respaldo bíblico:
a) a anulação de todo aspecto material da “vida abundante”;
b) a redução da “vida abundante” tão somente ao aspecto material.
15º SLIDE
- Na “vida terrena “, o que há são aflições (Jo.16:33; Rm.8:18), aflições que não para comparar com a glória que está reservada para nós.
- O discípulo de Jesus Cristo sabe que a “vida terrena” não é regalada, é, por vezes, difícil e espinhosa, mas, apesar de toda a dificuldade, ela não faz perder o foco, que é a vida além, que já desfrutamos aqui uma vez que nos encontramos nos “lugares celestiais em Cristo” (Ef.1:3).
16º SLIDE
- Nossa “vida terrena” é “em Cristo” e, por isso (I):
a) temos a redenção (Rm.3:24);
b)  estamos mortos para o pecado (Rm.6:11);
c)  não temos mais nenhuma condenação (Rm.8:1);
17º SLIDE
- Nossa “vida terrena” é “em Cristo” e, por isso (II):
d)  somos santificados (I Co.1:2);
e)  temos simplicidade (II Co.11:3).
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Ev. Profº Dr. Caramuru Afonso Francisco
fonte www.portalebd.org.b