2º Trim. 2012 - Lição 3: Éfeso, a Igreja do Amor Esquecido - Plano de Aula


2º Trim. 2012 - Lição 3: Éfeso, a Igreja do Amor Esquecido - Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2012

TEMA – As sete cartas do Apocalipse – a mensagem final de Cristo à Igreja

COMENTARISTA : Claudionor  Corrêa de Andrade


LIÇÃO 3 – ÉFESO, A IGREJA DO AMOR ESQUECIDO
                                   A carta à igreja de Éfeso mostra-nos que o amor é a qualidade principal da Igreja.
1º SLIDE  INTRODUÇÃO

- Iniciamos o estudo das sete cartas que o Senhor Jesus mandou escrever às igrejas na Ásia Menor.

- A primeira igreja, a igreja de Éfeso, a maior das cidades da região, é um sinal eloquente de que o amor é a principal característica que deve existir entre os salvos por Cristo Jesus.


2º SLIDE  I – A ESTRUTURA DAS CARTAS ÀS IGREJAS NA ÁSIA
- As “sete igrejas” representam a “totalidade” da Igreja, ou seja, um quadro completo dos tipos de igrejas locais que existem, a multiformidade existente no meio do povo de Deus nesta dispensação da graça.
- Cada igreja representa um tipo não só de igreja local, mas um tipo de crente em Cristo Jesus (I Co.6:19).

3º SLIDE
- Há, porém, também, uma interessante interpretação que busca enxergar em cada igreja da Ásia um período da história da Igreja.
- Segundo esta visão, pois, cada igreja da Ásia, com suas características, são tipos, figuras de cada um dos períodos da história da Igreja, observando-se que, sendo sete as cartas, o último período é caracterizado pela presença de duas igrejas simultâneas (Filadélfia e Laodiceia).

4º SLIDE
- Todas as cartas apresentam a mesma estrutura, a saber (I): a) são endereçadas ao “anjo da igreja”, ou seja, ao pastor;.b) são endereçadas a um determinado local; c) têm uma descrição específica do remetente (Jesus);

5º SLIDE
- Todas as cartas apresentam a mesma estrutura, a saber (II): d) contêm um exame imparcial do Senhor Jesus (qualidades e defeitos); e) apresentam uma mensagem do Senhor Jesus com vistas à salvação da igreja; f) contêm a advertência para que as igrejas ouçam o que o Espírito Santo diz; g) terminam com uma promessa do Senhor Jesus aos vencedores.

6º SLIDE  II – O CENÁRIO DA CARTA À IGREJA DE ÉFESO
- Éfeso, cujo nome significa “desejado” ou “desejável” -  a capital da província romana da Ásia.
- Nela se encontrava o templo da deusa Diana – local de idolatria e feitiçaria.

7º SLIDE
- A obra do Senhor iniciou-se em Éfeso pela pregação do apóstolo Paulo (At.18:19-21; 19:1; 20:31).Paulo nutria grande carinho por essa igreja, pois:
a)  fez questão de marcar um encontro de despedida com os anciãos de Éfeso, realizado em Mileto (At.20:17-38);
b) escreveu da prisão uma carta àquela igreja, onde fala da Igreja;
c) designou seus pastores: Timóteo (I Tm.1:3) e Tíquico (Ef.6:2; II Tm.4:12).

8º SLIDE
- Entende-se que o apóstolo João, após a destruição de Jerusalém em 70, tenha se estabelecido em Éfeso, que seria a igreja mencionada em suas cartas (II e III João).
- Não se tem a identidade do “anjo da igreja” a quem se dirigiu esta carta do Senhor Jesus, não se sabendo se, ainda àquela época, Tíquico ainda estava na liderança daquela igreja.

9º SLIDE
- Para Éfeso, o Senhor Jesus Se identifica como sendo “Aquele que tem na Sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro” (Ap.2:1).
- Esta identificação do Senhor Jesus mostra que a igreja de Éfeso, a começar de seu pastor, não poderia se esquecer de que tudo é sustentado e mantido pelo Senhor Jesus na vida eclesiástica.

10º SLIDE  III – O EXAME DAS QUALIDADES DA IGREJA DE ÉFESO PELO SENHOR JESUS
- Virtudes dos efésios (Ap.2:2,3,6)
a) trabalho; b) perseverança; c) intolerância com os maus; d) “teste da Palavra” desmascarador dos falsos apóstolos
e) aborrecimento das obras dos nicolaítas

11º SLIDE  IV – O EXAME DO DEFEITO DA IGREJA DE ÉFESO PELO SENHOR JESUS
- Defeito dos efésios: ter deixado o primeiro amor (Ap.2:4)
- A igreja de Éfeso deixou de ser atraída pelo Senhor Jesus, de querer buscá-l´O e invocá-l’O. Estava no “piloto automático”. Havia deixado “o primeiro amor carinhoso em seu vigor e ardor” (John Wesley).

12º SLIDE
- A igreja em Éfeso começou sob o impacto do “primeiro amor”, este amor resultado da atração a Cristo, esta “fascinação com a salvação”. Por isso, os crentes efésios(I):
a) tiveram interesse em saber quem era o Espírito Santo e, por isso, foram batizados nas águase no Espírito Santo como também receberam dons espirituais (At.19:1-7).
b) acompanharam Paulo para a escola de Tirano depois que os judeus da sinagoga endureceram seus corações, rejeitando o Evangelho (At.19:8,9).
c) não cessavam de cultuar a Deus, fazendo-o por ininterruptos dois anos (At.19:10).

13º SLIDE
- A igreja em Éfeso começou sob o impacto do “primeiro amor”, este amor resultado da atração a Cristo, esta “fascinação com a salvação”. Por isso, os crentes efésios(II): d) tinham interesse em que as pessoas fossem alcançadas pelo poder de Deus, tendo bom testemunho para tanto (At.19:11-17); e) havia confissão e abandono dos pecados, inclusive do envolvimento com a feitiçaria e o paganismo em geral (At.19:18,19); f) havia prevalência da Palavra de Deus (At.19:20).

14º SLIDE
- Quando deixamos de sentir o primeiro amor inevitavelmente seremos atraídos pelas coisas do mundo e, quando passamos a amar o mundo, perdemos o amor de Deus (I Jo.2:15).
- “Quando uma pedra começa a cair, ela cai com uma velocidade crescente; quando uma alma começa a perder seu primeiro amor, ela o deixa mais e mais, mais e mais, até que, por fim, ela cai terrivelmente” (Charles Spurgeon).

15º SLIDE  V – A RECEITA DE JESUS PARA A IGREJA DE ÉFESO
- O caminho preconizado pelo Senhor Jesus era o do arrependimento, o da mudança de mentalidade.
- O pastor de Éfeso deveria verificar onde havia caído e, a partir de então, deveria voltar a praticar as primeiras obras.

16º SLIDE
- A igreja de Éfeso representa a igreja pós-apostólica.
- Era operosa mas tinha perdido o ardor dos apóstolos e teria se perdido não fosse a Providência Divina com as perseguições romanas.

17º SLIDE  VI – A PROMESSA DE VITÓRIA FEITA A IGREJA DE ÉFESO
- Jesus faz uma promessa aos vencedores, aos que retornassem ao primeiro. “Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus” (Ap.2:7).
- A salvação é a retomada da comunhão que se tinha entre Deus e o homem antes do pecado, quando o acesso à árvore da vida era pleno (Gn.2:9; 3:22-24).

18º SLIDE
- A salvação  levar-nos-á para novos céus e nova terra, onde habita a justiça (II Pe.3:13).
- Somente quem voltar ao primeiro amor, somente quem se sentir atraído por Cristo Jesus e por estes novos céus e terra poderá alcançar esta recompensa, poderá vencer o mal.
                                                          
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Ev. Prof. Dr.Caramuru Afonso Francisco