2º Trim. 2012 - PRÉ-ADOLESCENTES - Lição 2: O Trigo e o Joio


2º Trim. 2012 - PRÉ-ADOLESCENTES - Lição 2: O Trigo e o Joio
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRE ADOLESCENTES – CPAD
2º Trimestre 2012
Tema: As Parábolas de Jesus
Comentaristas: Damaris Ferreira da Costa, Telma Bueno, Verônica Araujo

Ao Mestre:
Ao passar dos anos é comum, achar a grade do currículo da revista, um tanto repetitivo.
Porem é necessário ter em mente alguns fatos:
  1. São 2 anos para concluir a grade, isso significa que os alunos são renovados a cada ano.
  2. Alguns são alunos se matriculam durante o ano, de modo que algumas lições nunca tiveram antes.
  3. A Palavra de Deus nunca é repetitiva, mas  nova a cada dia.
  4. A cada aula, a cada trimestre, a cada ano, você professor tem se aprimorado mais, sem duvida que suas aulas serão bem mais elaboras hoje do que um ano atrás, embora seja o mesmo tema.
  5. Ao professor compete inovador na forma de ensinar, com novos recursos  (quadro branco, se possível slides em data show, indicação de livros, participação de uma segunda pessoa esporádica  na aula, etc)

LIÇÃO 2 -  O TRIGO E O JOIO


Objetivos da lição
Após a aula, seu aluno deverá ;   
Compreender que os verdadeiros servos de Deus, não podem viver de aparência. Entender e explicar os elementos da parábola.

Texto bíblicos  Mt  13.24-30
Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo;
mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio.
Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio?
Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo?
Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo.
Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro.

Introdução
O texto descrito acima se refere a parábola do Joio e do Trigo, esta parábola gera algumas discussões acerca da sua interpretação, no que se refere a separação do joio do trigo, isto veremos mais adiante:
Esta parábola tinha como propósito mostrar que ao anunciarmos a Palavra, devemos ter em mente que o inimigo tentará disseminar  ervas daninhas com o propósito de sufocar a boa semente.
A principal mensagem desta parábola é que o Reino de Deus será um ambiente perfeito somente quando o Senhor  separar o joio do trigo,por ocasião dos fins dos tempos.
Porem na atualidade os filhos de Deus tem de viver juntos com os filhos do maligno na sociedade.
O fato do Senhor usar essas duas plantas se dá pela grande semelhança entre ambas, o trigo é a planta boa, o alimento, o símbolo dos fieis, enquanto o joio é uma erva daninha que para nada presta; senão para atrapalhar o crescimento do trigo.
Assim como o joio se parece muito com o trigo, assim são os infiéis; os filhos do maligno que se parecem com crentes, mas interiormente não são.


I - O trigo
Na introdução mencionei o fato de que para alguns a parábola do joio e do trigo é razão de discussão acerca da sua interpretação, me refiro aos elementos que a compõem. Embora as pessoas que ouviam Jesus não entendiam perfeitamente o significado o Senhor esclarecia aos discípulos o seu significado, observe cada elemento:
Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem,
O campo é o mundo, a boa semente são os filhos do Reino, e o joio são os filhos do Maligno.
O inimigo que o semeou é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
                                                                                                                                 (Mt 13.36-39)


Semeador .........................................................
Filho do Homem
A Semente .......................................................
A Palavra de Deus
O Campo .........................................................
O mundo
O Trigo ............................................................
Os filhos do Reino  (os fiéis)
O Joio ..............................................................
Os filhos do maligno
O inimigo ........................................................
O diabo
A Ceifa ............................................................
Fim do mundo
Os Ceifeiros ....................................................
Os anjos

Embora tenhamos 7 elementos distintos nesta parábola, a nossa lição dá destaque apenas a alguns elementos:
Vejamos a seguir o significado de cada elemento:
É evidente que dentro da parábola o trigo tem o seu significado conforme vimos na tabela acima; porem será interessante termos algum conhecimento desta planta, principalmente em seu aspecto físico.

O trigo (nome cientifico= Triticum spp.) é uma gramínea que é cultivada em todo mundo. Globalmente, é a segunda-maior cultura de cereais, a seguir ao milho; o terceiro é o arroz. O grão de trigo é um alimento básico usado para fazer farinha e, com esta, o pão, na alimentação dos animais domésticos e como um ingrediente na fabricação de cerveja. O trigo é plantado também estritamente como uma forragem para animais domésticos, como o feno.
O trigo é originário da antiga Mesopotâmia. Os antigos arqueólogos demonstraram que o cultivo do trigo é originário da Síria, Jordânia, Turquia e Iraque. Contém algo como 30 tipos geneticamente diferenciados, entre os quais apenas três são produzidos comercialmente, o Aestivum Vulgaris, o Turgidum Durum e o Compactum
  1.  O Durum é utilizado na produção de macarrão e outras massas,
  2.  O Compactum é um trigo de baixo teor de glutem, produzido em pequena proporção,  
      utilizado para fabricar biscoitos suaves,  
  3.  O Aestivum é responsável por mais de quatro quintos da produção mundial,
      por ser o adequado a panificação.

Na parábola o trigo representa os Filhos do Reino, isto diz respeito a todos quanto já ouviram a Palavra e a aceitaram, estes são aqueles as quais a semente (a Palavra) cresceu em seus corações, esta semente produziu uma bela planta; isto diz respeito a uma vida justa e correta diante de Deus.
Simbologicamente o trigo também está ligado a “alimento” , nutrição, energia, pois é certo que o trigo ao frutificar nos provem uma serie de benefícios, entre a mais conhecida esta a farinha que produz o pão, alem de alimento para o homem, o trigo também serve de alimento para outros animais, nisto vemos a sua variada utilidade.
Comparados ao trigo, os filhos do Reino, também devem ser úteis, primeiramente a Deus e também aos homens, quer seja na sociedade como ao seu próximo. Vale lembrar que o Senhor deixou seus servos como os seus colaboradores na Terra para dar continuidade a sua obra.
Portanto devemos ser um canal de benção para outras pessoas.


II- O joio
Lolium temulentum, tipicamente conhecida como joio (ou cizânia), é uma planta anual pertencente à família Poaceae e ao gênero Lolium. De talo rígido, pode crescer até 1 metro de altura, com inflorescências na espiga e grão de cor violeta.

A planta, e a necessidade de separá-la do trigo é referenciada na Bíblia, no Evangelho segundo Mateus, na parábola que diz sobre as pessoas boas e as más, a mistura dos crentes entre os descrentes, mas ao final do tempo tudo será manifesto: O Joio na parábola representa a má semente, aquela que foi lançada pelo inimigo , afim de atrapalhar o crescimento da boa semente.

Quando pequenos, tanto o trigo como o joio são idênticos, mas posteriormente se verifica a diferença.  Enquanto o trigo serve de alimento, o joio não serve para nada. Sua única função é impedir o desenvolvimento do trigo, pois na terra o joio consome os nutrientes destinados ao Trigo. A sua semente não serve para alimento, logo se verifica que o joio apenas atrapalha e o seu destino final por ocasião da ceifa é ser lançado para ser queimado.
O joio é a representação dos filhos do maligno, isto não significa necessariamente que o próprio maligno tenha gerado esses filhos, para representa aos infiéis, ate mesmo crentes que embora ouviram, creram na mensagem de Deus, porem continuaram como desobedientes.
Estes na sua vida de infidelidade a Deus acaba por vezes contaminando a outros com sua forma errada de agir.
Assim como o joio se parece com o trigo, estes filhos do maligno vivem na igreja como se fossem crentes; lêem a Bíblia, louvam a Deus, pregam a Palavra, parecem ser espirituais, porem no seu interior são completamente o oposto, pois sua religião é apenas aparente. São estes que geram brigas, murmurações e contendas na igreja.


III- O campo
Conforme a palavra do Senhor o campo representa o mundo, pois foi no campo que ambas as sementes foram lançadas, tanto a boa como a má semente.
O campo foi o alvo de disputa. Na parábola encontramos dois senhores: o proprietário, dono da terra, e o inimigo do proprietário.
O proprietário, que simboliza Jesus, semeia de dia. Jesus sempre apresenta às coisas claras. Com Jesus não existe penumbra, nem sombras, nem trevas. O que Ele faz, faz na luz do dia. Em Jesus não existe mentira, nem falsidade, nem coisas dúbias. Com Jesus, tudo é claro como a luz do dia. E Ele diz: "... a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." (Pv 4.18)

O outro personagem da parábola é o inimigo do proprietário. Este, simboliza o diabo. De acordo com a parábola, este semeia à noite. Oculto nas trevas, escondido. Ele é o pai da mentira e o pai da falsidade. Ele anda com rodeios, com meias-verdades. Nunca apresenta uma mensagem clara. Esconde-se é astuto.
É sem duvida um dos elementos que produz duvida quanto a sua interpretação, embora o texto bíblico afirme que o campo seja o mundo, alguns não entendem desta forma, pois a questão induz a “uma certa tolerância, ou convivência entre joio e o trigo.
Há alguns que afirmam que esse “mundo” esta se referindo a sociedade de modo geral, há outros que interpretam que diz respeito a presença  dentro da igreja.
Este fato se torna crucial quando temos de analisar a ocasião da ceifa, segundo a parábola a mistura entre as duas sementes é logo descoberta, daí surge a questão como resolver?


3.1  - Não arranque
Na parábola vimos que os lavradores ao descobrir que um inimigo havia feito, quiseram de imediato arrancar a má semente, porem o dono da terra não permitiu,pois ele temia que o trigo fosse arrancado junto com o joio.
A sua decisão foi que no período da ceifa o joio fosse arrancado para ser queimado, enquanto o trigo seria recolhido ao seu celeiro.
Mas na parábola do joio, Jesus ensina que devemos tolerar pecadores na igreja?
Algumas pessoas ensinam que esta parábola fala sobre a igreja, mostrando que os pecadores convivem com os fiéis na igreja, aguardando o julgamento final de Deus. Mas tal interpretação contradiz a palavra do Senhor.
O próprio Jesus explicou a parábola, dizendo que "o campo é o mundo" (Mateus 13:38). O campo não é a igreja!!!
No mundo, os servos dele convivem com os pecadores. Ele orou sobre os apóstolos:
 "Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou" (João 17:15-16).
Embora os servos de Deus sejam santificados, não podem sair do mundo.
Mas na igreja é diferente. Quando o joio se manifesta entre o povo de Deus, deve ser arrancado. Paulo instruiu a igreja dos coríntios sobre como resolver o problema de imoralidade no meio da congregação.
Ele usou palavras fortes para descrever a atitude certa em relação ao irmão que volta e permanece no pecado:
"...já sentenciei...que o autor de tal infâmia seja...entregue a Satanás para a destruição
 da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor (Jesus).... Lançai fora
 o velho fermento....agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, 
dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão,
 ou roubador"  (1 Coríntios 5:3-5,7,11).
Paulo escreveu aos tessalonicenses:
"Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente..." (2 Ts 3:6).
O Senhor Jesus no Livro de Apocalipse criticou a igreja em Tiatira:
"Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos" (Apocalipse 2:20).
Paulo resumiu bem a diferença entre a igreja e o mundo:
 "Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós
 o malfeitor" (1 Coríntios 5:13).
Logo observamos que o Senhor não está  pregando a tolerância com o erro, com o pecado, mas a natureza do Reino de Deus na terra, por um pouco de tempo, ambas as sementes conviveriam  juntas.

Conclusão
Ambas as sementes foram lançadas no campo, lugar próprio para que a semente germine e cresça , que seja boa ou ruim.
Mas ainda dentro deste raciocínio podemos concluir que este “campo” pode ser também o nosso coração, ou seja , uma terra fértil a qual recebe a semente.
Que o Senhor possa nos abençoar para sermos lavradores prudentes, afim de somente lançarmos a boa semente da Palavra de Deus em nossos corações, e jamais permitirmos que o inimigo venha lançar as  suas sementes do mal em nosso coração.     
Que Deus abençoe a todos

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof. Jair César S. Oliveira
fonte http://www.portalebd.org.br