JUNIORES - Lição 5: Josafá o herói que venceu louvando


2º Trim. 2012 - JUNIORES - Lição 5: Josafá o herói que venceu louvando
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
2º Trimestre de 2012
Tema: Heróis da Bíblia
Comentaristas: Damaris Ferreira da Costa & Luciana Alves de Sousa


LIÇÃO 5 – JOSAFÁ O HERÓI QUE VENCEU LOUVANDO


Texto Bíblico: 2 Cro 20.1-3,14-23


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a:
Ø  Compreender que em qualquer circunstancia podemos e devemos adorar e louvar a Deus.

Exercitando a Memória
“Vinde, cantemos ao SENHOR! Cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação!”(Sl 95.1 – ARC)


Crescendo no conhecimento
Israel teve mui­tos outros reis. Uns foram bons, ou­tros foram ruins, pois não eram obedientes a Deus e, como conse­quencia, traziam tristeza para o povo.
Numa dessas mudanças de reina­do, quando Roboão, filho de Salomão, ia ser coroado, o povo se rebelou e não o aceitou como rei. Resultado: dez tribos foram em­bora e só ficaram duas tribos.
O reino de Israel se dividiu! Agora existiam o reino de Judá e o reino de Israel. Com certeza isto não ale­grou o coração de Deus.
 
Hoje nós vamos conhecer um dos reis de Judá, cujo nome é Josafá, e que foi coroado com trinta e cinco. Josafá decidiu obedecer às leis e ensinar o povo a ser fiel a Deus. Isto com certeza agradou o cora­ção de Deus, e por isso Josafá foi abençoado e tornou-se muito rico. Ele enviou professores às cidades para ensinar a todos a Palavra de Deus, decidiu obedecer às leis e en­sinar o povo a ser fiel a Deus.
 
Qual o nome da escola que ensina a Palavra de Deus hoje? É na Escola Bíblica que apren­demos sobre a Bíblia, a Palavra de Deus. Nos cultos e reuniões de es­tudo na igreja também aprende­mos sobre Deus.
Todo aquele que deseja conhecer a vontade do Senhor, precisa não so­mente ler a Bíblia, mas também estudá-la. Precisa vir a escola dominical e par­ticipar dos cultos.

Certa vez, três países vizinhos re­solveram juntar seus exércitos e in­vadirem Judá para expulsar seus moradores de lá. O rei Josafá ficou muito preocupado, mas logo pensou numa solução.
O rei Josafá tinha um exército mui­to grande e forte, mas a primeira solução que ele tomou foi a de pe­diu socorro a Deus, pois queria a paz em seu reino, e não a guerra. Deus é o nosso socorro! Ele está sempre pronto a nos socorrer quan­do chamamos pelo seu nome e pe­dimos sua ajuda. Jamais devemos tomar atitudes sem antes procurar saber qual é a vontade de Deus. Ele quer o melhor para nós!
 
Será que Deus iria ajudar o rei ?
Sim. Deus nunca deixa de nos ou­vir! Ele atendeu ao pedido de so­corro do rei Josafá, e mandou que fosse com seus homens, no dia seguinte, encontrar-se com os inimigos. Disse também que eles não teriam que lutar. No dia seguinte, Josafá colocou os cantores de Judá louvando a Deus na frente do seu exército, e logo que começaram a cantar ao Deus Eter­no algo aconteceu... Os três exércitos inimigos briga­ram entre si e, quando o exército de Josafá chegou, viu que ninguém havia escapado com vida. Todos estavam mortos! Eles não precisa­ram lutar, e ainda deu pra recolher objetos de valor e animais de car­ga. Levaram três dias para pegar todos os depojos, pois havia muitas coisas. Depois de recolherem muitas coi­sas, no quarto dia se reuniram no vale e louvaram a Deus com o co­ração transbordando de alegria.

O Senhor é bom demais! Ajudou o rei Josafá a vencer os seus inimigos sem ter que lutar, e ainda deu ao povo muitas riquezas! Todos os outros povos ficaram sa­bendo e tiveram medo, e o reino de Josafá continuou em paz e feliz, pois ele sabia que o segredo da vi­tória é confiar em Deus e louvar o seu nome.
 
Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
·         Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
·         Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de estudo da mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003
·         Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD


Colaboração para o Portal escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva