LIÇÃO 3, ÉFESO, A IGREJA DO AMOR ESQUECIDO


 
TEXTO ÁUREO
"Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres" (Ap 2.5).
 
VERDADE PRATICA
Se não voltarmos urgentemente ao primeiro amor, jamais viveremos o refrigério de um grande e poderoso avivamento.
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1 Jo 4.8 - DEUS é amor
Terça - Cl 5.22 - O amor é fruto do ESPÍRITO
Quarta - Ef 6.23 - O amor acompanhado da fé
Quinta - Fp 2.1 - O amor consola
Sexta - Cl 2.2 - O amor conforta
Sábado - 1 Co 13 - O hino do amor
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Apocalipse 2.1-7
1 - Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aque­le que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
2- Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentirosos;
3 - e sofreste e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste.
4 - Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
5 - Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
6 - Tens, porém, isto: que abor­reces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço.
7 - Quem tem ouvidos ouça o que o ESPÍRITO diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de DEUS.
 
PALAVRA CHAVE - Amor - Intenso afeto por ou­tra pessoa; devoção e dedicação.
 
INTERAÇÃO
Uma característica marcante da igreja de Éfeso era a sua intolerância à heresia. Quanto à doutrina, era ortodoxa e implacável. Mas quanto à prática do amor, tornara-se hete­rodoxa, fria e seca. A carta à igreja dos efésios nos ensina que a ortodoxia uma vez praticada sem amor, esfria e mata a verdadeira espiritualidade. Não podemos, a pretexto de "zelar" pela verdade, desconsiderar o cultivo de uma profunda espiritualidade ba­nhada em amor. A nossa mensagem deve tocar mentes e corações. Assim, como o Senhor requereu da igreja de Éfeso, devemos voltar ao primeiro amor e encharcarmo-nos do Evange­lho da Graça de DEUS.
 
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Identificar a singularidade da igreja de Éfeso.
Compreender seu grave problema.
Conscientizar-se que devemos voltar ao primeiro amor.
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Caro professor, todo ensino sistemáti­co da Bíblia (ortodoxia) requer de seus leitores uma ação concreta no caminho existencial da vida (ortopraxia). A igreja de Éfeso era poderosa nas Escrituras, mas atrofiada na prática do amor cristão. JESUS de Nazaré ensinou-nos que deve­mos ouvir e praticar a sua palavra. Então, seremos comparados ao homem que edificou a sua casa na rocha (Mt 7.24). Eis o nosso grande desafio: ouvir, aprender e agir segundo as Escrituras. Conclua a aula dizendo que "ortodoxia sem ortopraxia" é incompatível com o ensinamento das Escrituras. Use o esquema da página se­guinte para lhe auxiliar nessa afirmação.
 
_ ORTODOXIA
ORTOPRAXIA
Do gr. orthodoxos. Qualidade de uma de­claração doutrinária que se acha de acordo com o ensino no Antigo e no Novo Testa­mentos. Ortodoxia é, também, o conjunto de doutrinas provindas da Bíblia, e tidas como verdadeiras de conformidade com os credos, concílios e convenções da Igreja.
Do gr. orthopraxia. É o exercício prático, a partir de uma profunda reflexão teórica. É a ação feita após a apreensão de um conceito. No caso da fé cristã, é a ação executada segundo a doutrina bíblica (ou Ortodoxia) ensinada por JESUS de Nazaré.
 
 
RESUMO DA LIÇÃO 3, ÉFESO, A IGREJA DO AMOR ESQUECIDO
I. ÉFESO, UMA IGREJA SINGULAR
1. Paulo em Éfeso.
2. A solidez doutrinária de Éfeso.
3. Uma igreja de ministros excelentes.
II. O PROBLEMA DE ÉFESO
1. Um grave problema.
2. O primeiro amor.
3. Amnésia do amor.
III. VOLTANDO AO PRIMEIRO AMOR
Esquecer o primeiro amor não é incidente teológico, é queda espiritual.
1. Rica em obras, pobre em amor.
2. Amar é a mais elevada das obras.
IV. LEMBRANDO SE DO PRIMEIRO AMOR
"Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; ..." (Ap 2.5).
1. Lembrar-se de onde caiu.
2. Voltar à prática das primeiras obras.
3. Amar a vinda de CRISTO.
 
SINOPSE DO TÓPICO (1) - A solidez doutrinária denotava a singularidade da igreja de Éfeso.
SINOPSE DO TÓPICO (2) - O grave problema de Éfeso era a amnésia do primeiro amor.
SINOPSE DO TÓPICO (3) - Embora rica em obras, a igreja de Éfeso se esqueceu de que amar é a mais elevada das obras.
SINOPSE DO TÓPICO (4) - Lembrar-se de onde caiu é o primeiro passo para se voltar ao primeiro amor.
 
AUXILIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Teológico "Introdução às Sete Cartas
Igrejas são como pessoas. Não há duas iguais. Cada uma tem sua própria personalidade, forma e tamanho. Possuem suas próprias forças e fraquezas, vivendo também em lugares diferentes.
Isto acontecia no primeiro sécu­lo. JESUS endereçou-se às igrejas de Apocalipse 2 e 3, porque elas não eram iguais. Cada uma tinha sua identidade e personalidade.
Conseqüentemente, o que Je­sus tem a dizer a cada igreja é algo singular. Cada carta é feita sob me­dida; leva em conta as necessidades específicas, forças e fraquezas de cada congregação.
Cada carta segue um padrão comum.
I. O cenário. Em primeiro lu­gar, JESUS identifica cada igreja pela cidade em que se localiza.
II. O remetente. Cada carta tem uma descrição única de JESUS CRISTO, o remetente. Cada uma ajusta-se apropriadamente às ne­cessidades de cada igreja.
III. As virtudes. O Senhor elogia cada igreja - exceto Laodiceia - pelo serviço particular que lhe presta.
IV. O pecado. Cada igreja é admoestada, algumas vezes seve­ramente, por causa de seu com­promisso com o mundo. Há duas exceções, Esmirna e Filadélfia, as mais perseguidas" (LAWSON, Steven J. As Setes Igrejas do Apocalipse: O Alerta Final para o seu povo. 5.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.73,74).
 
VOCABULÁRIO
Amnésia: Perda parcial ou total da memória.
Denodadamente: Corajosa­mente, atrevidamente, valen­temente.
Extenuante: Que extenua, exaure, debilita.
Enlevo: Sensação de arroubo, deleite.
Insta: Relativo a instar; pedir com insistência.
Afira: Relativo a aferir; exami­nar, avaliar.
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
ARRINCTON, French L; STRONS-TAD, Roger (Eds.;. Comentário Bíblico Pentecostal do Novo
Testamento, l.ed. Riede Janei­ra: CPAD, 2003.
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II - Subsídio Sociocultural "O Cenário [da igreja de Éfeso]
Uma viagem à velha Éfeso era como ir hoje à Nova Iorque ou Los Angeles. Era uma próspera metrópole, a mais proeminente cidade da Ásia Menor. Localizada no Rio Caster, a três milhas do Mar Egeu, Éfeso era o maior centro comercial da Ásia. Aí, embarcavam-se as mercadorias através do Mediterrâneo, subindo o Caster, onde eram distribuídas ao mundo todo.
Éfeso ficava na encruzilhada do mundo. Aqui, entrelaçavam-se quatro grandes estradas, trazendo negociantes e mercadores das mais importantes províncias romanas. Os efésios, por isso, eram mui avançados culturalmente. Eram cosmopolitas nas artes, dramas e urbanização.
Éfeso era uma cidade livre. Por sua lealdade a Roma, estava autorizada a ter governo próprio. Nela, não havia guarnição romana. Nenhuma opressão pairava sobre a cidade. Era imune à influência e à tirania romanas.
Éfeso era também o centro do paganismo. Uma das sete mara­vilhas do velho mundo está ali - o templo de Diana. Lugar de intensa idolatria, o templo era tão extenso quanto dois campos de futebol. Nele, floresciam a prostituição, as bebedeiras e as orgias. Não admira que tantos negócios viessem ao templo de Diana.
No templo, criminosos achavam asilo. Era um céu para o per­verso. Com suas prostitutas, eunucos, dançarinas e cantores, era o esgoto da iniqüidade. Mas no meio dessa cidade, DEUS plantara uma próspera igreja. É melhor desempenhar uma missão nas portas do inferno do que pregar ao coral dos anjos. DEUS sempre constrói sua Igreja onde as circunstâncias parecem menos favoráveis. Esta é a graça de DEUS.
O Remetente
Para esta igreja, localizada em meio à tamanha idolatria e imo­ralidade, JESUS identifica-se da seguinte maneira:
Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:... (Ap 2.1)
O Remetente não é nominado. Mas, obviamente, trata-se de JESUS CRISTO. Ele é o mesmo que se revelara a João na estrondosa visão de Patmos. É o próprio Senhor ditando e elaborando a carta.
JESUS dirige a carta ao anjo da igreja. A palavra anjo significa mensageiro. Refere-se ao que tem como ministério primordial levar a mensagem à congregação. Hoje, o chamaríamos de pastor ou an­cião. “É através dele que esta mensagem é trazida à igreja” (LAWSON, StevenJ. As Setes Igrejas do Apocalipse: O Alerta Final para o seu povo. 5.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.79,80).
 
 
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 3, ÉFESO, A IGREJA DO AMOR ESQUECIDO
Responda conforme a revista da CPAD do 2º Trimestre de 2012
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas.
 
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Lembra-te, pois, de onde __caíste__, e arrepende-te, e pratica as __primeiras__ obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu __castiçal__, se não te arrependeres" (Ap 2.5).
 
VERDADE PRATICA
2- Complete:
Se não voltarmos urgentemente ao __primeiro__ amor, jamais viveremos o __refrigério__ de um grande e poderoso __avivamento__.
 
INTRODUÇÃO
3- Por que a igreja em Éfeso se destacou como uma referência em toda Ásia Menor?
(    ) Porque não havia igreja mais obreira, dinâmica e ortodoxa do que a de Éfeso.
(    ) O seu preparo teológico era tão sólido, que o seu pastor capacitara-se, inclusive, a confrontar os que se diziam apóstolos (Ap 2.2).
(    ) Éfeso era a igreja apologética por excelência.
(    ) Ela destacava-se também por seu testemunho, esforço e extenuante labor pela expansão do Reino de DEUS.
(    ) Até o próprio CRISTO elogiou os efésios.
 
I. ÉFESO, UMA IGREJA SINGULAR
4- Quando o evangelho chegou a Éfeso, quando floresceu e o que aconteceu nesse período?
(    ) Chegou a mais notável metrópole da Ásia Menor, durante a segunda viagem missionária de Paulo (At 18.19).
(    ) A igreja só viria a florescer entre os efésios a partir da terceira viagem do apóstolo.
(    ) A chegada do Reino de DEUS à cidade foi acompanhada por um grande avivamento.
(    ) Houve batismos com o ESPÍRITO SANTO, curas divinas e não poucas conversões (At 1 9).
 
5- A solidez doutrinária da igreja em Éfeso era conhecida e o seu preparo bíblico e teológico era singular. Por que?
(    ) A igreja de Éfeso tivera o privilégio de ter como pastor, durante três anos, o maior teólogo do Cristianismo (At 20.31).
(    ) Durante esse tempo, Paulo lhe expôs todo o conselho de DEUS (At 20.27).
(    ) Pode haver um curso bíblico mais completo? E a epístola que o apóstolo lhes enviou? (Ef 1.1-5). Aqueles cristãos doutoraram-se na Palavra de DEUS.
 
6- Na igreja em Éfeso, quais obreiros a dirigiram e se destacaram como ministros excelentes?
(    ) Paulo.
(    ) Timóteo.
(    ) Tíquico.
(    ) João, o discípulo amado.
 
II. O PROBLEMA DE ÉFESO
7- Qual o grave problema da igreja em Éfeso?
(    ) A sua lua de mel com o Senhor JESUS havia chegado ao fim. E ela não o percebera.
(    ) Já não se lembrava do amor — primeiro e belo — que dedicara ao Cordeiro de DEUS.
(    ) Apesarb de ser pastoreada pelo discípulo do amor, como veio a esquecer-se, justamente, do primeiro amor?
 
8- Apesar de sabermos como definir o primeiro amor, mas poder senti-lo, o que poderia ser o primeiro amor?
(    ) É a alegria da salvação que o salmista temia perder (SI 51.12).
(    )  É, uma alegria que nos impulsiona a declarar toda a nossa afeição a DEUS: "Amo o Senhor" (SI 116.1).
(    ) O primeiro amor é o enlevo que, no início, fez com que os efésios vivessem nas regiões celestiais em CRISTO JESUS (Ef 1.3).
(    ) O primeiro amor é também a disposição que leva o obreiro a semear, num misto de lágrimas e júbilo, a preciosa semente do Evangelho (SI 126.5).
 
9- Como pode ocorrer a amnésia do amor? Sendo o primeiro amor tão sublime e inefável, pode alguém vir a esquecê-lo? Complete:
Apesar de Éfeso ainda entregar-se denodadamente à __obra__ de DEUS, não mais se entregava __amorosamente__ ao DEUS da obra. Embora teológica e biblicamente ortodoxa, já não conservava o __ardor__ daquele sentimento que, um dia, fez a Sulamita __palpitar__ pelo esposo: "Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele se alimenta entre os lírios" (Ct 6.3). Era-lhe, __urgente__, pois, voltar ao primeiro amor.
 
III. VOLTANDO AO PRIMEIRO AMOR
10- Em que implica esquecer o primeiro amor? Complete:
Esquecer o primeiro amor não é incidente teológico, é __queda__ espiritual. Semelhante pecado demanda contrição e __arrependimento__. Por isso, o Senhor JESUS insta, junto ao pastor em Éfeso, a que volte de __imediato__ ao primeiro amor.
 
11- Por que a igreja em Éfeso era rica em obras, pobre em amor?
(    ) Apesar de já não se lembrar do primeiro amor, Éfeso ainda era rica em obras.
(    ) O próprio CRISTO realçou-lhe esta característica (Ap 2.2).
(    ) A igreja em Éfeso já não praticava as obras que a haviam distinguido no início da fé: o amor que santificara ao Senhor JESUS.
(    ) A igreja em Éfeso era rica em obras e paupérrima em amor.
 
12- Complete:
Se as obras sem a __fé__ nada são, o que delas resta sem o __amor__? Até mesmo o auto-sacrifício sem amor _nada__ é, conforme destaca o apóstolo Paulo: "E ainda que distribuísse toda a minha __fortuna__ para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser __queimado__, e não tivesse amor, nada disso me __aproveitaria__" (1 Co 1 3.3).
 
13- Por que amar é a mais elevada das obras? O que muitos crentes estão amando? Cite um exemplo de um profeta que realmente amava a DEUS.
(    ) Não há obra tão elevada como amar a DEUS: "Amarás, pois, o SENHOR, teu DEUS, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder." (Dt 6.5).
(    ) Há crentes que se limitam a amar as bênçãos.
(    ) Há crentes que, mesmo sem as bênçãos, amam o abençoador. Que belo exemplo temos em Habacuque (Hc 3.17,18).
 
IV. LEMBRANDO SE DO PRIMEIRO AMOR
14- Como voltar ao primeiro amor?
(    ) A resposta vem do próprio CRISTO: "Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres" (Ap 2.5).
 
15- O que significa "lembrar-se de onde caiu"?
(    ) A Bíblia exorta-nos a lembrar-nos de DEUS, porque Ele jamais se esquece de nós (Ec 12.1; Is 44.21; 49.15).
(    ) O cristão, infelizmente, corre o risco de esquecer-se daquEle que se esquece somente de nossos pecados (Hb 8.12).
(    ) Se não formos diligentes, corremos o risco de não mais nos lembrarmos daquele amigo que é mais chegado que um irmão (Pv 18.24).
 
16- O que significa "voltar à prática das primeiras obras"?
(    ) Se Éfeso já era rica nas segundas obras, por que voltar à prática das primeiras?
(    ) Nenhuma obra é completa e perfeita sem o amor.
 
17- Veja se você ainda ama o CRISTO como Ele tem de ser amado. Será necessário que o próprio Senhor pergunte-lhe: "Amas-me mais do que estes?" (Jo 21.15). Complete:
Se não __devotarmos__ a CRISTO o primeiro amor, como haveremos de ansiar por sua __volta__? Talvez, o anjo de Éfeso (pastor) já não almejasse o __retorno__ do Senhor. O ativismo acabara por matar-lhe o primeiro amor e o __segundo__ também. Era-Ihe urgente e necessário, pois, não somente amar a CRISTO como antes, como também amar-lhe a __vinda__ como nunca.
 
18- De que maneira devemos amar a vinda de CRISTO? Complete:
Assim como o CRISTO ama a __Noiva__ e suspira por sua chegada aos céus, também devemos nós, como o seu corpo __místico__, almejar por sua vinda: "Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua __vinda__" (2 Tm 4,8). Você realmente ama a vinda de CRISTO? Em __breve__ Ele voltará. Amém. Ora vem Senhor JESUS!
 
CONCLUSÃO
19- Complete:
Sem amor não pode haver __Cristianismo__. Sua base é o amor primeiro e belo do início de nossa __fé__. Um amor que jamais deve morrer, mas renovar-se a cada manhã. Se você já não ama a CRISTO como antes, __arrependa__-se desse pecado grave e evite que as conseqüências se agravem. Voltar ao primeiro amor não significa voltar à imaturidade espiritual, mas ao __ardor__ do início de nossa fé. Lembre-se de onde caiu. Volte imediatamente ao primeiro amor. Rogue ao Pai que o __reconduza__ à sala do banquete, onde o Noivo está à nossa espera: "Levou-me à sala do banquete, e o seu estandarte em mim era o amor" (Ct 2.4).
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
BANCROFT, E. H. Teologia Elementar. São Paulo, IBR, 1975.
CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1977.
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Edição contemporânea. São Paulo, Vida, 1994.
McNAIR, S. E. A Bíblia Explicada. Rio de Janeiro, CPAD, 1994.
Espada Cortante 1 e 2 - Orlando S. Boyer - CPAD - Rio de Janeiro - RJ
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. 5. ed. São Paulo: Hagnos, 2001. v. 1
VOS, Howard F.; REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
VINE, W. E.; UNGER, Merril F.; WHITE JR, William. Dicionário Vine. 2. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
GILBERTO, Antonio. A BÍBLIA Através dos Séculos. Rio de Janeiro: CPAD, 1987. HORTON, Stanley. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
Benjamin F. GUTIÉRREZ e Leonildo S. CAMPOS, Na força do ESPÍRITO, p. 286.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
Introdução e Comentários de Francis I.Andersen - Sociedade Religiosa Edições Vida Nova - S.Paulo - SP
Mateus, introdução e comentário - Série cultura bíblica - R. V. G. Tasker - Editora: Vida Nova
Apocalipse - Versículo por Versículo Autor: Severino Pedro da Silva Editora: CPAD Ano: 2002
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/imagens_do_apocalipse.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao1-vemofim-ofimvemadoutrinadasultimascoisas.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao6-dlld-deuscomandafuturo.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao13-mii-3tr11-aplenitudedoreinodedeus.htm
Estudos no Livro de APOCALIPSE - Hernandes Dias Lopes
 fonte www.apazdosenhor.org.br