Pesquisa revela que pensamento analítico faz diminuir a crença religiosa



Participantes do estudo foram estimulados e terem pensamentos analíticos e intuitivos


Pesquisa revela que pensamento analítico faz diminuir a crença religiosa
A Universidade da Colúmbia Britânica, localizada no Canadá, realizou uma pesquisa que concluiu que o pensamento analítico diminui a crença religiosa até mesmo entre os crentes mais devotos.

Para chegar a essa conclusão a equipe de pesquisadores testou os pensamentos analíticos e o intuitivo dos participantes desse estudo através de estímulos para produzir o pensamento intuitivo e analítico.

“Nosso objetivo era explorar a questão fundamental do por que as pessoas acreditam em Deus em graus diferentes,” disse Will Gervais que coordenou a pesquisa.

O pensamento analítico usa a lógica indutiva ou dedutiva para compreender coisas e o pensamento intuitivo resiste a qualquer tentativa de descrição do pensamento analítico sendo fundamentada apenas na intuição.

“As questões de espiritualidade pessoais parecem ser influenciadas por uma combinação complexa de fatores, e estes novos resultados sugerem que o sistema cognitivo relacionado aos pensamentos analíticos é um fator que pode influenciar a descrença,” afirmou o estudioso.

Quando os participantes do estudo tiveram que analisar textos em fontes difíceis de serem lidas e até mesmo tiveram que analisar a escultura “O Pensador”, de Rodin, a crença religiosa diminuiu.

“Nossos resultados sugerem que a ativação do sistema cognitivo analítico no cérebro pode minar o apoio intuitivo para a crença religiosa, pelo menos temporariamente”, disse o professor Ara Norenzayan.
 
Fonte: Gospel Prime