PRIMÁRIOS - Lição 4: Jesus amigo dos Doentes


2º Trim. 2012 - PRIMÁRIOS - Lição 4: Jesus amigo dos Doentes
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS – CPAD
2º Trimestre de 2012
Tema: Jesus e seus amigos
Comentaristas: Laudicéia Barboza da Silva & Débora Ferreira da Costa

LIÇÃO 4 –  Jesus Amigo dos doentes

Ao Professor(a)
Tenho por repetida vezes falado acerca da importância do trabalho do professor da Escola Dominical junto as crianças, é certo afirmar que o professor não é o único, e nem mesmo
o principal responsável pelo crescimento espiritual dos pequenos, seus pais tem a maior parcela de responsabilidade nisto, pois você permanece com as crianças uma vez por semana, e por menos de duas horas, enquanto que os pais estão o tempo todo com eles durante o resto da semana.
Fale com seu superintendente, organize reuniões periódicas  com os pais, peça a colaboração deles, em incentivar as crianças a virem a escola dominical, a prestar atenção as aulas e principalmente os pais devem colaborar parar que as crianças possam exercitar em casa o que elas tem aprendido em classe.
Se houver aplicação de testes e provas das lições mostre aos pais para que eles vejam o desenvolvimento de seus filhos, e decidam ajudá-los  naquilo que tem deficiência.

Estou ciente que não é em todas as igrejas que há essa vontade e desprendido por parte dos pais, por isso tenha certeza que você pode ser muito mais influente na formação dos pequenos, por isso, seja o exemplo para eles na forma de falar, de agir, de proceder na igreja, tento em mente que eles tem você como um “heroi”.

Lembro-me de uma frase ; “... das criaturas de Deus, os seus filhos, são a sua maior gloria ...”
Quão grande e sublime tarefa é servir aos filhos de Deus, se todo aquele  que der um simples copo de água a um servo de Deus não perde  o seu galardão, o que diremos  daqueles que ensinaram a Verdade do Deus Todo Poderoso!



Texto Bíblico                Lc 17.11-19
E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passava pela divisa entre a Samária e a Galiléia.
Ao entrar em certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, os quais pararam de longe,
e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!
Ele, logo que os viu, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos.
Um deles, vendo que fora curado, voltou glorificando a Deus em alta voz;
 e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças; e este era samaritano.
 Perguntou, pois, Jesus: Não foram limpos os dez? E os nove, onde estão?
 Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?
E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.

Objetivos da lição
Após a aula seu aluno deverá:
Ter e apresentar o Senhor Jesus como Aquele que cura  todas as doenças.
Explorando a Bíblia
A lição de hoje tem como titulo “Jesus, o amigo dos doentes”
É evidente, que não podemos explorar plenamente o tema da aula de hoje, embora as crianças sejam aptas ao aprendizado, não podemos sobrecarregar suas pequenas mentes, por isso professor;  procure sintetizar a lição,  resumindo a poucos tópicos, mas com aplicações praticas , para que o objetivo da aula seja alcançado.

Inicie suas aulas utilizando  o método socrático:
método socrático consiste numa prática muito famosa de Sócrates, o filósofo, em que, utilizando um discurso caracterizado por levar ou induzir uma pessoa, por ela própria, ou seja, por seu próprio raciocínio, ao conhecimento ou à solução de sua dúvida..
O método socrático é uma abordagem para geração e validação de idéias e conceitos baseada em perguntas, respostas e mais perguntas.
Assim leve os seus pequeninos a pensarem, ativar as suas mentes, para que seu aprendizado não seja limitado a imagens e atividades, mas por pequenas e dosadas porções da Palavra de Deus.

·         Pergunte a eles o que é saúde?   Espere eles responderem
Segundo os estudiosos não há uma definição plena deste termo, a organização mundial de saúde admite que saúde é um estado de completo bem-estar  social, mental e físico.

·         Pergunte o que é doença?
Doença (do latim dolentia, padecimento) é uma condição anormal de um organismo que interfere nas funções corporais e está associada a sintomas específicos.


Prossiga fazendo um pequeno relato bíblico acerca do por que existem as doenças:
·         Dizendo que no principio Deus criou o homem, com uma saúde plena, e foi por causa do pecado, que as doenças entraram no mundo. Por isso Deus mandou Jesus ao mundo.
              Para restaurar o homem em todas áreas da sua vida, inclusive a saúde.


 Jesus se preocupava com as pessoas, Ele vivia rodeado de pessoas doentes , A Bíblia diz que
Ele inicia o seu ministério percorrendo a Galileia e “curando todas as enfermidades e doenças entre o povo”.

 A notícia corre longe e se espalha com rapidez: “Notícias sobre ele se espalharam por toda a Síria, e o povo lhe trouxe todos os que estavam padecendo vários males e tormentos: endemoninhados, epiléticos e paralíticos; e ele os curou” (Mt 4.23-24).


Passe então a Falar da passagem dos dez leprosos:
Certamente eles perguntaram o que é lepra:
A lepra (hanseníase, morfeia (éi), mal de Hansen, mal de Lázaro), é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. O nome hanseníase é devido ao descobridor do microrganismo causador da doença Gerhard Hansen.

Após a exposição da passagem, conforme orientação da revista, destaque a eles a importância de agradecer a Deus, por tudo que ele faz por nós, pelas suas bênçãos.
Se houver alguma criança cujo pais tenham alguma espécie de doença ou enfermidade, ensine  sa crianças a orarem por seus pais.


Atividade:
1)      Pinte o Desenho.

Pri_2trim2011_L4_ fig 1.jpg ( Faça o download da imagem em anexo )
Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNsyLsbx7BTV0GM_c7ll0_WcpGSZWe9fWC_WzGp7jwK_Sodgrp7al-bIdq7nzfLgVT9WfvPn4AsFjomzsCOJOBiUgVdYdorOFgFsb357JY0jlXunKm2gEksZu7iXxnllj7K7M4VI9lVM8/s1600/mc312a.jpg


Colaboração para Portal Escola Dominical -  Prof. Jair César S. Oliveira