PRIMÁRIOS - Lição 5: Jesus o amigo dos Sábios


2º Trim. 2012 - PRIMÁRIOS - Lição 5: Jesus o amigo dos Sábios
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS – CPAD
2º Trimestre de 2012
Tema: Jesus e seus amigos
Comentaristas: Laudicéia Barboza da Silva & Débora Ferreira da Costa


LIÇÃO 5 – JESUS O AMIGO DOS SÁBIOS

Ao Mestre
Prezado (a) a lição de hoje é se suma importância, pois através dela, você poderá conduzir os pequenos à Cristo. Para reforço coloco abaixo textos bíblicos nos dão os passos para aceitarmos Jesus como nosso Salvador. Estude cada um deles com atenção para estar apto para ensinar os pequenos que Deus te confiou.

1. Deus enviou Jesus para me salvar (Jo 3.17).
2. Deus me ama e deseja que eu seja parte de Sua família para sempre (1 Jo 4.9).
3. Todas as pessoas pecaram e perderam a semelhança do perfeito caráter de Deus (Rm 3.23).
4. Jesus nunca pecou, de modo que era o único que poderia ser punido pelos meus pecados (2 Co 5.21).
5. Deus enviou Jesus para ser meu Salvador (1 Jo 4.14).
6. Deus me faz Seu filho quando creio em Jesus e me entristeço por meus pecados (Jo 1.12).
7. Como filho de Deus, eu recebo o dom da vida eterna, e Deus está comigo agora e para sempre (Jo 3.16).

Deus abençoe grandemente sua aula.


Texto Bíblico: João 3.1-16.

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que somente Deus através do espírito Santo pode mudar completamente o interior de uma pessoa, tornando-a filho de Deus.

Frase do dia...
JESUS MUDOU A MINHA VIDA

Explique aos pequenos que mudar de vida, é chamada de conversão. Que esse mudar de vida ou conversão é que uma pessoa que fala mentiras, brigas com outras pessoas, rouba, e faz outras coisas que desagradam a Deus. Quando aceita a Jesus como seu Salvador, há uma mudança em seus hábitos e palavras, e assim vemos nesta pessoa uma conversão


Memória em Ação
E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;”(2 Co 5.18 – ARC)

Na revista está na versão NTLH, mas achei por bem colocar na ARC (Almeida Revista e Corrigida) para termos a noção exata do grande amor de Deus para com a humanidade.
Desejo colocar ao prezado (a) a palavra reconciliação como inserida no direito penal.
Segundo o Dicionário Houaiss da Língua portuguesa:
Reconciliação em um processo penal quer dizer, conciliação recíproca entre o autor e o acusado de crime de calúnia ou injúria, tendo como conseqüência o arquivamento do processo

Trazendo para o Plano da Salvação, Jesus Cristo, se colocou entre nós (o acusado de todos os tipos de pecado) e Deus, e através de Seu Sangue derramado na cruz, todo o processo de condenação que nos era contrario, foi arquivado e somos perdoados, e reconciliados com Deus.


Explorando a Bíblia
Nicodemos, era membro do conselho judaico, vira Jesus purificar o templo e curar as pessoas. Pensou consigo “Este homem é diferente, preciso falar com ele”

Certo dia ele foi procurar a Jesus a altas horas da noite e reconhece Jesus como Alguém que viera de Deus. Jesus lhe diz claramente que ninguém entrará no reino de Deus a menos que nasça de novo. Isto deixa Nicodemos confuso. Jesus explica que as coisas espirituais nascem do Espírito, então salienta aquilo que nos faz desejar ouvir a voz do Espírito Santo - que Deus ama muito a todas as pessoas que enviou Seu único Filho para morrer por nós e para nos assegurar a vida eterna.

Nicodemos evidentemente não compreendeu o processo do renascimento espiritual. Humanamente falando, o novo nascimento físico é impossível. Mas é o trabalho do Espírito Santo nos procurar, insistir conosco, soprando como o vento por onde passa, exaltando a Jesus e partilhando a mensagem do imenso amor de Deus, dando-nos um novo nascimento espiritual com a promessa de vida eterna. Esse presente é nosso dado gratuitamente por um amoroso Deus.

Nicodemos ficou muito admirado, as lições saídas dos lábios do Salvador o haviam impressionado grandemente, e desejara conhecer mais acerca dessas maravilhosas verdades. Milhares existem, hoje em dia, que necessitam da mesma verdade ensinada a Nicodemos. Confiam em sua obediência à lei de Deus para se recomendarem a Seu favor. Quando são solicitados a olhar a Jesus, e a crer que Ele os salva apenas pela Sua graça.

As pessoas nascem de novo mudando interiormente, mudam a vida e a mente. Deus envia Seu Espírito, Espírito Santo, para trabalhar na mente da pessoa.
Nós podemos sentir o Espírito Santo, mas não podemos vê-lo. Podemos ver os resultados, as ações nas vidas que deixam Deus habitar em seu ser

A pessoa quando transformada pelo Espírito Santo demonstrará amor e bondade, não é mal-humorada nem invejosa; ela é feliz, alegre.
Deixem Jesus habitar em seu coração para ser feliz e alegre. (pergunte se alguém presente ainda não aceitou a Jesus e faça o apelo)


Oficina criativa
Reproduza o desenho abaixo para os pequenos colorir
Pri_2trim2011_L5_ fig 1.jpg ( faça o download da figura em anexo )
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/



Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         Allan Hart Jahsmann e Martim P. Simon  - Horinhas com Deus - Editora Sinodal


Colaboração para Portal Escola Dominical  – Profª. Jaciara da Silva