ADOLESCENTES - Lição 6: Cumprindo o Ide de Jesus


2º Trim. 2012 - ADOLESCENTES - Lição 6: Cumprindo o Ide de Jesus
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
ADOLESCENTES – CPAD
2º Trimestre 2012
Tema: Minha Missão no Mundo
Comentarista: Niedja de Mello

LIÇÃO 6 – CUMPRINDO O IDE DE JESUS

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
ØConscientizar-se que todos os cristãos devem cumprir o Ide, a grande comissão de Cristo.


Para refletir
“Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular.”(1 Co 12:27 – ARC)

Cada um de nós como igreja local, somos um microcosmo da Igreja de Cristo em Sua universalidade.

Texto Bíblico: Ef. 4:11-16.


Introdução
O próprio Jesus nos deixou essa tarefa. Em Marcos 16:15, disse Jesus: "Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.”
Estamos fazendo a nossa parte para que o Evangelho chegue a todos? Estamos cumprindo seu IDE?


Sendo testemunha
Muitos têm medo, vergonha de falar de Jesus. Como cumprir a grandiosa tarefa de pregar o Evangelho?
Se fixarmos nossa atenção nos Apóstolos, antes e depois do derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes (At 2: 1-11), vamos observar algumas diferenças importantes: antes, tinham medo e agora pregam a palavra de Deus com decisão; os que eram incultos e ignorantes, depois falam dos mistérios de Deus e línguas estranhas. Esta mudança tão surpreendente é produzida porque, naquele dia, receberam a plenitude do Espírito Santo. De maneira semelhante, os fiéis recebem também a plenitude do Espírito Santo em nossos dias.

Busquem o Batismo com o Espírito Santo, e vossas vidas se encherão de gozo, e de desejo de servir a Deus e anunciar aos homens, que o SENHOR reina, ELE os ama e quer salva-los.
Da mesma maneira que sucedeu aos Apóstolos no dia de Pentecostes, o Espírito Santo produz na nossa alma estes frutos:
a) Aumenta a virtude e a força. A vida da graça que se recebe pela primeira vez no batismo adquire um novo empenho: há um crescimento e um aprofundamento em nossa vida espiritual.

b) Imprime caráter. O Espírito Santo imprime uma marca espiritual indelével – o caráter – para ser testemunhas de Cristo e colaboradores de seu Reino; por isso, só se pode receber este sacramento uma vez na vida.

c) Fortalece a fé. Com o batismo com o Espírito Santo nossa fé em Jesus Cristo fica fortalecida.

d) Nos faz testemunhas de Cristo. O Batismo com o Espírito Santo nos dá forças para defender a fé e de nos defender-nos dos inimigos exteriores da nossa salvação: o demônio, o mau exemplo e inclusive as perseguições, abertas ou disfarçadas, que podem acontecer a nós, cristãos. Nos dá vigor para confessar com firmeza nossa fé sendo testemunhas de Cristo, colaborando na santificação do mundo e atuando como testemunhas de Cristo onde vivemos e trabalhamos.

Sejamos testemunhas fiéis do Senhor Jesus, vivendo a fé sem temor e defendendo a Santa Doutrina.
Disse Cristo Jesus: “Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também o negarei diante de meu Pai que está nos Céus” (Mt 10:33).

Como é triste e vergonhoso renegar o Senhor que morreu na cruz para nos salvar, e exaltar o mundo inimigo de Deus e do Santo Evangelho.
O que dizer de um cristão que sente vergonha da Luz Eterna? De quem abaixa a cabeça quando alguém zomba de Cristo e da Santa Igreja? É lamentável que a Igreja esteja cheia desse tipo de genteRecuar diante do inimigo, ou calar-se, quando de toda parte se ergue tanto alarido contra a verdade, é próprio de homem covarde ou de quem vacila no fundamento de sua crença. Qualquer destas coisas é vergonhosa em si; é injuriosa a Deus; é incompatível com a salvação tanto dos indivíduos, como da sociedade e só é vantajosa aos inimigos da fé.Ostentar o nome de cristão e ser covarde são coisas incompatíveis: ou se deixa de ser cristão ou se deixa de ser covarde.

Hoje, mais do que nunca, com tantas seitas, frieza e paganismo, é preciso que o crente seja testemunha fiel de Nosso Senhor, enfrentando todos os obstáculos com coragem e fé. O cristão nasceu para a luta, e quanto mais difícil se apresenta, tanto mais segura há de ser a vitória com o auxílio de Deus.

Os crentes da Igreja Primitiva:
  • Morriam estraçalhados pelos dentes das feras. Hoje, infelizmente, milhões não têm coragem de fazer um pequeno jejum para domar a carne.
  • Eram queimados vivos. Os de hoje não são capazes de cobrir bem o corpo nem para receber viver em  Santidade..
  • Sofriam terrivelmente, porque eram arrastados de cidade em cidade e de tribunais em tribunais. Hoje, nem sequer atravessam a rua para evangelizar uma pessoa que necessidade de um apoio.
  • Passavam semanas e semanas nas prisões, sofrendo todo tipo de humilhações. Milhões de fiéis hoje, não suportam ficar uma hora em reverencia diante de Deus.
  • Eram ameaçados de morte continuamente, mas permaneciam firmes na fé. Hoje, qualquer contrariedade faz o crente abandonar Cristo Jesus e a Santa Igreja.

Sejamos testemunhas fortes e fiéis do Rei dos mártires. Em muitas perseguições, muitos martírios. Diariamente temos de ser testemunha de Cristo. Mesmo tentado com o espírito da luxúria, mas temendo o futuro juízo de Cristo, não devemos profanar a pureza da mente e do corpo: devemos ser servos, testemunhas de Cristo.


Conclusão
Sejamos testemunhas fiéis do Senhor! Sejamos luzes e não trevas, sal e não lama, perfeitos e não medíocres. Tenhamos sede das coisas do alto e não das da terra e imitadores de Cristo e não do mundo fazendo-nos inimigo da santificação.

Sejamos testemunhas fiéis de Cristo Jesus! Enfrentemos todos os obstáculos e dificuldades com valentia e força por amor a Nosso Senhor, que morreu na cruz para nos salvar e que um dia nos julgará:“Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Temei antes aquele que pode destruir a alma e o corpo no lago de fogo” (Mt 10:28).

Se não podemos ir, podemos orar, podemos contribuir. Mas podemos cumprir o Ide de nosso amado Salvador, que não mediu esforço para que sua Palavra chegasse até nós.
Despertemos e levantemos, pois, para outros sejam alcançados por esse tão grande amor.


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva