JUNIORES - Lição 9: João, um herói muito esquisito


2º Trim. 2012 - JUNIORES - Lição 9: João, um herói muito esquisito

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
2º Trimestre de 2012
Tema: Heróis da Bíblia
Comentaristas: Damaris Ferreira da Costa & Luciana Alves de Sousa


LIÇÃO 9 – JOÃO, UM HERÓI MUITO ESQUISITO


Texto Bíblico: Mateus 3.1-11


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a:
  • Compreender que os cristãos devem ser diferentes, é nessa diferença em nossas ações e palavras que mostramos Jesus a outros. Não podemos nos moldar as formas mundanas oferecidas pela mídia na pós-modernidade.


Exercitando a Memória
“Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.”(Rm 12.2 – NTLH)

Deus tem planos bons, agradáveis e perfeitos para seus filhos. ELE quer que nos transformemos em pessoas com mentes renovadas, que vivam para obedecê-lo e honrá-lo. Tendo em vista que ELE deseja somente o melhor para nós e nos doou Seu Filho para tornar essa nova vida possível, descartando os maus procedimentos de nosso viver, colocando-nos como autênticos servos de DELE.


Crescendo no conhecimento
Não há como dizer de outro modo, João Batista era realmente diferente. Era único em sua maneira de ser, de agir, de vestir-se e até mesmo de alimentar-se. Mas isso tem uma explicação: sua missão e a região onde cresceu. Vejamos o contexto histórico em que viveu.

Durante séculos, Deus através de seus profetas anunciava o nascimento do Messias, do Cristo Salvador, e finalmente chegou o tempo certo para que as profecias se cumprissem. Para isso, Deus escolheu duas famílias na terra, uma para o nascimento do arauto, do anunciador de que o salvador já estava chegando. E outra para que o próprio salvador nascesse nela.

O anjo Gabriel foi enviado para anunciar a um casal, Zacarias e sua esposa Isabel, que morava na região montanhosa da Judéia que foram escolhidos para serem os pais daquele que anunciaria aos judeus que o Messias estava chegando. E assim ocorreu.

João Batista cresceu nos deserto da Judéia, entre as montanhas, por isso seu hábito de se vestir de pelos de camelo, no deserto as noites são bastante frias, e seu hábito alimentar era condizendo com a região e o que tinha disponível.

João andava pelas regiões da Judéia com uma mensagem singular: “Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!” (Mt 3.2 – NTLH). João não buscava fama, nem simpatia, apenas obedecer a Deus e cumprir a sua missão de apresentar ao seu povo o Salvador esperado. Deus concedeu a João Batista uma autoridade irresistível, falava com coragem e ousadia contra os pecados e a injustiça. As pessoas que o ouviam eram tocadas pelo Espírito Santo, arrependiam-se de suas más ações e vinham para serem batizadas por ele, no rio Jordão.

As palavras de João conduziram muitas pessoas a Jesus, mas também despertaram resistência e ressentimentos em outros, como foi o caso de Herodias, esposa do rei Herodes. Mas mesmo diante de ameaças, ele não se calava, não se amedrontava, não prezava as falsas amizades mais do que fazer a vontade de Deus. Anunciava o amor de Deus e a salvação a todos os que se arrependerem, assim como juízo e castigo aos que rejeitam a Deus e à Sua Palavra. João falou acerca das atitudes erradas de Herodes e dela, e por essa razão foi preso e decapitado. Foi um herói estranho ao povo de sua época e também à nossa, mas de uma coragem e perseverança incrível, demonstrando a todos o Salvador.


Aplicação da Lição
Deus tem um propósito para cada um de nós, assim como teve com João Batista. Assim como João mostrou Jesus às pessoas, Deus quer que façamos assim também. Podemos usar nossa vida, nossos lábios, nossa maneira de vestir-se e comportar-se para que demonstremos que Jesus vive em nosso coração. Vamos fazer isso? Com certeza Deus muito se alegrará, pois nos mostraremos pessoas diferentes

Paulo ao escrever aos romanos os aconselhou à não se moldar aos padrões do mundo. Os cristão que soa prudentes não agem com comportamento mundano, não fala palavrões ou é irresponsável com as atitudes com as pessoas e com o meio ambiente, como a maioria das pessoas são.

Deixe Deus transformar você em uma nova pessoa, através de Jesus Cristo. Peça a Deus o batismo com o espírito Santo, ele nos ajuda a ser fortalecidos de maneira a evitar a maioria dos costumes mundanos que presenciamos em nosso cotidiano. Somente o espírito santo nos reeduca e redireciona nossa mente de maneira a se renovar segundo os preceitos da Palavra de Deus


Fontes Consultadas:
·         BÍBLIA de Estudo de Aplicação Pessoal. Editora CPAD. edição 2003
·         BÍBLIA de Estudo Plenitude. SBB/1995. Barueri/SP
·         BÍBLIA de Estudo Pentecostal. Editora CPAD. Edição 2002.
·         BÍBLIA Shedd. Editora Mundo Cristão. 2ª Edição
·         VINE.Dicionário. Editora CPAD. 3ª Edição 2003
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia. Editora CPAD. RJ


Colaboração para Portal Escola Dominical  – Profª. Jaciara da Silva