Lição 7 - Sardes, a igreja morta I - Plano de Aula


2º Trim.2012 - Lição 7 - Sardes, a igreja morta I - Plano de Aula
PLANO DE AULA


1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo das cartas de Cristo às igrejas da Ásia Menor, estudaremos hoje a quinta carta, endereçada à igreja de Sardes.
- A carta à igreja de Sardes mostra-nos que a morte espiritual é possível mesmo àqueles que, uma vez se renderam aos pés de Cristo Jesus, se não houver vigilância.
2º SLIDE   I – O CENÁRIO DA CARTA À IGREJA DE SARDES
- “Sardes, Sardis, Sárdis ou Sardo - moderno vilarejo turco de Sart (província de Manisa), foi a capital da antiga Lídia. Distava cerca de 24 km de Esmirna, situava-se numa estrada que unia Éfeso, Esmirna e Pérgamo ao interior da Ásia Menor.
- O significado da palavra “Sardes” é discutido. Entendem alguns que seu significado é “sol, príncipe de gozo”.
3º SLIDE
- Nada se sabe sobre o pastor da igreja em Sardes destinatário da carta. No séc. II d.C., teve um pastor famoso chamado Melito (?-180), autor da mais antiga lista cristã de livros do Antigo Testamento que chegou até nós.
- O pastor de Sardes estava morto espiritualmente, era um “crente nominal”, e influenciara negativamente a grande maioria daqueles crentes, que também já tinham morrido espiritualmente.
4º SLIDE
- O Senhor Jesus Se identifica para o anjo da igreja que está em Sardes e, por extensão, àquela igreja como “o que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas” (Ap.3:1).
- A falta da presença do Espírito Santo em nós, o nosso afastamento d’Ele faz com que percamos a salvação (Sl.51:11; Ef.4:30; Hb.10:29).
5º SLIDE
- O Senhor Jesus também Se identifica como Aquele que “tem as sete estrelas” (Ap.3:1) -  a escolha para o ministério é do próprio Cristo (Ef.4:11).
- Mesmo a um morto espiritual, o Senhor Se mostra pronto a perdoar e a dar vida, mesmo ele sendo um ministro.
6º SLIDE  II – O EXAME DOS DEFEITOS DA IGREJA DE SARDES PELO SENHOR JESUS
- Nesta carta à igreja de Sardes, o Senhor Jesus inverte o padrão que havia sido adotado nas epístolas anteriores – a censura antecede o elogio.
- Por que isto se dá? Porrque o pastor de Sardes estava morto espiritualmente e, na morte, nada há de bom.
7º SLIDE
- O Senhor Jesus manda ao pastor de Sardes que fosse vigilante (Ap.3:2).  A perda da salvação quase sempre se inicia com a falta de vigilância. Precisamos manter vigilância para:
a), podermos ser usados por Deus para discernir espiritualmente o que ocorre à nossa volta (I Co.2:14-16);
b)  não nos distanciarmos de quem precisa de salvação;
c) não deixarmos de perceber o sinal a ser dado pelo Senhor Jesus, no instante em que vier buscar a Sua Igreja.
8º SLIDE
- O Senhor Jesus também mandou que o pastor de Sardes confirmasse os restantes que estavam para morrer (Ap.3:2).
- Sempre há um remanescente que permanece fiel no meio do povo de Deus, apesar de todas as circunstâncias adversas.
9º SLIDE
- A restauração do pastor de Sardes representaria uma mudança radical no seu papel perante aquela igreja local. Em vez de ser um fator de desvio espiritual, ele passaria a ser uma referência de santidade.
- As obras do pastor de Sardes não eram perfeitas diante de Deus (Ap.3:2). Não podemos esconder o que fazemos os olhos do Senhor. É tolice querer estar à frente do povo de Deus com hipocrisia e fingimento.
10º SLIDE
- Para poder ser vigilante e confirmar os seus irmãos, era imperioso ao anjo da igreja em Sardes que ele se lembrasse do que tinha recebido e ouvido, o guardasse e se arrependesse (Ap.3:3a).
- Temos de ser vigilantes para que não venhamos a esquecer aquilo que um dia recebemos da parte de Deus. Nossa “memória espiritual” depende da comunhão com o Espírito Santo (Jo.14:26).
11º SLIDE
- Não basta ouvir a Palavra de Deus, nem tampouco recebê-la. É indispensável que nós sejamos seus (Ez.33:30-33; Tg.1:21-25).
- Caso não houvesse o arrependimento e a vigilância, a perdição era certa (Ap.3:3b).
12º SLIDE
- Na perspectiva histórica, a igreja de Sardes representa a chamada “igreja moderna” (1517-meados do século XVIII).
- Apesar da Reforma Protestante, a igreja teve apenas nome de que vivia, visto que a Reforma não trouxe o necessário reavivamento espiritual.
13º SLIDE  III – O EXAME DAS QUALIDADES DA IGREJA DE SARDES PELO SENHOR JESUS
- Os elogios do Senhor Jesus são dirigidos apenas aos “restantes que estavam para morrer”, “algumas pessoas que não contaminaram seus vestidos” (Ap.3:4), com as seguintes características:
a) amplamente minoritário;
b) santo.
14º SLIDE
- Na perspectiva história, os “restantes” representam os grupos da chamada “Reforma Radical” – anabatistas, batistas, congregacionalistas, “quakers” e pietistas, que procuraram avançar na observância da Bíblia Sagrada.
- Estes grupos deram as condições necessárias que  houvessem os reavivamentos do século XVIII que abriram uma nova fase na história da Igreja.
15º SLIDE  IV – AS PROMESSAS DE VITÓRIA FEITAS À IGREJA DE SARDES
- A estrutura da carta endereçada à igreja de Sardes não permite distinção entre as críticas e elogios e as palavras de advertência do Senhor Jesus.
- Isto também se explica pela morte espiritual do anjo da igreja, a indicar a urgência para que fosse atendida esta “última chance” que se abria àquela igreja.
16º SLIDE
- As promessas do Senhor Jesus à igreja de Sardes(Ap.3:5):
a) ser vestido de vestes brancas;
b) de maneira nenhuma ter o nome riscado do livro da vida;
c) ter o nome confessado por Cristo diante do Pai e dos anjos.