LIÇÃO 8 – LEVANDO O EVANGELHO PARA A ESCOLA


2º Trim. 2012 - ADOLESCENTES - Lição 8: Levando o Evangelho para a Escola

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
ADOLESCENTES – CPAD
2º Trimestre 2012
Tema: Minha Missão no Mundo
Comentarista: Niedja de Mello





Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Conscientizar-sedo dever que todo cristão, mesmo os adolescentes têm de evangelizar o ambiente em que se encontra, seja no lar, no lazer, na escola , no trabalho etc.


Para refletir
“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.”(Mt 5:13-15)

A influência e a responsabilidade do cristão neste mundo, é como o sal e a luz. O sal preserva e dá sabor, a luz se opõe as trevas. Sejamos Sal e Luz da terra como o Senhor Jesus nos ordenou.


Texto Bíblico: Mt. 5.13-15.


Introdução
Anunciar as BoasNovas de Salvação e ensinar à todos, sem exceção as verdades inseridas na Bíblia. É pregar, anunciar o Evangelho a todos os povos, nações e línguas (Mc 16.15); significa dar testemunho das maravilhas que Deus faz (At 1.8); significa arrebatar as almas do fogo (Jd v.23). Cumpramos com alegria a grande comissão do Senhor Jesus à Igreja –  “...Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15).


O que é ser Testemunha
Segundo o Dicionário Aurélio:
Testemunha(Dev. de testemunhar.)
S.f.
 1. Pessoa chamada a assistir a certos atos autênticos ou solenes.
 2. Pessoa que viu ou ouviu alguma coisa, ou que é chamada a depor sobre aquilo que viu ou   ouviu.
 3. Coisa que atesta a verdade de algum fato; prova, testemunho.

Encontramos na Bíblia afirmações acerca de dar testemunho, ou TESTIFICAR:
1)      Fazer afirmativa baseada em conhecimento pessoal ou em crença:
João 3:11: “Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que vimos, e não aceitais o nosso testemunho.”
João 1:34: “E eu vi e tenho testificado que este é o Filho de Deus.”

Em Atos 1.8: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”
O Senhor ao derramar o Espírito Santo capacitou os discípulos para Testificar, do que viram e ouviram, e o primeiro Mártir da Igreja foi Estevão (At 7.54-59).


Todos precisam ouvir a mensagem
O apóstolo Paulo disse que “o evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Rm 1.16).

Este texto nos mostra claramente a necessidade de crer no Evangelho e aceitar ao Senhor Jesus para ser livre do pecado e restaurar a comunhão com Deus. O Evangelho é realmente o poder de Deus para nossa salvação. O pecado levantou uma barreira intransponível impedindo o acesso até Deus (Rm 3.23; 6.23).
Mas Deus não quer que o homem se perca. Ele nos criou para adorá-Lo e amá-Lo. O homem precisa entender as suas deficiências espirituais e perceber plenamente a sua dependência do Criador, e conhecer a graça de Deus. Quando falamos de graça, sempre ouvimos dizer: “graça é favor imerecido”, porém, trocando isso em miúdos podemos dizer que graça é Deus não nos dar o que nós merecemos, pois como pecadores o que nós merecemos? – castigo, e a condenação. Porém Deus pelo muito que nos amou, entregou Seu Único Filho para morrer, para que através de Seu Sacrifício fossemos justificados.
Deus estava pronto para sofrer a fim de recuperar a comunhão com o homem. A morte de Cristo é essencial para a nossa salvação (Mt 26.28). O Evangelho é importante porque mostra como podemos ser salvos pela morte de Jesus.
Foi para poder salvar o homem que o Filho de Deus Se fez membro “carne”, ou seja, humano. Nascendo de Maria, Ele se fez homem, viveu como homem, sem deixar de ser Deus e sem cometer pecado algum.
Tendo a Sua humanidade unida ao Pai, Ele produziu a vida perfeita que a lei de Deus requer.
Foi um fardo muito grande que Cristo carregou. Ele assumiu os pecados do mundo. Ele assumiu os nossos pecados.
Em João 14:6, temos a declaração definitiva e autorizada do Senhor com relação à salvação:
"Disse-lhe Jesus:Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."

Esta é a mensagem que todos devem ouvir, e como ouvirão se nós não anunciarmos?

O apóstolo Pedro foi chamado para pregar o Evangelho à uma família, à família de Cornélio.
Cornélio recebeu uma visão durante as primeiras horas da tarde, um anjo de Deus lhe apareceu Imediatamente Cornélio perguntou: "Que é Senhor?"

Deus desejava explicar o evangelho de Jesus Cristo a um soldado gentio. E mandou que Cornélio mandasse chamar Pedro, o apóstolo. E Deus designou que Pedro fosse, e assim Pedro fez.

Pedro expôs o evangelho completo de Jesus ao gentio comandante romano e à sua familia, e enquanto falava, o Espírito Santo caiu sobre Cornélio e sua família, indício claro de que eles criam sinceramente no que tinham ouvido. Cornélio e seus amigos convidaram Pedro e seu grupo a permanecer com eles. Durante alguns dias continuaram com a troca de experiências e ensino da doutrina cristã.


Faça a diferença
É necessário que nos, como cristãos e cristãs, continuamente nos perguntemos o que somos?
É necessário que indaguemos a nós mesmos e procuremos com sinceridade responder a esta pergunta, tanto no individual como no coletivo, tanto na nossa vida particular, como na nossa vida de comunidade de fé; é necessário que constantemente nos perguntemos quem somos e como estamos agindo e reagindo, conforme nossa identidade de cristãos e cristãs, seguidores e testemunhas do Evangelho de Jesus Cristo.

O que nos identifica como cristãos e cristãs não é apenas o fato de nós adorarmos a Jesus Cristo e o termos como nosso Salvador, Ele mesmo disse que isto não era o mais importante, quando cita o profeta Isaias em Mateus 15:8 e Marcos 7:6. Mas o mais importante é fazer a vontade de Deus, colocando em prática seus ensinamentos:“Porque me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” (Lc 6:46).

Jesus nos chama de a “luz do mundo” e o “sal da terra” (Mt 5:13-15). Ora. A luz não é luz para si mesma, não ilumina a si mesma, nem o sal salga a si mesmo. Mas a luz é acesa para iluminar a tudo e a todos. Jesus, pelo batismo, nos deu sua luz, em nós há uma luz que deve iluminar “a casa toda”,mas por nossas atitudes, nós colocamos nossa luz embaixo da mesa, nós a abafamos, a escondemos e nós mesmos ficamos nas trevas. A fé que temos em Deus é o sal que tempera e preserva, mas “se o sal perde o sabor, para nada serve e é jogado fora”, se nossa fé não se manifestar em atitudes de cristãos, é como um sal que não serve para nada e é desprezado.

Ser “sal da terra” “luz do mundo” é algo que deve se manifestar em todas as ações de cada um e de cada uma, no dia a dia das pessoas de fé. Nenhum momento, onde quer que andemos e o que quer que façamos, pode estar excluído desta realidade de temperar e iluminar. Como Jesus era e agia, nós devemos ser e agir, se há algo que Jesus, em nosso lugar, não faria, não diria, não pensaria, então o que nós fazemos, dizemos e pensamos, não é algo de um cristão verdadeiro ou de uma cristã verdadeira, é algo pecaminoso, contrário a vontade de Deus, e deve ser evitado com todas as forças, e se nós, fazendo um exame de consciência honesto, encontramos algo em nossa vida, que não corresponde a Jesus Cristo, ao seu agir dizer e pensar, nós devemos dobrar os joelhos em oração e pedir perdão, suplicar a Jesus para que Ele venha com seu Santo Espírito em nossa vida e nos converta, pois é algo em nós que é pecaminoso e deve ser convertido e transformado.

Jesus redefiniu o significado de santidade. Ser santo e santa para Jesus, não é evitar as pessoas, mas encontrá-las e participar da vida delas, mas não necessariamente ser e agir como elas, e sim ser e agir como luz que ilumina a casa inteira, como sal que transforma o sabor das coisas. È ser e agir com honestidade, nas pequenas e nas grandes coisas, é ser tolerante, é ser e agir com misericórdia, com paciência, com perdão, é ter auto controle, é viver uma sexualidade sadia, respeitadora, percebendo que o outro ou a outra é como cada um de nós: templo do Espírito Santo de Deus.
Que Deus, fonte e causa da verdadeira santidade, nos ajude e nos converta para o seu amor que se manifesta para com toda a Sua criação e nos ajude a sermos verdadeiramente o “sal da terra” e a “luz do mundo”, aqui e agora e em todos os lugares onde estivermos.

Conclusão  portal ebd
Nós também podemos testificar do amor de Deus aos outros, devemos contar aos outros, acerca das experiências que temos com o SENHOR, falar das bênçãos que recebemos, de como o SENHOR nos guarda, e nos auxilia.
O Senhor Jesus espera que sejamos suas testemunhas, lembremo-nos de que pregamos o Evangelho não somente com palavras, mas principalmente com a nossa vida, isto é, praticando a Palavra de Deus em nossas vidas.
Oremos para que o SENHOR nos use para anunciar a Sua Palavra. Deus os abençoe.


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva



fonte http://www.portalebd.org.br