PRIMÁRIOS - Lição 9: Jesus, o amigo dos ricos


2º Trim. 2012 - PRIMÁRIOS - Lição 9: Jesus, o amigo dos ricos

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS – CPAD
2º Trimestre de 2012
Tema: Jesus e seus amigos
Comentaristas: Laudicéia Barboza da Silva & Débora Ferreira da Costa


LIÇÃO 8 – JESUS, O DOS RICOS


Texto Bíblico: Mateus 19.16-26

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se que Jesus é o único meio de receber a vida eterna, e que a salvação é a maior riqueza que podemos ter.


Frase do dia...
MEU AMIGO JESUS ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR EM MEU CORAÇÃO

Cole desenho fig 1da galeria de imagens em papel cartão, em seguida recorte e cole a peça no palito de churrasco. Dê para os pequenos levarem.

Imagem:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjj1joiW5wT4ioZ-QOUwVeTN66pTyKgUvI84F9gvzVjpi5jw9o11UhZE7rUb3Ctoaz6gg7iChC7ZwbwYFgYHou09UKs4-yLtzq0G89D0smzmzeL8WzFkGarES4mPFREy4A1W4yKNUjId8Yk/s400/MEU+CORA%C3%87%C3%83O+%C3%89+DE+JESUS.jpg


Memória em Ação
“Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.”(Mt 6.33 – ARC)

Transcreva o texto bíblico de forma legível e atrativa para os pequenos em uma cartolina, papel cartão, ou outro recurso que disponha. Releia com eles no mínimo quatro vezes, explicando que para fazer parte do Reino de Deus precisamos aceitar a Jesus, tê-lo como nosso Salvador e amigo, colocando suas palavras em primeiro lugar em nosso dia a dia, agindo como Sua Palavra nos ensina.


Explorando a Bíblia
QUEBRA GELO – introduza a lição perguntando aos pequenos: “Se você tivesse muito dinheiro e pudesse comprar tudo o que quisesse, o que compraria?” (espere as respostas).

Em seguida pergunte: “Me fale uma coisa que não conseguimos comprar, mesmo que tivéssemos todo dinheiro do mundo?” (espere os pequenos responderem)

DESENVOLVIMENTO
Na Bíblia encontramos o relato da história de um jovem que tinha muito, muito dinheiro, era muito rico, e possuía muitas coisas, carros (de sua época), jóias, ouro, prata, empregados, mas havia algo que ele desejava muito possuir, e seu dinheiro não podia comprar – a vida eterna.

Você sabe o que é a vida eterna? É podermos viver para sempre com Deus. Não é algo maravilhoso? Esse rapaz perguntava as pessoas como conseguir a vida eterna, mas ninguém sabia dizer. Ele tinha um desejo sincero de saber como conseguir essa coisa tão importante.

Certo dia, ele ouviu que o mestre Jesus estava em uma região próxima de onde ele estava, e sem demora se apressou a encontrar-se com ELE, seu coração se alegrou muito, pois finalmente saberia a resposta que tanto queria.

Chegando ao local, viu Jesus que caminhava, então ele correndo, ajoelhou-se na frente DELE e perguntou:
— Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?

Jesus respondeu:
— Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Você conhece os mandamentos: “Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, não tire nada dos outros, respeite o seu pai e a sua mãe.”

— Mestre, desde criança eu tenho obedecido a todos esses mandamentos! —respondeu o rapaz alegremente.

Ele era uma pessoa boa, e se esforçava para cumprir os mandamentos de Deus, mas havia lago que lhe faltava.

Jesus olhou para ele com amor e disse:
— Falta mais uma coisa para você fazer: vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga.

Quando o rapaz ouviu isso, pensou em tudo o que tinha, fechou a cara; e, porque era muito rico, foi embora triste. Em seu coração havia amor pelo dinheiro, pela fama e posição que tinha. Deus quer ter o primeiro lugar em nossa vida. Tudo o que temos é ELE quem nos dá, não é para amarmos mais do que a ELE. Esse rapaz amava mais a riqueza que possuía do que a Deus.

Jesus então olhou para os seus discípulos, que estavam em volta dele, e disse:
— Como é difícil os ricos entrarem no Reino de Deus!

Quando ouviram isso, os discípulos ficaram espantados, mas Jesus continuou:
— Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, é. Pois, para Deus, tudo é possível.

Então Pedro disse:
— Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o Senhor.

Jesus respondeu:
 — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: aquele que, me segue de todo o coração receberá muitas coisas, ainda nesta vida e no futuro a vida eterna.

Prezado (a) enfatize aos pequenos que a vida eterna, ou seja, a salvação não é adquirida apenas fazendo algumas coisas boas, fazer o que é correto é nosso dever. Jesus morreu na cruz para nos dar a salvação, para que através DELE nos aproximemos de Deus. Em Jesus nossos pecados são perdoados, para isso precisamos reconhecer nossos pecados e aceitar a vontade de Deus para nossas vidas.

O jovem não percebeu isso. Deixou que sua riqueza o afastasse de Deus. Não sejamos assim. Coloquemos Jesus em primeiro lugar em nosso coração, e com certeza seremos muito felizes.

Atividade
Imprima o desenho na galeria de imagens para os pequenos colorir
Imagem: http://www.historiasbiblicas.advir.com/vida%20de%20jesus/parabolasdejesus/o%20jovem%20rico%20par%20color.jpg


Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         Allan Hart Jahsmann e Martim P. Simon  - Horinhas com Deus - Editora Sinodal

 
Colaboração para Portal Escola Dominical  – Profª. Jaciara da Silva