PRIMÁRIOS - Lição 13: Jesus, o melhor amigo


2º Trim. 2012 - PRIMÁRIOS - Lição 13: Jesus, o melhor amigo

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS – CPAD
2º Trimestre de 2012
Tema: Jesus e seus amigos
Comentaristas: Laudicéia Barboza da Silva & Débora Ferreira da Costa


LIÇÃO 13 – JESUS, O MELHOR AMIGO


Texto Bíblico: João cap. 13-15

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que temos o maior amigo sempre conosco – Jesus. È um Amigo que sempre está conosco e é Todo Poderoso, ou seja, Ele tem todo o poder no céu e na terra.


Frase do dia
JESUS É O MELHOR AMIGO

Escreva esta frase em uma cartolina e cole figuras de crianças doentes, chorando, e também sorrindo. Enfatizando que em todos os momentos de nossa vida temos conosco o Melhor Amigo – Jesus.


Memória em Ação
“Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.”(Jo 15.14 – ARC)

Professor (a) estou usando a versão ARC (Almeida Revista e Corrigida) por crer que esta expressa neste versículo,  o teor verdadeiro da mensagem.“sereis meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando”. Há uma condição para ser amigo de Jesus.

Na versão NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje) “Vocês são...” não denota a responsabilidade individual de compromisso com Deus. È imprescindível que seja enfatizado aos pequenos que seremos amigos de Jesus se obedecermos à Sua Palavra.


Explorando a Bíblia
Jesus sabendo que estava chegando a hora em que haveria de partir para junto de Deus, o Pai, quis ter uma conversa especial com seus amigos. Jesus então decidiu conversar com eles após o jantar da Grande Ceia da Páscoa.

Após jantarem, Jesus disse:
__ Eu sempre amei vocês meus amigos, e sempre amarei. Por isso dou-lhes uma tarefa a cumprir, que vos ameis uns aos outros como Eu vos tenho amado. Será assim que as outras pessoas saberão que vocês são meus amigos – se vos amarem uns aos outros.

Jesus fez uma pausa e depois continuou a conversa:
__ Não tenham medo, nem fiquem preocupados. Confiem em Deus e confiem em mim também. Agora chegou o tempo de eu voltar para meu Pai. Eu vou para o céu, mas vou preparar moradas, para que vocês também lá estejam comigo. Depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também.

Os discípulos se entristeceram, não queriam ficar sem Jesus ao lado deles aqui na terra. Mas Jesus lhes prometeu:
___ Meus amigos,  se vocês obedecerem a minha palavra, Eu estarei em vocês e vocês em mim. E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai. Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome.

Jesus continuou:
 — Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos. Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês. Assim como o meu Pai me ama, eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês. Se obedecerem aos meus mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e ele continua a me amar.

Os discípulos se animaram ao ouvir as palavras de Jesus.
Jesus continuou a dizer-lhes:
__ Cumpram a tarefa que dei a vocês para fazerem, é o meu mandamento: amem uns aos outros como eu amo vocês. Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. Vocês serão meus amigos se fazem o que eu mando. Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome.

Os discípulos jamais se esqueceram desse jantar e das palavras que Jesus falou, seus corações se encheram de alegria em saber que tinha o melhor Amigo. Um Amigo que estaria sempre com eles, que os ajudaria em tudo o que precisassem, que daria a eles poder para curar enfermos, ressuscitar mortos, e fazer muitos milagres

Jesus é o mesmo hoje, quer ser amigo de Jesus pequenino? Se desejar é somente fechar seus olhinhos e dizer: “Jesus vem morar em meu coração” – e Ele virá. Mas lembre-se terá de obedecer aos ensinos de Jesus, assim você será o amigo Dele.


Oficina Criativa
na galeria de Imagens
Fonte Imagem:http://1.bp.blogspot.com


Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         Allan Hart Jahsmann e Martim P. Simon  - Horinhas com Deus - Editora Sinodal
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geografica
·         Comentário Bíblico Beacon – Vol.6: Mateus a Lucas – Editora CPAD – Rio de Janeiro/2005


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva