JARDIM DA INFÂNCIA - Lição 4: Obedeça a Palavra de Deus


3º Trim. 2012 - JARDIM DA INFÂNCIA - Lição 4: Obedeça a Palavra de Deus

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JARDIM DE INFANCIA – CPAD
3º Trimestre de 2012
Tema: Bíblia, o livro maravilhoso
Comentaristas: Midiam Pessoa, Monica Barreto Valente Varela


LIÇÃO 4 – OBEDEÇA A PALAVRA DE DEUS


Texto Bíblico: Jonas 1.1-17; 2.1-10

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se que devemos obedecer a Palavra de Deus, pois Ele sempre sabe o que é melhor para nós, mesmo quando não entendemos o propósito de Deus, devemos cumprir o que Ele nos ordena fazer.


A palavra é...    
OBEDECER

Em uma folha de cartolina cole figura da Biblia da galeria de imagens  e escreva com letras grandes a palavra obedecer, e peça para os pequenos repetir “Obedecendo a Palavra de Deus vivo feliz.”


Fonte:http://www.fotosimagens.net



Aprendendo a Bíblia
“”... É melhor obedecer a Deus...”(1 Sm 15.22 – NTLH)

Reproduza o versículo em uma cartolina e cole a figura de Jonas e o grande peixe da galeria de imagens, dizendo aos pequenos:
“Veja crianças, a situação desse profeta por não ter obedecido a Palavra de Deus. Hoje em nossa historia bíblica vamos saber o que aconteceu com ele.”


Fonte: http://3.bp.blogspot.com


História Bíblica
Crianças, hoje estaremos aprendendo sobre a vida do profeta Jonas. Um profeta de Deus.
Profeta é uma pessoa que um porta-voz de Deus, ou seja, alguém a quem Deus fala com ele, e ele transmite para outra pessoa. Assim era Jonas, Deus falava com ele para ele dizer as pessoas aquilo que Deus queria que elas soubessem.

Jonas vivia em uma época em que os assírios, fazia guerra ao povo de Israel, atacava e destruía casas e prendiam pessoas. O povo de Israel temia muito o povo da Assíria.
Certo dia, Jonas ouviu a voz de Deus a lhe dizer:
__ Jonas vai a cidade de Nínive, que é a capital da Assíria, e diga aquele povo que se eles não se arrependerem das suas maldades, Eu vou destruir a cidade deles.

Jonas não respondeu nada para Deus. Mas ele não queria ir lá. Assim Jonas saiu com muita pressa de sua casa. Quase correndo. Ele estava fugindo de Deus, veja crianças, como Jonas era bobinho, ninguém pode fugir de Deus, Ele vê e sabe de todas as coisas, até mesmo a vida das minhoquinhas debaixo da terra, Deus vê, não é mesmo?

Pois é, mas Jonas achou que poderia fugir de Deus. Assim ao invés de ir tomar o navio que iria para Nínive, tomou um que ia para um lugar muito longe de Nínive – para Tarsis.

Jonas entrou no navio meio desconfiado, desceu para o porão do navio e deitou-se lá, talvez ele repetia pra si mesmo em pensamento:
“Eu não irei para Nínive, que Deus mande outro.”

Mas Deus vê todas as coisas que fazemos, e sabe tudo o que pensamos.
Jonas estava deitado no porão, ouvia o barulho das ondas do mar, e assim ele dormiu.
Enquanto isso lá em cima, no convés do navio, os marinheiros começaram a ver que o céu estava ficando cada vez mais escuro, logo começou a ventar forte, o navio começou a balançar cada vez mais. Mas nem assim Jonas acordou.

O vento foi aumentando mais, e o mar ficou furioso. Ondas enormes começaram a formar-se e vir sobre o navio, as águas começaram a inundar o navio. Os marinheiros puxavam as coradas para amarrar as velas, foram ficando desesperados por ver que não conseguiam manter o navio na vertical naquele mar violento.

Então começaram a pegar tudo o que era pesado no navio e jogar no mar, para que o navio ficasse mais leve e não afundasse. Assim desceram até o porão para apanhar as coisas de lá, e encontraram Jonas que dormia.
Um marinheiro o balançou forte dizendo:
__  O que tens dorminhoco? O navio está quase afundando e você ai dormindo. Levante e ore a Deus para que nos livre desse mal.

Jonas se levantou mas não disse nada, e nem orou também. Mas os marinheiros, começaram a dizer uns aos outros que algo estava errado com aquela tempestade, que alguém deixou Deus zangado.

E assim foram até onde Jonas estava, e perguntaram a ele:
__ Qual seu nome? O que você faz?

Jonas respondeu:
__ Meu nome é Jonas. Sou profeta do Deus criador dos céus e da terra. É minha culpa essa tempestade. Eu desobedeci a Deus.

Ouvindo isso os marinheiros ficaram muito apavorados, e perguntaram a ele o que deviam fazer. E Jonas lhes disse:
__ Me joguem no mar e a tempestade cessará.

Assim os marinheiros fizeram. Pegaram Jonas e o jogaram no mar, assim que ele afundou no mar, a tempestade parou. Mas Deus ia deixar Jonas sozinho, não é mesmo?
Deus enviou um grande peixe abrindo a boca engoliu a Jonas.

Jonas no ventre do peixe orou a deus dizendo:
__ Me perdoe Senhor a minha desobediência. Se o Senhor me livrar desse perigo, eu irei até Nínive e falarei o que o Senhor me mandou dizer.

Deus atendeu a oração de Jonas e mandou que o grande peixe deixasse Jonas na praia. E assim foi, o enorme peixe nadou até a praia e vomitou Jonas lá. Já pensaram com que cheiro horrível Jonas ficou?

Jonas aprendeu a lição, e foi anunciar aos ninivitas a Palavra que Deus havia mandado. E todo o povo daquela cidade se arrependeram e creram em Deus.
Não é maravilhoso crianças? Deus amava também aquele povo, e queria salvá-los.
Devemos sempre obedecer  a Deus para que não venhamos a sofre.


Fixando a aprendizagem
Reproduza o desenho na Galeria de imagens, para os pequenos colorir


Fonte: http://1.bp.blogspot.com


Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         53 Histórias de Jesus – Geográfica Editora
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.
·         Lois Rock/Cristina Balit - Bíblia Para Crianças: Histórias Sempre Vivas – Editora Sinodal


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 

fonte http://www.portalebd.org.br

Galeria de imagens