PRE ADOLESCENTES - Lição 4: Melhor que o ouro


3º Trim. 2012 - PRE ADOLESCENTES - Lição 4: Melhor que o ouro

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRE ADOLESCENTES – CPAD
3º Trimestre 2012
Tema: Descobrindo meus direitos e deveres
Comentaristas: Ângela Sueli Silva da costa

LIÇÃO 4 - MELHOR QUE O OURO

Texto bíblico       1 Reis 3.5,7, 9-13 
 Em Gibeão apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê.
Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai. E eu sou apenas um menino pequeno; nao sei como sair, nem como entrar.
 Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
 E pareceu bem aos olhos do Senhor o ter Salomão pedido tal coisa.
 Pelo que Deus lhe disse: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem riquezas, nem a vida de teus inimigos, mas pediste entendimento para discernires o que é justo,
 eis que faço segundo as tuas palavras. Eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual não se levantará.
 Também te dou o que não pediste, assim riquezas como glória; de modo que não haverá teu igual entre os reis, por todos os teus dias.


Objetivos  após a aula seu aluno deverá  compreender o valor da verdadeira sabedoria,   
                    bem como fazer diferença entre a sabedoria secular e a sabedoria espiritual.


Introdução 
Estudaremos nesta lição 4,  a respeito da sabia escolha do rei Salomão, que  poderia escolher riquezas, fama e honra, porem preferiu escolher a sabedoria, essa escolha foi agradável a Deus, que não somente lhe concedeu o seu pedido, mas lhe acrescentou aquilo que não havia pedido.


I-Sabedoria Definição:
É o conhecimento e discernimento perfeito e justo das coisas e a habilidade para agir ou aplicá-lo corretamente;
É a capacidade de aplicar bem o conhecimento, agir com inteligência, com prudência, e julgar com equidade;
A sabedoria é de natureza espiritual, adquirida pelo exercício contínuo e pessoal da piedade, através de uma vida de íntima comunhão com Deus.


Tipos de Sabedoria:
a) Sabedoria humana
É resultado do conhecimento adquirido ao longo da vida, independente de nossa condição moral ou espiritual.
É o cabedal ou conjunto de informações obtidas pelo estudo, pesquisa, observação e pela prática de vida cotidiana. A sabedoria humana comumente e marcada pelo egoísmo I Cor 2:4-7 I Cor 3:19.


b) Sabedoria divinaÉ uma virtude ou dom de Deus que capacita a pessoa humana a agir com discernimento e aplicar de forma correta o conhecimento em assuntos relacionados ao mundo natural, humano e espiritual I Cor 12:4-11;  É um dom de Deus que o ser humano deve acolher com humildade e disponibilidade;


Como obter a sabedoria divina
a) Pedindo a Deus em oração Tg 1: 5-6;
b) Conservando temor ao Senhor Sl 111:10 Pv 9: 10
    Temor e tributar respeito e reverência a Deus;
c)Estudando a palavra de Deus II Tm 4:16-17 Sl 1:1-3 Heb 4:12-13
    A palavra de Deus é fonte inesgotável de sabedoria;
d)Através da ajuda e do trabalhar do Espírito Santo no interior do ser humano Jo 14: 16-17 Jo 16:13
e)Pela humildade e pelo quebrantamento
A sabedoria é uma dádiva de Deus que o homem e a mulher deve acolher com humildade e quebrantamento. Não pode obter a sabedoria divina quem tem um coração cheio de orgulho, auto-suficiência ou egoísmo.


Características da Sabedoria divina Tg 3:17 
a). Ela é pura – a verdadeira sabedoria é isenta de qualquer mancha ou culpa. É incapaz de produzir alguma coisa má ou ruim;
b) Ela é pacífica – Ela traz a paz em si mesmo. Ela promove a paz;

c) Ela é moderada – Age com equilíbrio e ponderação Pv 8:12;

d) Ela é tratável – Amável, Cortez, dócil. Une as pessoas em meio as diferenças, constrói novos espaços de sociabilidade;

e) Ela é cheia de bons frutos

f) Ela é cheia de misericórdia Mat 5:7
   A verdadeira sabedoria possui amor e compaixão pelo próximo independente da raça, cor ou posição social;

g) Ela é imparcial – Não tem parcialidade;

h) Ela não tem hipocrisia – Nela não existe falsidade, engano ou simplesmente aparência;

i)  Produz anseio por santidade – A sabedoria divina leva a pessoa humana a ter desejo e a buscar com diligencia santidade e pureza moral I PE 1:15-16 Heb 12:14;

j) Não é materialista– O homem ou mulher que possui a sabedoria do alto não é apegado de forma exacerbada ou obcecado por bens materiais. Ele reconhece que os bens materiais colocados por Deus em suas mãos deverão serem administrados visando o seu bem estar e a promoção do reino de Deus;
k) Não abandona a cruz – Quando o ser humano é movido pelo amor a Cristo, jamais considerará a cruz penosa ou difícil, pois o amor transforma o sacrifício em prazer Mat 16:24;

l) É uma virtude ou dom indispensável a todo Cristão – O ser humano pode se especializar nas mais diversas áreas do conhecimento, porém se não possui sabedoria divina será incapaz de conduzir-se dignamente nesta vida, e terá enormes dificuldades de conviver com pessoas de pensamento e temperamento diferente do seu.


Sabedoria terrena, animal e diabolica (Sagacidade – astúcia – malignidade) Tg 3:14 -16 
a) É sempre empregada com objetivos malignos;
b)Possui como elementos e características principais:
A inveja – o mais medíocre dos sentimentos. Diz um ditado popular que a inveja é a arma dos incapazes.  A Bíblia diz que a inveja é um sentimento de origem diabólica.
Amargura – quando não superada dá origem ao sentimento de vingança Heb 12:15
Sentimento faccioso – o sentimento faccionado em contendas que tanto prejudica o relacionamento entre as pessoas, pois traz a perturbação e toda obra perversa Tg 3: 16
Traz prejuízo à vida espiritual, tanto individual como coletivamente (à Igreja)
(texto fonte: Pr. João da C. Gomes Feitosa)


II - Faça a sua escolha
"... apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos. Disse-lheDeus: Pede-me o que queres que eu te dê."   Por  que  Deus se revelou a Salomão ?   No v 3, vemos que Salomão amava ao Senhor. Se amarmos ao Senhor nosso Deus de todo o nosso coração, certamente Ele vai se revelar a nós. " Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.( Jr 29.13)     Nós demonstramos que amamos a Deus quando fazemos a Sua vontade, quando pautamos o nosso procedimento, a nossa vida, segundo a Sua Palavra.
O Senhor apareceu a Salomão de noite,quando ele sonhava. PRECISAMOS SONHAR !
Ao pedir entendimento, sabedoria, Salomão compreendia perfeitamente que Deus o colocara naquela posição elevada, rei de Israel, não somente porque herdara o trono do seu pai Davi. Podemos também ter essa compreensão ? Será que a atividade que escolhemos para exercer em nossa vida é mero acaso ou a providência divina ?
Salomão pede a Deus um coração compreensivo, entendimento, sabedoria. Ele não quis ser sábio para ser célebre, vencer os inimigos ou para ganhar dinheiro ou posição. Ele pediu sabedoria a Deus para governar o seu povo com justiça e equidade. Ele queria ser útil, queria ser um instrumento nas mãos de Deus, em favor das pessoas que dele necessitavam.
Deus respondeu a Salomão !  Nós servimos um Deus que nos ouve e nos responde ! E Ele concedeu à Salomão não somente o que pediu, sabedoria, mas riquezas e glória.
Esta é a verdadeira sabedoria. A sabedoria que necessitamos, a sabedoria que vem do alto, dos céus, de Deus.
E essa sabedoria tem alguns aspectos, segundo Tg 3.17:  " A sabedoria, porém, lá do alto, é primeiramente pura; depois pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento."
Primeiramente, ela é pura, isto é, não contaminada, sem qualquer defeito moral, livre da ambição humana e da autoglorificação. Também é isenta das corrupções humanas, não contempla a maldade, mas seu intuito constante é a prática do bem.
Depois, pacífica. A sabedoria não é contenciosa, nem facciosa e nem beligerante. Não busca seus próprios interesses às custas de outrem. Pelo contrário, confere a paz, alimenta-se da harmonia. No célebre sermão do monte, assim se expressou o Senhor Jesus;
" Bem aventurados os pacificadores, porquanto serão chamados filhos de Deus." Mt 5.9

A sabedoria também é indulgente, isto é, razoável, moderada, gentil, qualidades essas que os homens facciosos não possuem. A verdadeira sabedoria é tratável, moderada, sem temperamento radical.
Ela é plena de misericórdia e de bons frutos. Os homens por demais ambiciosos tendem para a crueldade. A verdadeira sabedoria  produz  sentimento  de  misericórdia ( consideração, compaixão pelas necessidades e pelo sofrimento alheio ). O homem sábio, segundo o mundo, não demonstra misericórdia  para com ninguém e procura fazer nome para si mesmo, até de maneira brutal e violenta. Tal homem considera as pessoas meramente como objetos a serem usados para a sua própria satisfação e exaltação.
. " Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia."
Ela é também, imparcial, isto é, trata todas as pessoas com justiça e honestidade. Veja o exemplo de Salomão ao julgar a causa das duas mães, I Rs 3. 16-28
E sem fingimento, sem hipocrisia. O homem verdadeiramente sábio não precisa fingir e nem ser hipócrita, falso, Ele não tem o que esconder e não busca os seus próprios interesses. Ela é verdadeira, autêntica e sincera.
(texto fonte: Pr. Jair Cardozo)


III- A oportunidade de Salomão
Salomão, o sucessor de Davi
Apesar de suas falhas, Davi deixou para a Salomão, seu filho, um grande legado espiritual. O rei de Israel costumava buscar a orientação divina diante das decisões a serem tomadas (I Sm. 23.2; 30.8; II Sm. 2.1).
Tomando o exemplo do pai, Salomão, após assumir o trono de Israel, ora ao Senhor, reconhecendo a benevolência de Deus (I Rs. 3.6), agradecendo ao senhor por Sua bondade.
Em seguida demonstra humildade, assumindo que diante do Grande Deus de Israel o rei não passava de uma criança (I Rs. 3.7). Por fim, demonstrou disposição para a justiça e para o altruísmo ao pedir a Deus que lhe desse um coração sábio para julgar e discernir entre o bem e o mal (I Rs. 3.9).
Salomão conduziu Israel com tamanha sabedoria que sua fama se espalhou pelas nações vizinhas. A rainha de Sabá quis testificar pessoalmente a respeito de tudo que havia ouvido a seu respeito (I Rs. 10.1-13).


IV- O valor da escolha
Enquanto andou nos caminhos do Senhor, Salomão desfrutou da benção da prosperidade. Além de reger a nação com bom senso, tornou-se um pesquisador profícuo e um escritor de reconhecida sabedoria até aos dias atuais. Seguido os passos literários de seu pai, também escreveu seus livros: Cantares (na juventude), Provérbios (na meia-idade) e Eclesiastes (na velhice). Nesse último livro extraímos uma confissão que serve de exemplo para as pessoas de todas as idades a respeito do valor substancial da vida. Assim diz o pregador:
“Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau (Ec. 12.13,14).
Diferentemente de seu pai Davi, Salomão não teve o mesmo sucesso na escolha de seus sucessores. Após sua morte o reino de Israel dividiu-se e os reis seguintes alternavam-se entre servir ao Senhor e aos deuses pagãos.
Refletindo em cada palavra do trecho acima, confesso que fico impressionada com o comportamento de Salomão e constato o quão importante é ser manso e humilde de coração, para se experimentar a magnitutide de Deus.
Trazendo este acontecimento para os nossos dias, me pergunto: Se Deus, hoje, aparecesse para cada um de nós, seja em sonho ou pessoalmente, ou ainda de uma outra maneira, e nos fizesse a mesma pergunta:
 ” Pede o que desejas e eu te darei” , qual seria a nossa resposta? Como e onde estaria o nosso coração para que pudéssemos responder a Deus? 

 Estão os nossos anseios baseados nas questões materiais ou espirituais? Infelizmente, ouso dizer, que a grande maioria das pessoas fariam pedidos relacionados a riquezas, glórias e vaidades terrenas. Estão tão ligadas ao materialismo exarcebado, que sequer desejariam por exemplo: paz, saúde, cura, libertação, entendimento, sabedoria, discernimento, perdão, salvação, vida eterna, etc…
Estamos tão imersos nos conceitos capitalistas, que sinalizar qualquer posição em relação a vida espiritual nessa altura do campeonato, soa como grande loucura para a sociedade. Uma grande perda de tempo.  E é justamente para essas horas que penso tanto em Salomão e em seu coração tão cheio da sabedoria de Deus.
( texto fonte. http://www.discursodaalma.com.br)


Conclusão
Encerro com as palavras do maior sábio que este mundo contemplou, Salomão.:
 " Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. 
Mais preciosa é do que as pérolase tudo o que podes desejar não é comparável a ela. 
O alongar-se da vida está na sua mão direita, na sua esquerda riquezas e honra. 
Os seus caminhos são caminhos deliciosos e todas as suas veredas paz. É árvore da vida para os que a alcançam e felizes são todos os que a retêm."Pv 3.13-18
(texto fonte: Pr. Jair Cardozo)


Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof.  Jair César S. Oliveira