JARDIM DA INFÂNCIA - Lição 8: Jesus ensina a Palavra de Deus


3º Trim. 2012 - JARDIM DA INFÂNCIA - Lição 8: Jesus ensina a Palavra de Deus

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JARDIM DE INFANCIA – CPAD
3º Trimestre de 2012
Tema: Bíblia, o livro maravilhoso
Comentaristas: Midiam Pessoa, Monica Barreto Valente Varela


LIÇÃO 8 – JESUS ENSINA A PALAVRA DE DEUS


Texto Bíblico: Lucas 4.14-30

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a desejar ler a Bíblia, compreendendo que é na Palavra de Deus que encontramos sabedoria e o próprio Senhor Jesus.


A palavra é... 
ESCRITURA

Use o desenho Jd8 fig na galaeria de imagens, tanto para explicar a palavra como para a memorização do versículo.
Explique aos pequenos que Escrituras Sagrada é o mesmo que Bíblia, ou seja, a Bíblia Sagrada é a Santa Escritura, a Palavra de Deus.




Aprendendo a Bíblia
“Examinai as Escrituras... são elas que de mim testificam.” (Jô 5.39 ARC)

Enfatize aos pequenos que foi o Senhor Jesus quem disse estas palavras, nos ensinando que devemos ler a Bíblia, pois Nela encontramos Ele, e a Bíblia nos ensina a sermos sábios e felizes.


História Bíblica
Jesus voltou para a região da Galiléia, e o poder do Espírito Santo estava com ele. As notícias a respeito dele se espalhavam por toda aquela região.
Ele ensinava nas sinagogas e era elogiado por todos.
Jesus foi para a cidade de Nazaré, onde havia crescido. No sábado, conforme o seu costume, foi até a sinagoga. Ali ele se levantou para ler as Escrituras Sagradas, e lhe deram o livro do profeta Isaías. Ele abriu o livro e encontrou o lugar onde está escrito assim:
 “O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos”

Jesus fechou o livro, entregou-o para o ajudante da sinagoga e sentou-se. Todas as pessoas ali presentes olhavam para Jesus sem desviar os olhos.
Então ele começou a falar. Ele disse:
— Hoje se cumpriu o trecho das Escrituras Sagradas que vocês acabam de ouvir.

Todos começaram a elogiar Jesus, admirados com a sua maneira agradável e simpática de falar, e diziam:
 — Ele não é o filho de José?

Então Jesus disse:
— Sem dúvida vocês vão repetir para mim o ditado: “Médico, cure-se a você mesmo.” E também vão dizer: “Nós sabemos de tudo o que você fez em Cafarnaum; faça as mesmas coisas aqui, na sua própria cidade.”

E continuou:
 — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. Eu digo a vocês que, de fato, havia muitas viúvas em Israel no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e meio, e houve uma grande fome em toda aquela terra. Porém Deus não enviou Elias a nenhuma das viúvas que viviam em Israel, mas somente a uma viúva que morava em Sarepta, perto de Sidom. Havia também muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi curado. Só Naamã, o sírio, foi curado.

Quando ouviram isso, todos os que estavam na sinagoga ficaram com muita raiva. Então se levantaram, arrastaram Jesus para fora da cidade e o levaram até o alto do monte onde a cidade estava construída, para o jogar dali abaixo. Mas ele passou pelo meio da multidão e foi embora.
Então Jesus foi para Cafarnaum, uma cidade da região da Galiléia. Ali ele ensinava o povo nos sábados. Eles estavam muito admirados com a sua maneira de ensinar, pois Jesus falava com autoridade.
                 

Fixando a aprendizagem
Reproduza o desenho Jd8 fig 2 na galaeria de imagens para os pequenos colorir




Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         53 Histórias de Jesus – Geográfica Editora
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.
·         Lois Rock/Cristina Balit - Bíblia Para Crianças: Histórias Sempre Vivas – Editora Sinodal


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 


fonte portal ebd