JUVENIS - Lição 7: Fé, a Fidelidade do crente


3º Trim. 2012 - JUVENIS - Lição 7: Fé, a Fidelidade do crente

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS - CPAD
3º TRIMESTRE DE 2012
Tema: O caráter cristão
Comentarista:Verônica Araujo

LIÇÃO 7 – FÉ, A FIDELIDADE DO CRENTE

TEXTO BIBLICO- Hb 11.1-40

ENFOQUE BIBLICO
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.” (Hb 11.1)

OBJETIVOS
Explicar os seis tipos de fé.
Relacionar a fé à fidelidade cristã.
Enfatizaros resultados da fidelidade.

INTRODUÇÃO
Fidelidade é a fé que atua pelo amor, assim como um cônjuge demonstra amor ao outro através da fidelidade, também provamos nosso amor ao Pai por meio da fidelidade à sua Palavra e a sua vontade. Mesmo no sofrimento nossa fidelidade esta atrelada a paciência que mesmo que pareça infindo o sofrimento, nos mantemos fieis devido o amor de Cristo em nossos corações que nos ensina a esperar sem abandonar a Deus. Zelamos, pois desse fruto em nosso meio, pois muitos têm abandonado a Deus por coisas mínimas, demonstrando assim que não há nem um compromisso firmado com Deus e com a sua Palavra.
A história registra um fato interessante sobre o martírio de Policarpo, era um homem de idade avançada ao entrar na arena ouviu Jesus lhe dizer: “se forte Policarpo, e porta te como um homem.”. Quando o governador lhe inquiriu pedindo-o que abandonasse a Cristo, Policarpo disse: “tenho-o servido durante oitenta e sete anos, e nunca Ele me fez mal. Como posso eu agora blasfemar contra o meu Rei e Salvador?” (pg 24).


OS TIPOS DE FÉ
a)      Fé natural – leva a pessoa crer em qualquer coisa examinada a luz da razão. É a fé intelectual, uma pessoa crê que o motorista conduzira bem o veiculo etc.. Crê na existência de um ser Supremo pelo testemunho da natureza. Essa fé serve apenas para relações terrenas (Tg 2.19)
b)      Fé salvífica – é a fé que leva a crer na pessoa do Senhor Jesus Cristo para a Salvação. É definida como dom de Deus (Ef 2.8), vem pelo ouvir da palavra (At 16.14), abrindo a porta para a salvação (At 14.27) o pecador recebe a graça divina (Fp 1.29) e é levado a obedecer a fé (Rm 16.26) é purificado por essa fé (At 15.9), levado a produzir a fé (Gl 5.22).
c)      Fé viva – é quando não há necessidade de esperar por circunstâncias favoráveis, é o que encontramos na galeria dos heróis da fé. Quando lemos: “pela fé” e cita vários nomes e no final do texto, mostra que eles esperaram, mesmo não vendo aquilo que aguardavam acontecer (Hb 11)
d)      Fé como dom – é a fé sobrenatural, age no desconhecido e vence os desafios, esse tipo de fé alcança níveis como, por exemplo:
- ela pode ser pequena = falta de confiança na Palavra do Senhor (Mt 14.28 – 31)
- ela pode crescer = conforme ouvimos a Palavra de Deus, lemos a Bíblia, somos moldados pela Palavra, isso nos leva ao crescimento da fé (Lc 17. 5-8)
- a fé pode ser grande = a fé quando não desistimos de nossos objetivos diante de Deus, ela vai do menor para o maior, nos aproximamos de Jesus, em seguida o adoramos, oramos e imploramos não conformando com derrotas, sendo perseverantes, somos levados a humildade – podemos ouvir Jesus dizer: “grande é a tua fé!” (Mt 15. 21-28) 
- é a fé sem dimensões definidas = esse tipo de fé satisfaz a Jesus (Lc 7.7), é quando a pessoa que pede ultrapassa os limites humanos.
- fé vitoriosa =  (Lc 17.3-6) só alcançada, quando conseguimos liberar perdão de forma contundente.
e)      Fé & fidelidade – esse tipo de fé é uma das facetas do fruto, sem a fidelidade fica impossível o relacionamento com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Quem já não ouviu o jargão: “se Deus não operar eu não prego mais”. É o mesmo que dizer a esposa (o), se você não fizer tal coisa, ou se fizer tal coisa eu te abandono. É a falta de amor, pois sabemos da fragilidade do ser humano. Quanto ao Criador, sejamos fieis a ele independente das circunstancias, assim é o crente que exerce a fidelidade, ama a Deus independente de circunstancias e ao próximo como a si mesmo.

RELACIONANDO FÉ À FIDELIDADE CRISTÃ
O que é fé? Esse assunto é de proporção infinita, não é possível estabelecer limites a essa dádiva de Deus, que vem a nós por intermédio de sua Palavra. A fé pode ser analisada em três níveis: Fé Natural – é a capacidade dada por Deus a todo ser humano de acreditar na existência do criador e nas coisas invisíveis, crer que há um ser superior (Rm 1.19,20). Fé Comum – esse tipo de fé opera a salvação da alma (Jd 3), é a fé das pessoas regeneradas. Pode ser adquirida por meio da pregação da Palavra (Rm 10.17; Hb 11.6) e por meio da oração (Jd 20). Fé como dom – é a sobrenatural, capaz de invadir o desconhecido (Hb 11.1).
Bem a fé invade o invisível e crê que vai acontecer e a fidelidade? Fé como já vimos é: certeza, confiança, fidúcia essas e outras palavras são sinônimas de fé, que significa confiar em alguém crendo sem duvidar que vá acontecer, pelo caráter, índole de quem se espera. Enquanto que a fidelidade significa constância, lealdade, logo importa dizer que Deus, pode fazer tudo o que pedirmos a ele, no entanto não fará devido a sua soberania, ele sabe o que é bom para nós. Ele cura qualquer enfermidade, mas não curara a todos, resolve a qualquer problema, mas não fará a todos, por mais fieis que sejamos a ele.
Entendemos que a fé nos faz manter fiel aquele que tem cuidado de nós, o fruto do Espírito tem uma faceta conhecida como fé, que se traduz para fidelidade. Significa acreditar com lealdade em nosso Deus. A Bíblia de Estudos Pentecostal define o fruto como lealdade constante, e inabalável a alguém com quem está unida por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade.   A lealdade consiste em fidelidade a todos os momentos, mesmo quando aquele em quem esperamos, confiamos não nos atenda como queríamos. O apostolo Paulo, orou por três vezes ao Senhor para se livrar de um espinho na carne, não deixou de ser atendido, mas a resposta foi “não”, interessante que contentou o apostolo, não era o que ele queria, mas entendeu que seria melhor a graça, proposta pelo Senhor. A fé como fruto faz-nos agradar ao Senhor, ele pode contar com a nossa fidelidade em qualquer circunstancias, Jó apresentava sacrifícios pelos seus filhos, todos estavam com saúde, as fazendas e os animais estavam bem e rendendo lucros. Mas Deus permitiu a satanás que destruísse tudo o que Jó possuía, mesmo assim ele se manteve fiel “eu sei que o meu redentor vive

Jó era um tipo de crente cheio do Espírito Santo e que produzia o fruto exalando a fé, fidedigna ao Senhor independente da circunstancias. Deus podia contar com ele, ser fiel e cheio de fé quando há abastança, até os ímpios tem-na, o rico insensato, por exemplo, estava confiante que suas terras produziriam muito.  Mas é na hora da sequidão, da tristeza ou de qualquer circunstancias inóspita que o Senhor quer contar com nossa amizade. Muita gente o seguia devido a transformação da água em vinho e milagres que viam fazer, mas a Bíblia diz que o Senhor não podia contar com eles (Jo 2.23-25). Jesus teve muitos seguidores de perto e de longe, mas na crucificação fugiram, o abandonaram deixando o só, os discípulos ainda não haviam recebido o Espírito Santo, que produz em nós o fruto, capacitando-nos a nos manter fiel, assim como Estevão e a historia mostra que aqueles homens que abandonaram o Mestre Amado, no dia da crucificação depois foram cheios do Espírito, morreram crucificados, esfolados, espancados, decapitados e em vários outros tipos de morte atroz. No entanto a historia registra a coragem e a lealdade aquele que se quisesse o podiam livrá-los. 


OS RESULTADOS DA FIDELIDADE
Bem já vimos que definir fé não é uma tarefa fácil, essa fé que se divide em diferentes estilos como já vimos, e que uma vez foi dada aos santos (Jd3). E que pode ser dimensionada em pequena, pouca, e grande, pode ser acrescida e também pode ser negligenciada, alguns pode ser vazios de fé. A palavra fé significa confiança, é o ato de crer naquilo que ouve sem estar vendo o concreto, o ouvinte age com a imaginação vendo como se estivesse já acontecendo ou o que ele ouve transmite lhe confiança a ponto de fazê-lo esperar. Fé não significa confiar em nossos sentidos, mas sim em Deus que nos diz através da leitura da Bíblia.
A fé age sem a razão, a razão só aprova o que vê ou compreende que pode acontecer já a fé acredita no sobrenatural. Como podemos pela razão acreditar que se pode amontoar água?  A Bíblia dá a nos entender que o mar vermelho teve suas águas amontoadas e o mar foi aberto. Pode um homem ficar três dias no ventre de um grande peixe e sobreviver? Pode! Pois o profeta Jonas devido sua desobediência em ouvir o ide de Deus, ficou no ventre do peixe. Eu creio nisso e em tantos outros milagres da Bíblia. Agora viver pela fé é diferente, na Epistola aos Hebreus no capitulo 11, encontramos a galeria dos heróis da fé. O texto em si não define fé na totalidade, mas mostra algumas de suas características. A versão de Wilfreed Isaac define assim o versículo – “Nossa fé em Deus é também a firme base sobre a qual fundamentam nossa alegre antecipação das boas coisas vindouras, convencendo-nos, como por evidencia que não pode ser encontrada realidade das coisas invisíveis”. Grant em sua versão traduz da seguinte forma – “Ora a fé é a certeza das coisas esperadas e convicções das coisas não vistas”. E para pensarmos ainda mais sobre o assunto Bullinger traduz “Fé é também o titulo das coisas que se esperam, e a persuasão das que não se vêem.”
O capitulo revela os resultados da fidelidade da seguinte forma:
a)      No período primordial – Abel agradou a Deus por levar a oferta; Enoque agradou por andar com Deus; Noé por dar testemunho.
b)      No período patriarcal – esse é o período da fé nas coisas invisíveis e nas improváveis (vv 8-22) – representantes desse período Abraão e Isaque.
c)      No período Israelita – visão do invisível (vv 23-40) – Moises, alguns juízes e profetas são mencionados.
Nessa confiança em Deus eles ofereceram o melhor, não almejando nada que fosse passageiro, mas celestial, eles tinham em vista a recompensa (Hb 11.26). E nós?  


CONCLUSÃO
É como disse o poeta: “Pela fé que uma vez me foi dada, Pra seguir o Cordeiro de Deus, Pela graça de Deus enviada, andarei com valor, para os céus.” (hino 186 – HC)


OBRAS CONSULTADAS
·         SILVA, Antonio Gilberto – O fruto do Espírito – CPAD
·         ANGLIN, W e KNIHT, A – História do Cristianismo – CPAD - 1986
·         SOUZA, Estevam Angelo – O Espírito Santo sua pessoa e sua obra – EETAD – 1996.
·         Anotações - Bíblia de Estudos Pentecostal - CPAD

Colaboração para Portal Escola Dominical - Pr Jair Rodrigues

 fonte portal ebd