PRIMÁRIOS - Lição 7: Oração na Casa de Deus


3º Trim. 2012 - PRIMÁRIOS - Lição 7: Oração na Casa de Deus

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS – CPAD
3º Trimestre de 2012
Tema: A igreja é a casa de Deus
Comentaristas: Midian Pessoa e Laudicéia Barboza

LIÇÃO 7 – ORAÇÃO NA CASA DE DEUS


Texto Bíblico: Atos 12.1-18


ObjetivoProfessor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se que orar é conversar com Deus, e que na Presença de Deus todas as coisas podem ser mudadas. Quando falamos com deus com sinceridade e nos arrependemos de nossos erros, grandes coisas acontecem em nossa vida


Frase do dia...
 IGREJA É LUGAR DE ORAR A DEUS
(desenho na galeria de imagens)


“... a minha casa será cha­mada casa de ora­ção para todos os povos.” (Is 56.7)

O vocá­bulo hebraico com­posto ‘casa de ora­ção’ = beit tephil­lah, que sig­ni­fica ‘casa de súplica, de rogo, de peti­ção’. Quando expul­sou os ven­di­lhões, Jesus men­ci­o­nou esta frase, que em grego é oikos pro­seu­ches com o mesmo sig­ni­fi­cado, “dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa será casa de ora­ção; vós, porém, a fizes­tes covil de sal­te­a­do­res.” (Lc 19.46).


Memória em ação
“Agora, pois, ó meu Deus, estejam os teus olhos abertos, e os teus ouvidos atentos à oração deste lugar”(2 Cro  6.40 – ARC).


Explorando a Bíblia
O rei Herodes começou a perseguir algumas pessoas da igreja. Ele mandou prender e matar à espada Tiago, o irmão de João. Quando viu que isso agradou os judeus, mandou também prender Pedro. Isso aconteceu durante a Festa dos Pães sem Fermento.

Depois que prendeu Pedro, Herodes o colocou na cadeia e pôs quatro grupos de soldados, com quatro em cada grupo, para guardá-lo. É que Herodes queria apresentá-lo ao povo depois do dia da Páscoa. E assim Pedro estava preso e era vigiado pelos guardas; mas a igreja continuava a orar com fervor por ele.

Na noite antes do dia em que Herodes ia apresentá-lo ao povo, Pedro estava dormindo, preso com duas correntes, entre dois soldados; e havia guardas de vigia no portão da cadeia.
De repente, apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou dentro da cela. O anjo tocou no ombro de Pedro, acordou-o e disse:
 —  Levante-se depressa! Então as correntes caíram das mãos dele.

— Aperte o cinto e amarre as sandálias! - disse o anjo.

E Pedro fez o que o anjo mandou.
— Ponha a capa e venha comigo! - ordenou o anjo.

Pedro saiu da cadeia e foi seguindo o anjo. Porém não sabia se, de fato, o anjo o estava libertando. Ele pensava que aquilo era uma visão.
Eles passaram pelo primeiro e pelo segundo posto da guarda e chegaram ao portão de ferro que dava para a rua. O portão se abriu sozinho, e eles saíram. Andaram por uma rua, e, de repente, o anjo foi embora.

Então Pedro compreendeu o que estava acontecendo e disse:
 — Agora sei que, de fato, o Senhor mandou o seu anjo e me livrou do poder de Herodes e de tudo o que os judeus tinham a intenção de me fazer.

Quando Pedro entendeu o que havia acontecido, foi para a casa de Maria, a mãe de João Marcos. Muitas pessoas estavam reunidas ali, orando.
Ele bateu na porta da frente, e a empregada, que se chamava Rode, foi ver quem era.
Quando reconheceu a voz de Pedro, ficou tão contente, que, em vez de abrir a porta, voltou correndo para contar que Pedro estava lá fora.
Então eles disseram:
 — Você está maluca! Porém ela insistiu que era verdade.
Aí eles disseram:
— É o anjo dele!

Enquanto isso, Pedro continuava batendo. Finalmente eles abriram a porta e, quando viram que era Pedro mesmo, ficaram muito assustados.
Ele fez um sinal com a mão para que ficassem quietos e contou como o Senhor o tinha tirado da prisão.
— Contem isso a Tiago e aos outros irmãos! —disse ele. Em seguida saiu dali e foi para outro lugar.

Quando amanheceu, houve uma grande confusão entre os soldados, pois eles não sabiam o que tinha acontecido com Pedro. Herodes mandou que o procurassem, mas não o acharam.

Prezado (a) enfatize aos pequenos que a casa de Deus serve, primeiramente, para adorá-lo, depois, para suplicar os seus favores. Na Igreja poderemos, igualmente, ouvir os seus maravilhosos conselhos para determinadas ocasiões, se orarmos a Ele pedindo-Lhe direção.

A oração é a maneira de nos dirigirmos a Deus a fim de lhe apresentarmos as nossas súplicas segundo as necessidades de cada dia. Por isso, oremos sem cessar e façamo-Lo conhecedor das nossas carências. Porém, façamos isso em Nome de Jesus, conforme Ele ensinou:
“Em ver­dade, em ver­dade vos digo que tudo quanto pedir­des ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá.”(Jo 16.23).


Fixando a aprendizagem
Reproduza o desenho na galeria de imagens, após os pequenos colorir, recorte. É um pequeno quebra-cabeça.




Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH – SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         53 Histórias de Jesus – Geográfica Editora
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 


fonte portal ebd