Falece pastor Elyzeu Queiroz, aos 102 anos



Ele foi pioneiro da Assembleia de Deus no interior de São Paulo



Falece pastor Elyzeu Queiroz, aos 102 anos
Faleceu nesta segunda-feira, com quase 102 anos (que seriam completados em novembro), o pastor Elyseu Queiroz de Souza, ex-líder da Assembleia de Deus em Jundiaí (SP), escritor, articulista de periódicos da CPAD e pioneiro de igrejas Assembleias de Deus no interior de São Paulo.

Ele nasceu em 22 de novembro de 1910, na cidade de Água Branca (atual Delmiro Gouveia), no Estado de Alagoas, filho de Pedro Queiroz de Souza e Ana Maria de Queiroz. Casou-se com Eunice Cavalcante Queiroz, com quem teve sete filhos: Sônia (in memorian), Rubens, Helenice (in memoriam) Eliseu Sérgio, Joel, Jaziel e Elizabete. Sua esposa faleceu em 1991.

Pastor Elyzeu aceitou a Jesus lendo sozinho um exemplar da Bíblia da biblioteca de seu irmão, o jornalista Sérgio Queiroz, falecido no Rio de Janeiro vítima de um atropelamento. De volta a Delmiro Gouveia, o alfaiate Raimundo Alencar o levou a dar testemunho público de sua conversão a Cristo em uma Assembleia de Deus, em 1935. Novo convertido, tornou-se um grande evangelizador em sua cidade, tendo sido perseguido em Alagoas pelo Frei Damião. 
Em 1939, mudou-se para Marília (SP), ajudando na formação da Assembleia de Deus naquela cidade.

Foi ordenado pastor em 13 de outubro de 1950, pelo pastor Cícero Canuto de Lima, então líder da Assembleia de Deus no Belenzinho (SP). Fundou uma AD em Votuporanga (SP) e, em 1961, assumiu o pastorado da AD em Jundiaí (SP), onde permaneceu até 23 de março de 1996, quando foi jubilado como presidente de honra da igreja, sendo substituído na liderança pelo pastor Esequias Soares, presidente da Comissão de Apologética da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB). Nessa época, a AD em Jundiaí contava com 5 mil membros e 54 congregações. Foi secretário do Conselho Administrativo da CPAD de 1959 a 1962.

Seu corpo será velado no templo-central da AD em Jundiaí (SP), na Rua Fortunato Mori, 436, no Vianelo, onde acontecem dois atos fúnebres. O primeiro, hoje, às 20 horas; e amanhã, às 9 horas. O cortejo rumo ao cemitério Parque dos Ipês, sairá da igreja às 10 horas da manhã. 

Mais informações no telefone (11)4586-5878.


Redação CPADNews