JUVENIS - Lição 5: Convite de casamento


4º Trim. 2012 - JUVENIS - Lição 5: Convite de casamento

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
4º Trimestre de 2012
Tema: O Que A Biblia Fala Sobre O Futuro Da Igreja
COMENTARISTA: Ciro Sanches Zibordi

LIÇÃO 5 - CONVITE DE CASAMENTO

ENFOQUE BIBLICO
“Regozijemo-nos e alegremo-nos, e demos-lhe gloria, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou” (Ap 19.7)

OBJETIVOS
Definir as Bodas do Cordeiro, situando este evento na seqüencia cronológica dos acontecimentos relacionados ao futuro da igreja.
Enfatizar que cada cristão, pertencente à igreja, deve estar preparado para se encontrar com o Senhor.
Cultivar em seus alunos o desejo de estar com o Senhor.


INTRODUÇÃO
O maior desejo de Jesus é que a igreja esteja com ele no céu e o maior desejo da igreja é estar com ele nas mansões celestiais. Nesta lição estudaremos sobre as Bodas do Cordeiro, uma grande festa que ocorrera no céu. Enquanto a igreja festeje lá no céu, aqui na terra os ímpios estarão passando por um período de tribulação. Serão em linguagem humana sete anos de festa. Você vai participar? Então nos encontraremos lá.


AS BODAS DO CORDEIRO
Após o arrebatamento da igreja seguem-se ao Tribunal de Cristo, as Bodas se dará assim que os crentes forem galardoados. Trata se de uma grande festa comparada a um casamento, onde a noiva é honrada, quase ninguém observa o noivo, mas a noiva, essa sim, todos os olhares se fixam para ela. Somente ela admira o noivo, o acha bonito, e absorta a ele, entregando-se totalmente a esse homem que o espera no altar. A igreja nesse sentido é comparada a uma noiva que se prepara almejando o dia do casamento, veja que é simbologia, o encontro é real, mas a comparação de casamento é apenas no preparo da noiva, não apenas nas vestes brancas da noiva, pois nos dias dos apóstolos não havia essa cerimônia com noiva de vestes brancas e muito menos essa espera do noivo no altar, logo não há comparação aqui.
É importante notar que a comparação deve ser feita naquilo que representa o casamento, até porque a cerimônia e os estilos têm mudado muito. O casamento religioso nosso, por exemplo, quem chega é a noiva e geralmente o atraso para o comparecimento é da noiva, ela vem até o noivo. Jesus Cristo, no caso é o noivo, biblicamente é ele quem vem, e é ele quem na “nossa visão” esta demorando, então a simbologia se aplica em que? Vejamos o seguinte: primeiramente temos que pensar, não é o mundo quem participara da cerimônia, ela acontece no céu, a igreja, chegará lá, expectativa pela noiva é no céu e não na terra (Sl 24.9,10). Em qualquer cultura, nos mais variados tipos de casamentos existentes no mundo, a expectativa é o encontro do noivo com a noiva. O encanto daquela que se preparou durante um bom tempo entre namoro e noivado, ou conforme sua cultura, finalmente chegou o grande dia para aquela noiva. Geralmente após a cerimônia há uma recepção pequena ou grande, dependendo das posses do noivo, quando rico a festa é nos melhores lugares da cidade, em clubes famosos, divulgação nas melhores revistas e etc..

Você já pensou no casamento de rei aqui na terra? Lembro-me do casamento do príncipe Charles com a princesa Diana, na Catedral de St. Paul em Londres foi uma cerimônia luxuosa, o mundo todo presenciou o fato. Esse e tanto outros que eu poderia citar houve grandes festas, os jornais do mundo noticiaram o evento, que diga se de passagem foi tão passageiro quanto o casamento que pouco durou. Agora imagine você comigo, a festa da qual estamos na expectativa como igreja, ainda vai acontecer, somos o alvo dessa expectativa. Na terra somos desprezados, não há reconhecimento às vezes do trabalho por nós aqui prestados. Os casamentos dos famosos e poderosos da terra são expectado por ilustres cidadãos, que as colunas sociais mostram. A festa da qual eu e você, somos as pessoas mais importantes, é..., todos nos céus quererão te conhecer, ver-te, pelo zelo, pela pureza, por ter se guardado como uma virgem pura (2C11.2). Os expectadores são os moradores celestiais, anjos, Arcanjo, Serafins etc.., não dá para imaginar, milhões de seres celestiais, milhares de milhares compondo a mesa, como uma noiva sendo recepcionados e o noivo é o Senhor Jesus Cristo o Rei dos Reis. Eu estarei lá e você?


VOCE ESTÁ PREPARADO?
Quando devo começar o preparo? Primeiro o noivo não deu data da volta, com já estudamos, ele pediu a noiva que se preparasse (Jo14.1-3). A partir do momento que uma pessoa aceita a Cristo, já começa a se preparar para a festa, seu linguajar seu desejo tudo muda, ele começa a falar de sua nova vida em Cristo e dizer a todos que vai morar no céu. Outra coisa interessante é que o converso convida a tantos outros para ir com ele, tamanha é a sua alegria em saber dessas Bodas. A festa terá duração de sete anos isso falando em linguagem humana, na Bíblia tem alguns eventos que simbolizam este grande evento futuro. Entre os judeus a duração da festa era de sete dias, no casamento de Jacó houve sete dias de festa (Jz 14.12,15,17,18; Gn 29.27,28).
Haja preparo! Os casamentos têm datas marcadas, mas a noiva não começa o preparo assim que escolhe a data. Quando vão ao cartório para uma data, certamente o vestido já foi escolhido, os enxovais já estão prontos, os móveis, a casa, tudo já esta preparado. Ouço dizer que o noivo Jesus Cristo, já está pronto, a mobília, tudo pronto, nesse caso a qualquer momento pode acontecer o casamento, ele já tem a data, com certeza hoje ele já sabe o dia do evento. Qual deve ser o papel da noiva? Você já está pronto? Como estão as suas vestes? Cabe aqui a nós varias indagações num mundo capitalista em que vivemos, a imaginação é cursar uma boa faculdade, ser prospero, enriquecer, ser famoso, infelizmente essa é a preocupação. As virgens loucas ilustram bem isso, elas representam o crente descuidado com as coisas do céu. Cuidado poderá despertar tarde demais, ficará fora da festa.

Não poderá haver descuido, o noivo não se atrasará, a preocupação devera ser da noiva, não acontecera com o noivo o que eu já ouvi contar de um que foi jogar futebol no dia do casamento, esqueceu. Jesus não tardará jamais, estejamos prontos, na ultima páscoa em que ele participou com os discípulos, ele apontou para um encontro no futuro (Mt 26.17-19; Mc 14.13-26; Lc 22.7-13). As virgens prudentes ilustram o crente que esta se preparando para o futuro, cursando faculdade, realizando sonhos, como adquirir o carro novo, a casa própria, o tênis de marca etc.., mas também vem a escola dominical, cultos de ensinos, ensaios, fazem a obra de Deus, nada o impede de servir ao Reino dos Céus. Estão trabalhando e vigiando, preparado para ouvir o toque da trombeta, que será o inicio da grande festa do Cordeiro e ele quer estar lá. Seja assim também!


TODO CRENTE SALVO QUER MORAR COM JESUS
A nova natureza do crente o faz cidadão dos céus, todo cidadão tem vontade de estar no seu habitat, no caso do crente que não pensa no céu, pode se dizer: ele não nasceu de novo é ainda um cidadão terreno que admira as coisas de Deus. Não somos meros expectadores de cultos, somos adoradores, apresentamos a Deus o culto, seremos apenas admiradores de Deus, caso não sentimos vontade de morar com ele no céu. Deixamos de ser criaturas para sermos filhos (Jo 1.12; 1Jo3.2) e todo filho tem saudades do pai, não só saudades mas quer estar junto sempre. 
Carl Boyd Gibbs faz uma suposição interessante, quero compartilhar com vocês.
               “Suponhamos que o príncipe de um império antigo fizesse uma longa viagem                      marítima. Enquanto viajava, ele deparou com um pobre homem que estava se afogando.    O príncipe imediatamente lançou de si as suas vestes reais, e mergulhou nas águas perigosas para salvar o homem que estava afundando. O pobre homem estendeu os braços para o príncipe e foi puxado para lugar seguro.

                 Daquele momento em diante, o príncipe e o pobre tornaram se os melhores amigos. O homem que fora salvo jurou que ficaria com o príncipe durante o restante de sua vida. Quando o filho real retornou ao pai, estava acompanhado de seu novo amigo. O filho anunciou que o estranho viveria no palácio com ele. Ora, este ato nobre levantou uma questão um tanto embaraçosa, porque apenas duas classes de pessoas viviam no palácio; a realeza e os escravos. A qual classe pertenceria o estranho? O pobre, por causa do grande relacionamento com o príncipe, não poderia ser tratado como mero escravo, mas, por natureza, não fazia parte da família real.

               O filho pensou numa solução razoável. – Não estou envergonhado de chamá-lo meu irmão, - disse ele. – Vamos adotá-lo em nossa família real (Hb 2.9,10,11-18).”   (GIBBS, Carl Boyd – Doutrina da Salvação 2ª Edição – EETAD, 1995 Campinas -  SP – Assunto Extraido da Pagina 131)


CONCLUSÃO
As bodas do Cordeiro será vista por todos os seres celestiais, crentes de todos os tempos e de todos os lugares estarão ali. Os  santos do Antigo testamento também se fará presente, não haverá mais separação e nem saudade, os salvos estarão livres de todo e qualquer tipo de lutas, perseguições, enfim salvo. Um momento festivo e alegre aguarda a igreja do Senhor Jesus, assim que acontecer o arrebatamento. Esteja preparado.


OBRAS CONSULTADAS
·         SILVA, Severino Pedro - Doutrina das Ultimas coisas - 5ª Edição 1990 - CPAD, 1988/RJ

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues