Lição 4 - Amós, a justiça social como parte da adoração I Plano de Aula


4º Trim 2012 - Lição 4 - Amós, a justiça social como parte da adoração I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2012
OS DOZE PROFETAS MENORES - advertências e consolações para a santificação da Igreja de Cristo
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
(ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP)

PLANO DE AULA Nº 4
LIÇÃO Nº 4 – AMÓS, A JUSTIÇA SOCIAL COMO PARTE DA ADORAÇÃO
1º SLIDE  INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo dos livros dos profetas menores, estudaremos o livro de Amós.
- Amós foi levantado por Deus para denunciar a gritante desigualdade social vivida pelo povo de Israel (reino do norte) nos dias de Jeroboão II, dias em que a prosperidade material não retirou a injustiça, causada pelo pecado.
2º SLIDE  I – O LIVRO DE AMÓS
- "Amos" (עמןס) -  "fardo, carga pesada"(ou, "forte").
-  O profeta era um agropecuarista simples de Judá, de Tecoa, que foi chamado para trazer mensagens duras para o povo do reino do norte, o reino de Israel, enfrentando grande perseguição e oposição, principalmente dos sacerdotes de Betel.
3º SLIDE
- Amós profetizou em tempo de grande prosperidade material em Israel e em Judá, nos reinados de Uzias e de Jeroboão II.
- A mensagem do livro de Amós diz respeito ao juízo vindouro que estava para ser lançado sobre o reino do norte, o reino de Israel (as dez tribos), caso eles não se arrependessem de seus pecados.
4º SLIDE
- Amós mostra como o pecado trazia uma situação de violência, corrupção e injustiça social sem medida na sociedade israelita e que, apesar da prosperidade material vivida, Deus chamaria o povo para um acerto de contas, como acabou ocorrendo.
- Apesar de sua mensagem contundente, o profeta foi expulso do reino de Israel e esta rejeição do profeta representou a rejeição da própria mensagem divina, selando, assim, o destino trágico daquelas tribos, até hoje conhecidas como as “dez tribos perdidas de Israel”.
5º SLIDE
-  O livro de Amós, que tem 9 capítulos, pode ser dividido em três partes, a saber:
  1. 1ª parte - juízos contra várias nações - Am.1-2:5
  2. 2ª parte - juízos contra Israel - Am.2:6-9:10
  3. 3ª parte - promessa de bênção sobre Israel - Am.9:11-15.
6º SLIDE   II – JUÍZOS CONTRA VÁRIAS NAÇÕES
- O livro do profeta Amós começa sua mensagem anunciando o juízo de Deus sobre diversas nações que estavam ao redor de Israel.
- Amós começa mostrando ao povo que Deus não é ausente nem inerte, mas que atua junto aos homens para que Sua Palavra prevaleça.
7º SLIDE
- Os juízos aos povos em volta de Israel eram advertências veladas aos próprios israelitas, visto que estavam eles a cometer as mesmas práticas injustas daquelas nações.
- A profecia de Amós mostra com clareza que prosperidade material nem sempre significa bem-estar espiritual.
8º SLIDE
- O primeiro juízo é contra Damasco, ou seja, o reino da Síria – Israel deveria se lembrar que sua prosperidade material presente era resultado do juízo divino contra os sírios (Am.1:3-5).
- O segundo juízo era contra os filisteus, porque eles tinham tirado proveito dos cativos, que haviam sido entregues a Edom (Am.1:6-8).
9º SLIDE
- O terceiro juízo era contra os fenícios de Tiro, que haviam praticado o mesmo erro dos filisteus (Am.1:9,10).
- O quarto juízo era contra Edom, que havia perseguido “a seu irmão à espada” e banido toda a sua misericórdia (Am.1:11,12).
10º SLIDE
- O quinto juízo era contra Amom, porque eles puseram as posses de bens materiais acima dos seres humanos (Am.1:13-15).
- O sexto juízo era contra Moabe, porque eram malignos (Am.2:1-3).
- O sétimo juízo era contra Judá, porque deixaram de guardar os mandamentos e os estatutos do Senhor, deixando-se enganar por suas próprias mentiras (Am.2:4,5).
11º SLIDE  III – OS JUÍZOS CONTRA ISRAEL, UMA SOCIEDADE INJUSTA
- A prosperidade material que o Senhor havia trazido a Israel nos dias de Jeroboão II não tinha chegado a todos os israelitas.
- A opulência material não havia sido acompanhada de uma distribuição de renda, de uma distribuição de riquezas e o resultado tinha sido o surgimento de uma situação de gritante desigualdade social.
12º SLIDE
- Em Israel se “vendia um justo por dinheiro e um necessitado, por um par de sapatos” (Am.2:6).
- A sociedade israelita era dominada pelo dinheiro, o dinheiro assumia o posto de vera divindade, tudo girava em torno dele, possuía ele a primazia nos relacionamentos sociais.
13º SLIDE
- A obsessão pela posse de riquezas também se traduzia num consumismo desenfreado, visto que também se vendia “um necessitado, por um par de sapatos” (Am.2:6).
- Esta primazia do dinheiro, da busca dos bens materiais em detrimento da pessoa humana fazia com que várias consequências nefastas se instalassem na sociedade israelita, a saber: o hedonismo e o luxo.
14º SLIDE
- Os israelitas não se lembravam mais dos benefícios dados por Deus a eles, nem tampouco permitiam que as pessoas que serviam a Deus pudessem se manifestar no seio da sociedade (Am.2:11,12).
- O resultado disso é que sofreriam duro juízo da parte do Senhor (Am.2:13-16).
15º SLIDE
- Ninguém pode dizer servir a Deus, adorá-l’O, se praticar injustiça social.
- Quem pratica injustiça social, entesoura violência e destruição (Am.3:10).
16º SLIDE
- O Senhor promete tratar com as “vacas de Basã”, que oprimiam os pobres e quebrantavam os necessitados (Am.4:1,2).
- O Senhor mostra toda a Sua abominação para com a religiosidade ostentada pela elite israelita que queria servir a Deus mesmo cometendo todas as injustiças que estavam a praticar (Am.4:4,5; 5:21, 23).
17º SLIDE
- Deus manda que o profeta Amós pregue o arrependimento dos pecados e a conversão: (Am.5:4-8)
- Deus jamais lança o juízo sem antes dar oportunidade real para que o homem se arrependa dos seus pecados e se converta.
18º SLIDE
- Somente há justiça social quando a pessoa humana é posta como prioridade na sociedade, quando se dá a devida dignidade ao homem por ser ele a imagem e semelhança de Deus.
- Os israelitas, porém, em vez de buscarem a Deus, “aborreciam na porta ao que os repreendia e abominavam o que falava sinceramente” (Am.5:10).
19º SLIDE
- Os pobres eram pisados, deles se exigindo um pesado tributo, tributo que era utilizado não para o bem-estar da população, mas para que fosse satisfeito o luxo dos mais poderosos, que com o tributo erguiam casas lavradas e adquiriam o vinho para suas festas (Am.5:11).
- A elite israelita ainda afligia o justo, tomavam suborno e rejeitava o necessitado na porta.
20º SLIDE
- O caminho para que o Senhor tivesse piedade de Israel era que o povo aborrecesse o mal e amasse o bem, estabelecendo a justiça na sociedade (Am.5:15).
- Para os impenitentes, para aqueles que não se convertessem a Deus, estava reservado o juízo, que o profeta chama de “o dia do Senhor” (Am.6:18).
21º SLIDE
- A promessa do juízo divino, da vingança do Senhor sobre aquele povo impenitente, não veio porém desacompanhada de uma demonstração da misericórdia divina.
- Através das visões dos gafanhotos e do fogo, Deus mostra que não era Seu desejo a destruição total de Israel (Am.7:1-6).
22º SLIDE
- O Senhor, porém, mostrou a Amós uma terceira visão, desta feita, a visão de um prumo, mostrando que a justiça seria feita apesar da misericórdia  (Am.7:9).
- Quando o profeta anunciou que Deus lançaria o juízo contra a casa real, foi perseguido por Amazias, o sacerdote de Betel, que pediu a expulsão do profeta ao rei Jeroboão II e o proibiu de profetizar (Am.7:10-13).
23º SLIDE
- Amós não se intimidou e disse que ali estava para fazer a vontade do Senhor, inclusive profetizando sobre a ruína de Amazias e sua descendência (Am.7:14-17).
- Assim como Amós, não podemos nos deixar intimidar pelos que se beneficiam da ordem injusta estabelecida (o chamado “establishment”).
24º SLIDE
- Deus deu a Amós, após o episódio com Amazias, uma outra visão, a visão de um cesto de frutos de verão, para anunciar que havia chegado o fim de Israel.
- A causa do fim: “anelais o abatimento do necessitado e destruís os miseráveis da terra”. – a malignidade que busca explorar os pobres sem qualquer limite.
25º SLIDE
- Diante deste quadro de nítida injustiça social, não havia mais o que fazer do que fazer vir ao povo “o dia do Senhor” (Am.8:9,10)
- O juízo anunciado por Amós é terrível - ninguém escaparia do cativeiro nem da espada (Am.9:1-8).
26º SLIDE  IV – A PROMESSA DE BÊNÇÃO SOBRE ISRAEL
- O Senhor, como é fiel e imutável, não poderia destruir totalmente Israel e prometeu que haveria um remanescente.
- O Senhor é peremptório destruiria o reino pecador de Israel, mas não destruiria totalmente a casa de Jacó (Am.9:8). Os pecadores seriam mortos, por causa do seu pecado, mas a nação não seria destruída, por causa das promessas de Deus.
27º SLIDE
- O Senhor promete, então, que haveria um dia em que a tenda de Davi seria levantada novamente e a nação de Israel seria edificada como nos dias da antiguidade (Am.9:11,12).
- O Senhor removeria o cativeiro do Seu povo e surgiria uma sociedade justa (Am.13-15).
28º SLIDE
- Este tempo prometido pelo Senhor será o reino milenial de Cristo, quando, pela remoção do pecado, a justiça social se realizará (Sl.85:10).
- Devemos, desde já, agir neste sentido, pois o reino de Deus não é comida, nem bebida, mas justiça e paz e alegria no Espírito Santo (Rm.14:17). Temos agido desta maneira? Que lendo Amós mudemos nosso comportamento social e sejamos verdadeiras luzes neste mundo tenebroso e injusto. Amém!
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO