Lição 5 - Obadias, o princípio da retribuição I Plano de Aula


4º Trim. 2012 - Lição 5 - Obadias, o princípio da retribuição I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2012
OS DOZE PROFETAS MENORES - advertências e consolações para a santificação da Igreja de Cristo
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
(ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP)

PLANO DE AULA Nº 5
LIÇÃO Nº 5 – OBADIAS, O PRINCÍPIO DA RETRIBUIÇÃO
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência dos livros dos profetas menores, estudaremos hoje o menor livro do Antigo Testamento, o livro de Obadias.
- Obadias foi levantado por Deus para anunciar a Edom que pela sua atitude maligna contra Israel, desejando a destruição do seu próprio irmão, seria ele próprio destruído.
2º SLIDE   I – O LIVRO DE OBADIAS
- "Obadiah" (עובךיה) - "servo de Jeová".
- O livro de Obadias não traz em que reinado o profeta escreveu, mas, ante as referências que se fazem à destruição do povo de Israel, dá-se a entender que os fatos mencionados dizem respeito à invasão babilônica a Judá.
3º SLIDE
- O livro de Obadias é uma profecia contra Edom, que se regozijara com a derrota de Judá.
- Edom, realmente, sofreu uma terrível derrota e praticamente deixou de existir como nação em 312 a.C., quando um exército de árabes e nebateus arrasou Edom, embora ainda existissem alguns edomitas durante alguns séculos depois, como é o caso de Herodes e sua família.
4º SLIDE
- Hoje, porém, a terra onde habitava Edom é uma região desértica, uma das mais inóspitas do planeta, onde não vive pessoa alguma, prova de que a Palavra de Deus é fiel e se cumpre na vida de todos os homens.
- Só este fato já seria suficiente para nos mostrar a atualidade da mensagem do profeta Obadias.
5º SLIDE
- O livro de Obadias tem apenas um capítulo, mas pode ser dividido em três partes, como sugere Russell Norman Champlin, a saber:
a) 1ª parte – A temível sorte de Edom – Ob.1-9
b) 2ª parte – A desprezível conduta de Edom – Ob.10-14
c) 3ª parte – O julgamento das nações – Ob.15-21
6º SLIDE  II – A TEMÍVEL SORTE DE EDOM
- O livro de Obadias inicia-se com uma visão do profeta em que ele vê um embaixador de Deus enviando uma mensagem de Deus a Edom, uma “pregação do Senhor”: “Levantai-vos e levantemo-nos contra ela para a guerra”.
- O profeta anuncia que Deus está decidido a contender contra Edom, a fazer-lhe guerra. Por quê? Porque Edom havia provocado a Deus com a sua maldade, especialmente voltada contra o povo de Israel.
7º SLIDE
- Edom é Esaú, o filho de Isaque e irmão gêmeo de Jacó (Gn.25:30), que sempre lutou contra seu irmão, desde antes do nascimento - Gn.25:22.
- Esaú sempre foi um homem natural, que nunca deu valor às coisas espirituais – Hb.12:16; Gn.25:29-34; 26:34,35.
8º SLIDE
- Esaú quis matar Jacó (Gn.27:41) e, mesmo após a reconciliação, nunca quis viver com e como seu irmão (Gn.33:16,17).
- A divisão ocorrida entre Jacó e Esaú mostra que não há comunhão entre luz e trevas (II Co.6:14), entre aqueles que esperam apenas nas coisas desta vida e os que almejam a pátria celestial (Hb.11:9,10,16).
9º SLIDE
- Edom não quis somente se separar de Israel, mas foi muito além disto: resolveu ser inimigo de Israel - Ex.17:8-16 e Gn.36:12; Nm.20:14-21.
- Quem não é por nós, é contra nós (Mc.9:40; Lc.9:50), quem não ajunta com o Senhor Jesus, é contra Ele (Mt.12:30; Lc.11:23). Na vida espiritual, não existe neutralidade (I Jo.3:7-10).
10º SLIDE
- Edom, como toda pessoa que se levanta contra Deus, era soberbo de coração (Ob.3).
- A soberba é uma característica de todos aqueles que rejeitam a Deus e O desconsideram em suas vidas. Fazem-se “deuses”, acham-se autossuficientes e, em sua mente espiritual entenebrecida, dizem: “Não há Deus”. (Sl.14:1; 53:1).
11º SLIDE
- Deus é soberano, tem o domínio sobre todas as coisas, é o Senhor e não deixará impune qualquer um que queira afrontá-l’O.
- O livro do profeta Obadias mostra-nos o princípio da retribuição (Ob.15 “in fine”) ou, como se costuma chamar, a “lei da ceifa” (Gl.6:7,8; Os.8:7; 10:12,13; Pv.11:18,25; 12:14; 22:8), uma lei existente inclusive na natureza, chamada de Terceira Lei de Newton, que nos diz que “Para cada ação há sempre uma reação, oposta e de mesma e intensidade."
12º SLIDE
- Por causa desta atitude de Edom, que havia se aliado aos que haviam saqueado e destruído Israel, este mal também viria aos edomitas  (Ob.5-7).
- Assim como Edom havia se alegrado com a matança dos israelitas na invasão que sofreram, da mesma maneira haveria matança nos termos de Edom (Ob.9). Era a nítida execução da “lei da ceifa” pelo Senhor.
13ºSLIDE
- Os sete princípios da lei da ceifa (I):
a) somente colhemos aquilo que é semeado;
b) colhemos o mesmo em espécie do que semeamos;
c) nunca colhemos na hora em que semeamos;
d) colhe-se bem mais o que se semeia;
14º SLIDE
- Os sete princípios da lei da ceifa (II):
e) colhe-se proporcionalmente ao que se semeia;
f) colhemos a plenitude do bem semeado apenas se perseverarmos; mas o mal é colhido automaticamente;
g) nada podemos fazer com relação à colheita do passado, mas somente para a colheita futura.
15º SLIDE  II -  A DESPREZÍVEL CONDUTA DE EDOM
- Edom sofreria o juízo de Deus porque:
a) sempre fora violento contra Israel (Ob.10,11);
b) teve satisfação em ver a ruína e angústia de Israel (Ob.12);
c) foi oportunista e cruel contra Israel (Ob.13).
16º SLIDE  III – O JULGAMENTO DAS NAÇÕES
- A retribuição não era exclusividade de Edom. O Senhor faz questão de dizer: “O dia do Senhor está perto, sobre todas as nações” (Ob.15a).
- Edom é apenas um exemplo do que está para ocorrer com todos os homens que quiserem viver sem levar Deus em conta.
17º SLIDE
- Edom havia “bebido do monte da santidade de Deus” e, por isso, beberia continuamente dele juntamente com todas as outras nações (Ob.16).
- Este “beber do monte da santidade de Deus” significa “beber da taça da ira de Deus”, do “cálice do Seu furor” (cf. Is.51:17).
18º SLIDE
- O “dia do Senhor” trará juízo sobre os impenitentes, sobre os que desprezaram a Deus, que viveram de modo fornicário e profano.
- Mas, para aqueles que estiverem “no monte de Sião”, ou seja, aqueles que viveram suas vidas para adorar e servir a Deus, para obedecer-lhe, para estes, diz o profeta Obadias, “haverá livramento” (Ob.17).
19º SLIDE
- Enquanto a casa de Jacó é de fogo e de chama; a casa de Esaú é de palha e, por isso, o fogo se acenderia e não restaria nada de Edom “para contar história” (Ob.18).
- Edom perderia todo o seu território, enquanto que Israel, uma vez mais, teria restaurada a sua terra (Ob.19,20) e não apenas a terra, mas nesta terra se instituiria “o reino do Senhor” (Ob.21).
20º SLIDE
- Este reino do Senhor foi o objeto da pregação de Cristo Jesus em Seu ministério terreno (Mc.1:15).
- É o que o Senhor nos ensina a desejar quando nos ensinou a orar (Mt.6:10 “in initio”). Um reino que não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm.14:17).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO