Orquestra Moriá da AD Curitiba completa 30 anos



Culto em celebração da data aconteceu no último domingo


Orquestra Moriá da AD Curitiba completa 30 anos

Na última sexta-feira (12), a Orquestra Moriá, da Igreja Assembleia de Deus em Curitiba (PR), completou 30 anos de fundação. A data foi celebrada em culto neste domingo, dia 14 de outubro, na Igreja Assembleia de Deus em Curitiba (PR).
A primeira execução musical da orquestra, fundada pelo maestro diácono Eliazel Batista de Lima, aconteceu no dia 12 de outubro de 1982, no Encontro Mensal da União de Mocidade da AD em Curitiba (UMADC), num trabalho pioneiro no estilo "big band",  onde consagrou-se já com o nome, sugerido pelo então coordenador da mocidade, pastor Hidekazu Takayama, baseando-se no lugar de sacrifício de louvor - Moriá. "Portanto ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome" hb.13:15 - tema apresentado pelo saudoso pastor José Pimentel de Carvalho. 
Anteriormente a essa data, o maestro Misael Passos já havia reunido vários músicos numa orquestra para acompanhar o cantor pastor Victorino Silva nas cruzadas Bernhard Johnson, o que motivou os músicose os maestros a darem continuidade a esse estilo musical. 
No ano de 1983 a Orquestra Moriá, já então estabelecida, participa da 16ª confraternização UMADC, com o tema  “Em Busca do Avivamento Final, e foram mais 18 anos consecutivos de participações em todos os congressos e confraternizações, realizados pela força jovem assembleiana de Curitiba. No mês de novembro do mesmo ano, a Orquestra participa da cruzada evangelística Cristo Vive, na praça Rui Barbosa, cruzada essa que marcou história na capital paranaense.
A Orquestra tem a formação com instrumentos musicais  em "nipes " de seis saxofones - flauta, violino e clarinete,  quatro trompetes, quatro trombones, baixo, bateria (percussão), teclados, violão, guitarra e também um “nipe” de vozes com dez vocalistas.
Nesses trintas anos foram acumuladas incontáveis horas de ensaios, orações, arranjos e celebrações litúrgicas musicais na atividade para o Reino de Deus. Os esforços são direcionados para que em cada culto ou celebração haja renovo do  Espírito Santo nas vidas.
Também na área social, objetivando a missão integral da igreja, nos últimos meses a Orquestra Moriá passou a marca de 10 mil quilos de alimentos levados todo primeiro sábado de cada mês ao Núcleo de Assistência Social Rosa Maria de Carvalho, que atende aos necessitados diariamente na sede da Igreja Assembleia de Deus em Curitiba, presidida pelo pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby.
A gratidão a Deus é o que despertou vários de seus servidores obreiros, maestros, arranjadores, músicos e familiares para incentivar, apoiar, exortar, estimular, interceder, enfim, ajudar a Orquestra e seus componentes a continuar influenciando jovens a utilizarem seus talentos na formação de mais e melhores grupos musicais a serviço do Louvor a Deus.
Ao completar 30 anos em celebração no culto na Igreja dede em Curitiba, a Orquestra foi homenageada com selo comemorativo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, representada naquele ato pelo gerente de vendas dos Correios - regional Paraná - e presbítero da igreja Paulo Kremer. 
A orquestra recebeu ainda a homenagem da deputada estadual e cantora Mara Lima, que por sua proposição aprovada pelo douto plenário da casa de leis paranaense, concedeu Diploma de Menção honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, que o fez também ao maestro fundador, diácono Eliazel Batista de Lima, pelos 30 anos de dedicação a esse trabalho. 
 
Redação CPADNews/AD Curitiba
Fotos: Ulisses Camargo