Estudo sobre os dois números seis e sete


Estudo sobre os dois números seis e sete
Nesse paralelo doutrinário, aprendemos que o número 6 é o número do homem e o número 7, o número da perfeição. Gênesis 1: 26-31 e 26 “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
27 - E criou Deus o homem á sua imagem; á imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
28- E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra.
29- E disse Deus; Eis que vos tenho dado toda a erva que dá semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto de árvore que dá semente, ser-vos-á para mantimento.
30- E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há a alma vivente, toda erva verde será para mantimento. E assim foi.
31- E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Deus fez o homem no sexto dia da criação. O dia seguindo era o sétimo dia o sábado. Gênesis 2: 2-3. 2 “E havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito”.
3 - E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera. Neste estudo apresenta os dois números, 6 e o 7, 6 mostra a fragilidade do homem, 7 é o número da perfeição em quem se completa todas as coisas.
O sábado era o sétimo dia da criação dia de descanso semanal, um tipo de Jesus Cristo, o nosso sábado na dispensação da graça em quem nós estamos descansando. Confira o que as Escrituras dizem de Jesus.
Mateus 11: 28-29; 28
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.
29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrarei descanso para as vossas almas. No evangelho de Lucas 13: 10-16 “ E ensinava no sábado, numa das sinagogas”.
11- E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se.
12- E, vendo- a Jesus chamou- a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade.
13- E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus.
14- E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga indignado porque Jesus curava no sábado, disse á multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar, nestes pois vinde para serdes curados, e não no dia de sábado.
15- Respondeu-lhe porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou o jumento, o não leva a beber?
16- E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?.
Veja o que as Escrituras dizem do número sete que fala de Jesus Cristo que é perfeito em todos os seus caminhos. Confira em Êxodo 16: 4-5:
4- Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu veja se anda em minha lei ou não.
5- E acontecerá, ao sexto dia, que prepararão o que colherem, e será o dobro do que colhem cada dia. Êxodo 16: 22-30
22- E aconteceu que , ao sexto dia, colheram pão em dobro, dois gômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram-no a Moisés.
23- E ele disse-lhes: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, ponde em guarda para vós até amanhã.
24- E guardaram- no até amanhã, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal, nem nele houve algum bicho.
25- Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do Senhor; hoje não o achareis no campo.
26- Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.
27- E aconteceu, ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.
28- Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?
29- Vede, visto que o Senhor vos deu o sábado, por isso ele, no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, que ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.
30- Assim, repousou o povo no sétimo dia.
Neste paralelo que apresenta os dois números seis e o sete. Confira o que as escrituras dizem de Jesus no sete.
João 6: 48-51
48 - Eu sou o pão da vida.
49- Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
50- Este é o pão que se desce do céu, para que o que dele comer não morra.
51- Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida no mundo.
No verso 58, Jesus terminou seu discurso dizendo: Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram quem comer este pão viverá para sempre.
No final dessa reflexão sobre o número sete, este é Jesus Cristo que é perfeito em todos os seus caminhos. Confira o que as escrituras dizem de Jesus como homem.
Isaías 53: 9 parte b: “Por quanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca”.
Malaquias 2: 6: “A lei da verdade esteve na sua boca, e a iniquidade não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão, e apartou a muitos na iniquidade”.
Zacarias 3:9:  Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué: sobre esta pedra única estão sete olhos. Eis que eu esculpirei a sua escultura, diz o Senhor dos Exércitos, e tirarei a iniquidade desta terra num dia.
Jesus, como homem viveu uma vida de santidade entre os homens que, no final do seu ministério, pode perguntar aos Judeus no Evangelho Segundo João 8:46 parte “a”: Quem dentre vós me convence de pecado?
Nas ultimas instruções de Jesus aos Seus discípulos em João 14:30: Já não falarei muito convosco; porque s e aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;
Nesta reflexão sobre o número seis, o número do homem, veja que as Escrituras dizem do homem para mostrar sua fragilidade.
Gênesis 6:5-7
E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
6- Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração.
7- E disse o Senhor: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até o animal, atém o réptil, e até a ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Eclesiastes 7:20 Diz: Na verdade, que não há homem justo sobre a terra, que faça bem, e nunca peque.
Provérbios 28:21 diz:
Ter respeito à aparência de pessoas não é bom, porque até por um bocado de pão o homem prevaricará.
Temos o exemplo disso na vida dos homens mais santos que viveram nesse mundo como se vê em Gênesis 20:2-7: E havemos Abrahão dito de Sara sua mulher: É minha irmã, enviou Abimeleque, rei de gerar, e tomou a Sara.
3- Deus porém veio a Abimeleque em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto és por causa da mulher que tomaste, porque ela está casada com marido.
4- Mas Abimeleque ainda não se tinha chegado a ela; por isso disse: Senhor, matarás também a uma nação justa?
5- Não me disse ele mesmo: É minha irmã? E ela também disse: é meu irmão. Em sinceridade do coração e em pureza das minhas mãos tenho feito isto.
6- E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto, e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso te não permiti tocá-la
7- Agora pois restituí a mulher ao seu marido, porque profeta é rogará por ti, para que vivas; porém se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu.
Confira Abraão mentiu quando disse que Sara era sua irmã. Confira o que eu Deus tinha dito de Abraão.
Isaías 41:8: Mas tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi, semente de Abrahão, meu amigo;
Nesta reflexão sobre o 6, o número do homem, vê-se o segundo exemplo negativo na pessoa de Davi. Confira II Samuel 11: 2;5:
2 - E aconteceu á hora da tarde que Davi se levantou do seu leite, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa á vista.
3- E enviou Davi, e perguntou por aquela mulher. E disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?
4- Então enviou Davi mensageiro, e a mandou trazer; e, entrando ela a ele, se deitou com ela (e ela já tinha purificado da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.
5- E a mulher concebeu; e enviou, e fê-lo saber a Davi, e disse: Pejada estou.
Confira o que Deus tinha dito de Davi. Atos 13-22. 22 diz: E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.
Nesta reflexão sobre o número seis, o número do homem,  vê-se o exemplo negativo na pessoa de Moisés. Confira Números 20:7-12, onde se vê o pecado de Moisés:
7- E o Senhor falou a Moisés dizendo:
8- Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmãos, e falai a rocha perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber á congregação e aos seus animais.
9- Então Moisés tomou a vara de diante do Senhor, como lhe tinha ordenado.
10- E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?
11- Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais.
12- E o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não me crestes a mim, para me santificar diante dos filhos de Israel, por isso não metereis esta congregação na terra que lhes tenho dado.
Veja a conclusão do pecado de Moisés no livro de Deuteronômio 34:1-4:
  • Então subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte de Nebo, ao cume de Pisga, que está defronte de Jericó; e o Senhor mostrou-lhe todas as terras desde Gileade até Dã,
  • E todo Naftalí, e a terra de Efraim, e Manassés, e toda a terra de Judá, até ao mar último,
  • E o sul, e a campina do vale de Jericó, a cidade das palmeiras até zoar.
  • E disse-lhe o Senhor: Esta é a terra de que jurei a Abraão, Isaque, e Jacó, dizendo: Á tua semente a darei; mostro-te para a veres com os teus olhos, porém para lá não passarás.
Veja o que Deus tinha dito de Moisés em Números 12:5-8:
  • Então o Senhor desceu na coluna da nuvem, e se pôs á porta da tenda; depois chamou a Arão e a Miriã, e eles saíram ambos.
  • E disse: Ouvi agora as minhas palavras: se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele.
  • Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa.
  • Boca a boca falo com ele, e de vista, e não por figuras, pois ele vê a semelhança do Senhor. Por que pois não tivesse temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?
Nesta reflexão sobre o número seis, o número do homem, temos o quarto exemplo negativo na pessoa de Jó para mostra a sua fragilidade como homem. Pois o homem peca por pensamentos, por palavras e por obras. Cuidado o homem peca falando.
Provérbios 10-19
19- Na multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente.
Jesus disse em Mateus 12: 36-37
36- Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disseram hão de dar conta no dia do juízo.
37- Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.
Confira o pecado de Jó. Jó pecou falando. Confira 37-23,24:
23- Ao todo-poderoso não podemos alcançar; grande é em poder, porém a ninguém oprime em juízo e grandeza de justiça.
24- Por isso o temem os homens; ele não respeita os que são sábios no coração.
Jó 38-1,2 e 3 - Deus revelou o pecado de Jó.
  • Depois disto o Senhor respondeu a Jó dum redemoinho e disse:
  • Quem é este que e escurece o conselho com palavras sem conhecimento?
  • Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu responde-me.
Depois da repreensão de Deus em 38-1 a 3, Jó reconhece o seu pecado. Confira as suas palavras em Jó 14-16 e 17. 40-3 a 5. 42-3 a 6
16- Mas agora contas os meus passos; não estás tu vigilante sobre o meu pecado?
17- A minha transgressão está selada num saco, e amontoas as minhas iniquidades.
40:3-5.
3 - Então Jó respondeu ao Senhor, e disse:
  • Eis que sou vil; que te responderia eu? A minha mão ponho na minha boca.
  • Uma vez tenho falado, e não replicarei; ou ainda duas vezes, porém não prosseguirei.
42: 3-6
3- Quem é aquele, dizes tu, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso falei do que não entendia; coisa que para mim eram maravilhosíssimas, e que eu não compreendia.
4- Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu ensinas-me.
 5 - Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos.
  • Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.
Abominar significa: Aborrecer, detestar e odiar. Arrependimento significa: Pesar sincero de algum ato ou omissão. Contrição significa: Desistência de coisa feita ou empreendida. Jó 33:31-33 Se vê como Deus perdoa seus filhos.
31- Escuta, pois, ó Jó, ouve-me; cala-te, e eu falarei.
32- Se tens alguma coisa que dizer, responde-me; fala, porque desejo justificar-te
33- Se não, escuta-me tu; cala-te e ensinar-te-ei a sabedoria.
* Pastor da Assembleia de Deus - Ministério do Belém - Setor 2 (São Miguel Paulista - São Paulo/SP), congregação do Limoeiro.