JARDIM DA INFANCIA - Lição 7: Aprendendo a cuidar do corpo


4º Trim. 2012 - JARDIM DA INFANCIA - Lição 7: Aprendendo a cuidar do corpo

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JARDIM DE INFANCIA – CPAD
4º Trimestre de 2012
Tema: Valorizando os bons Princípios
Comentaristas: Midiam Pessoa, Monica Barreto Valente Varela


LIÇÃO 7 – APRENDENDO A CUIDAR DO CORPO

Objetivo
Professor ministre sua aula de maneira que possa conduzir os pequenos a compreender que devemos cuidar de nosso corpo, pois foi Deus quem nos deu para servi-LO.


Palavra do dia é:
CUIDAR

Pinte a figura Jd7 fig 1 da galeria de imagens, cole em um cartaz, e escreva a palavra do dia e o versículo para memorizar. Leia o versículo no mínimo três vezes com os pequenos. Enfatize que cuidar equivale termos uma postura de higiene e alimentação sadia, para que todo o nosso corpo funcione perfeitamente, pois estar doente significa que algum organismo não está funcionando como deveria.





Aprendendo a Bíblia
“Tu criaste cada parte do meu corpo...”  (Sl 139.13a - NTLH)


HISTÓRIA BÍBLICA
Recebemos de Deus um corpo material como instrumento de progresso, enquanto estamos na terra. Como devemos cuidar do nosso corpo? Através de bons hábitos de higiene (tomar banho, cortar as unhas, pentear e cortar o cabelo, escovar os dentes), fazer exercícios, ter bons hábitos alimentares como: comer frutas e legumes, beber muita água e não comer doces em exagero.

Da mesma forma que a boa alimentação nos dá saúde e energia para o corpo, é essencial cuidar também da saúde do espírito tendo bons pensamentos e bons sentimentos.
A limpeza e higiene é fundamental para saúde do corpo físico como a da MENTE é fundamental para a saúde mental e conseguiremos ela com a ausência de pensamentos negativos, depressivos, maledicentes, malévolos ou idéias obsessivas. Faz-se higiene mental mediante boas conversações, leituras edificantes, canções em louvor a Deus, oração.

Devemos evitar assistir muito televisão e certos programas. E só teremos uma vida equilibrada e feliz se estiver ausente em nossos corações o orgulho, egoísmo, rancor, desejo de vingança, inveja, maldade. Essa higiene é feita mediante o uso de atitudes de bondade, de amor ao próximo, perdão, benevolência... Disse Jesus: “Bem-aventurados aqueles que têm puro o coração...”

Vou contar uma historia para vocês...
Joãozinho era um menino bom e simpático, mas...
Não gostava de tomar banho e escovar os dentes...
Não gostava de lavar as mãos e de pentear-se...
Não gostava de cortar as unhas...
Isso mesmo: não gostava de andar limpo!
Era mesmo uma coisa muito esquisita!

Mas... Joãozinho ajudava a mamãe a arrumar a casa... organizava seu quarto... ajudava a vizinha que era velhinha a carregar a sacola da feira... fazia orações diariamente... participava da escolhinha dominical gostava muito de ler e estudar... come todos os legumes que a mamãe põe no prato...

Mas sua mãe ficava muito preocupada e aflita porque ele não se cuidava, mas era um menino bom e tinha um grande coração. E muitas vezes tinha que dizer:
__ Joãozinho, venha tomar banho!
__ Joãozinho, venha cortar as unhas!
__ Joãozinho, vá lavar as mãos...
__ Joãozinho, venha pentear os cabelos!
__ Joãozinho venha escovar os dentes!
E assim por diante...
Certo dia, a mãe avisou:
__ Joãozinho, meu filho, todos os seus amiguinhos andam limpos... Um dia eles não vão mais querer brincar com você! Olhe o que eu estou dizendo...
Dessa vez, Joãozinho ficou pensando no que sua mãezinha havia dito... E quando foi dormir, ainda não tinha esquecido as palavras da mamãe e ficou pensando, pensando
No dia seguinte, levantou cedo tomou banho e escovou os dentes... e depois disso, nunca mais descuidou da higiene do corpo, ele achava que não era importante, mas não basta só cuidar do espírito, é importante cuidar do corpo também, pensou.

Muitos sofrimentos são decorrentes de falta de cuidados escolhas e atitudes nossas, haverá então conseqüências sérias, como exemplos temos:
·         Falta de cuidado ao atravessar a rua- ser atropelado;
·         Mexer ou brincar com fogo- Queimaduras sérias e marcas profundas no corpo;
·         Mexer em remédios ou produtos químicos- Intoxicar adquirir doenças;
·         Não fazer os deveres escolares e estudar- Não desenvolve a inteligência e terá poucas oportunidades de trabalho;
·         Não cuidar do corpo físico e espiritual- doenças do coração, diabete, etc.

E para prevenir devemos cuidar do corpo físico tendo bons hábitos alimentares, não ter vícios como fumar, beber ou comer em exagero. E do corpo espiritual não mentir, agredir o próximo; evitar o sentimento de raiva, inveja, egoísmo. Cultivar a paciência com o irmão, o amigo o vizinho; o amor para com os muito necessitados auxiliando-os.
Se formos inconseqüentes é natural que haja conseqüências ruins e não devemos então, reclamar das dificuldades, pois tudo que passamos foi causado por nós mesmos.
Certa vez Jesus disse alertando: “Tudo que semeardes, colherá”.
 Cuidemos nosso corpo e de nosso espírito e assim verdadeiramente seremos felizes, pois estaremos fazendo o que agrada a Deus.


FIXANDO A APRENDIZAGEM
Amplie a figura Jd7 fig 2 da galeria de imagens, para os pequenos colorir.


Fonte: www.evangelizaodoportaldaluz.blogspot.com



Colaboração para Portal Escola Dominical  -  Profª  Jaciara da Silva


 fonte portal ebd