JOVENS E AS MÁS INFLUÊNCIAS


Além das amizades negativas, existem algumas mídias em geral, que têm sido má influencia para os jovens. Cabe a eles serem mais inteligentes e não se deixarem influenciar por ninguém, nem tão pouco por uma mídia podre e incapaz de formar um bom caráter em alguém. Existem “amigos” que, talvez por inveja ou não, têm o prazer de influenciar negativamente, seja com palavras ou atitudes, levando os demais aos maus caminhos. Mas os amigos de verdade não cometem esse tipo de perversidade.

“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; isto digo para vergonha vossa.” 1 Coríntios 15:33,34

Hoje se vive em uma sociedade liberal, onde a mídia incentiva a imoralidade. Novelas ensinam fazer sexo sem preservativo, jovens a perder a virgindade. São novelas que ao invés de educar os jovens a terem bom senso, ensinam a serem irresponsáveis. Os profissionais da mídia sabem da instabilidade característica dessa fase e que alguns jovens deixam-se influenciar, ou seja, a facilidade que o adolescente tem de atender a esses apelos, e exploram isso para ganhar público. A Internet não fica para trás. Existem sites que fazem apologia ao sexo e à pornografia.

Uma imagem vale mais que milhares de palavras. O que, de certo, é verdade. Por isso, a influência da mídia, na formação e na estruturação da personalidade, da identidade do jovem, é relevante nestes dias de comunicação rápida. As cenas de violência, associadas às de deboche, às de supervalorização de indivíduos exóticos e condutas reprováveis, de palavreado chulo e de aparência vulgar ou agressiva, com aplauso para a idiotia em caricatura de ingenuidade, despertam, no adolescente, um grande interesse, transformando-se em modelos aplaudidos e aceitos, que logo se tomam copiados.

A juventude está cada vez mais vulnerável.

Por isso, é comum vermos adolescentes fumando, bebendo, usando drogas e levando uma vida promíscua, procurando fazer coisas que possam dar ao mundo que o rodeia uma imagem do tipo: “Vejam todos como eu sei o que estou fazendo!” Sem dúvida, isso é muito prejudicial ao jovem.

Mas, como os jovens de Deus devem lidar com tudo isso?

"Filho meu se os pecadores quiserem te seduzir não o consintas" - Pv. 1:10

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas."(1 Co.6:12).

Para não se deixar levar pelo mau caminho, o jovem de Deus deve dar um passo à frente dos demais e reconhecer que a sua vida é extremamente importante. Tudo o que o envolve neste momento tem uma grande influência no que você é, faz e no que virá a ser. Por esse motivo nunca se deixe influenciar por uma mídia perversa, cujo objetivo é manipular os mais fracos. Procure fugir dessas más influencias, que na verdade não trazem bem nenhum. Não perca seu tempo assistido certos programas de televisão e acessando certos sites.

Se você não vigiar, acabará sendo corrompido por eles. Procure ocupar seu tempo com coisas que lhe faz crescer espiritualmente e profissionalmente.

“Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Tessalonicenses 5:21-23

Adaptado por Paula Ricci