Lição 7 - Miqueias, a importância da obediência I Plano de Aula


4º Trim. 2012 - Lição 7 - Miqueias, a importância da obediência I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2012
OS DOZE PROFETAS MENORES - advertências e consolações para a santificação da Igreja de Cristo
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PLANO DE AULA Nº 7
LIÇÃO Nº 7 – MIQUEIAS, A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo dos livros dos profetas menores, hoje estudaremos o livro de Miqueias, o sexto livro no cânon do Antigo Testamento.
- O livro de Miqueias revela a todos os nós o que ocorre com quem obedece a Deus bem como quem Lhe desobedece.
2º SLIDE   I – O LIVRO DE MIQUEIAS
- Miqueias  -  "Mikhah" (מיכה) -  "quem é semelhante a Jeová?". Profeta contemporâneo a Isaías, Oseias e Amós.
-.Seu ministério ocorreu durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, de onde era natural, pois era de Moresete ou Maressa (Js.15:44), aldeia situada a 40 km a sudoeste de Jerusalém.
3º SLIDE
- Cronologia aproximada do livro de Miqueias:
a) dois primeiros capítulos -  744 a.C. -  reinado de Jotão;
b) terceiro capítulo - 725 a.C. - reinado de Ezequias, na iminência do fim do reino de Israel (reino do norte).
c) restante do livro - 704 a.C., logo após o nascimento de Manassés, nos últimos doze anos do reinado de Ezequias.
4º SLIDE
- Mensagem do livro de Miqueias - o juízo vindouro de Deus sobre o Seu povo por causa da desobediência.
- A mensagem, porém, anuncia, a vinda de uma época de paz e prosperidade, a ser liderada pelo Senhor em Israel, que surgiria de "Belém Efrata", embora fosse desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade (Mq.5:2).
5º SLIDE
- O livro de Miqueias, que tem 7 capítulos, pode ser dividido em três partes, a saber:
a) 1ª parte - julgamentos divinos contra Israel e Judá - Mq.1-3
b) 2ª parte - visão de um futuro glorioso - Mq.4-5
c) 3ª parte - controvérsia entre Deus e Seu povo e promessa de bênçãos futuras - Mq.6-7.
6º SLIDE  II – JULGAMENTOS DIVINOS CONTRA ISRAEL E JUDÁ
- Miqueias vê o Senhor no templo da Sua santidade e manda que todos os povos prestassem atenção ao que seria dito, porque Deus seria testemunha contra ambos os reinos (Mq.1:1,2).
- Israel havia prevaricado, i.e., desobedecido a Deus – a idolatria e a inobservância dos mandamentos era a maneira de viver de ambos os reinos.
7º SLIDE
- Deus deixava a Sua aparente inércia para lançar sobre o Seu povo os juízos que já haviam sido previstos quando da entrega da lei por intermédio de Moisés.
- A obediência a Deus envolve, por primeiro, que assumamos a condição de Seus servos e, portanto, que entendamos que nada podemos fazer a não ser cumprir a vontade do Senhor.
8º SLIDE
- O Senhor anuncia que a desobediência teria fim, pois destruiria ambos os reinos.
- Neste juízo sobre o povo, Miqueias, a exemplo de Amós, também não deixa de denunciar a grande injustiça social existente no meio do povo, consequência imediata do pecado.
9º SLIDE
- Aos que maquinavam e praticavam o mal, o Senhor avisa que havia projeto um mal para eles, que sofreriam inteira desolação, pois estavam a “restringir o Espírito do Senhor” (Mq.2:3-7).
- Os desobedientes são aqueles que pensam nas coisas deste mundo, que pensam ter descanso nesta vida, que almejam o bem-estar única e exclusivamente aqui neste mundo (Mq.2:10).
10º SLIDE
- Os desobedientes somente teriam profetas que lhes profetizasse “acerca do vinho e da bebida forte” (Mq.2:11), alguém que os fizesse seguir o “espírito de falsidade”, a mentira.
- “O restante de Israel”, ou seja, qqueles que preferem obedecer a Deus, a andar retamente, a fazer bem as palavras do Senhor, seriam pastoreados pelo Senhor (Mq.2:12,13).
13º SLIDE
- Os poderosos estavam a “arrancar a pele”, “comer a carne” e “esmiuçar os ossos” dos mais pobres, dos mais humildes, numa exploração intensa e cruel, sem qualquer piedade ou compaixão. Por isso, o Senhor não lhes responderia na hora do juízo (Mq.3:2-4).
- O juízo de Deus não se limitaria aos príncipes opressores, também atingiria os falsos profetas (Mq.3:5-7).
14º SLIDE
- Miqueias era “cheio do Espírito do Senhor, cheio de juízo e de ânimo para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado” (Mq.3:8).
- O homem que obedece a Deus denuncia o pecado e tem uma vida santa diante de Deus e dos homens, mesmo diante de uma sociedade corrompida onde se abomina o juízo e se perverte tudo o que é direito (Mq.3:9,10).
15º SLIDE
- A sociedade dos dias de Miqueias estava completamente corrompida: príncipes, sacerdotes e profetas viviam em pecado e ainda se diziam servos de Deus (Mq.3:11).
- O Senhor, porém, não está inerte, tudo vê e tudo observa e, para aqueles que viviam daquele modo, anuncia a vinda do juízo (Mq.3:12).
16º SLIDE  III – VISÃO DE UM FUTURO GLORIOSO
- Depois de ter sido usado por Deus para falar a respeito das consequências da desobediência, agora o profeta traz uma mensagem a Judá referente aos “últimos dias”, profecia esta que como que explicitava a promessa já anunciada pelo profeta ao “restante de Israel”, ou seja, aos que se mantivessem obedientes ao Senhor.
- Em vez dos “montões de pedra” que o profeta anunciara em relação a Samaria e a Jerusalém, o profeta fala em uma era de prosperidade e paz (Mq.4:1).
17º SLIDE
- Ao “restante de Israel”, que preferiu obedecer a Deus, Miqueias traz as promessas de uma era de paz e prosperidade, o reino milenial de Cristo (Mq.4:1-8).
- A obediência a Deus traz a paz. Quem anda no nome do Senhor nosso Deus, eternamente e para sempre, é alguém que tem esta paz e que faz com que os que os cercam a desfrutem, ainda que em caráter limitado (Mq.4:4,5).
18º SLIDE
- Esta mudança de estado no povo de Judá se daria graças Àquele que seria Senhor em Israel e que nasceria em Belém Efrata, embora fosse desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade (Mq.5:1,2).
- Não há como se alcançar a paz, não há como passar a obedecer a Deus e a gozar de Suas promessas se não for por Jesus Cristo.
19º SLIDE
- Miqueias profetiza a derrocada da Assíria, símbolo de todos os gentios, numa demonstração  que a “mão vingadora do Senhor” é sobre todos os que “não ouvem”, ou seja, sobre os desobedientes.
- A desobediência não gerava juízo apenas para o povo de Israel, maS também atinge todas as demais nações que insistem em desobedecer a Deus, praticando idolatria e feitiçarias.

20º SLIDE  IV - controvérsia entre Deus e Seu povo e promessa de bênçãos futuras
- O profeta traz outra mensagem da parte de Deus, em que anuncia uma “contenda” com o Seu povo, com Israel.
- O Senhor lembra Israel de todos os benefícios que fez e como a desobediência existente não tinha qualquer fundamento, o que justificava o juízo que estava para vir.
21º SLIDE
- O Senhor mostra que uma simples religiosidade externa não representa cumprimento dos compromissos assumidos por Israel com o Senhor e, por isso, anuncia o juízo pela desobediência (Mq.6)
- A prática do pecado em Israel trouxe ao povo um estado extremamente lamentável, levando todo o povo à desobediência  (Mq.7:1,2).
22º SLIDE
- Que se deve fazer diante de uma sociedade tão corrompida? Esperar em Deus (Mq.6:7).
- Quem espera em Deus pode confiar na restauração espiritual do povo, a começar daquele que confia no Senhor (Mq.7:8).
23º SLIDE
- O profeta traz  uma mensagem de esperança para Israel. A ira do Senhor não seria para sempre (Mq.7:9-13).
- O Senhor promete restaurar espiritualmente Israel, reafirmando aqui profecia anterior de Miqueias que haveria um “restante de Israel” que, finalmente, cumpriria o papel reservado ao povo escolhido do Senhor de “reino (Mq.7:16-20).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
fonte http://www.portalebd.org.br