JUVENIS - Lição 13: O melhor lugar para morar


4º Trim. 2012 - JUVENIS - Lição 13: O melhor lugar para morar

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
4º Trimestre de 2012
Tema: O Que A Bíblia Fala Sobre O Futuro Da Igreja
COMENTARISTA: Ciro Sanches Zibordi

LIÇÃO 13- O MELHOR LUGAR PARA MORAR

TEXTO BÍBLICO- Ap 21.1-27;22.1-5

ENFOQUE BÍBLICO
“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar” (Jo 14.2)

OBJETIVOS
Enfatizar que no Céu não haverá mais tristeza, pois estaremos em outra dimensão, a celestial, com os nossos corpos glorificados.
Definir a morte, à luz da Bíblia, pontificando que no Céu não haverá morte, haja vista ser ela o último inimigo a ser vencido (1Co 15.26).
Descrever as mansões celestiais com base em Apocalipse 21-22, com o objetivo de deixar os seus alunos com “saudades” do Céu.


INTRODUÇÃO
Todos almejam um lugar feliz para morar, lugar onde reina a paz. Aqui na terra é impossível devido ao pecado a dor física e moral, a morte trás a nós tristezas. O céu está prometido aos santos que perseverarem. Trata-se de um lugar real, verdadeiro onde Jesus nos prometeu levar-nos (Jo 14.1,2). Estando lá não teremos mais tristezas, pois a morte e a dor ou qualquer tipo de aborrecimento será banido para sempre. Cantamos com o poeta: “No céu não entra pecado; Fadiga tristeza, nem dor; Não há coração quebrantado, Pois todos são cheios de amor. As nuvens da vida terrestre, Não podem a glória ofuscar, Do reino de gozo celeste, Que Deus quis para mim preparar!” (HC 422)


NO CÉU NÃO HAVERÁ MAIS TRISTEZA
Você já pensou em morar num lugar onde não há dor e nem tristeza? É claro! Infelizmente, no mundo em que vivemos não há um lugar sequer tanto nos menos povoados, quanto nos grandes centros os acontecimentos que nos entristecem estão presentes em proporções. Vivemos num mundo cheio de criminalidades, não só a criminalidade periférica, marginalizada, mas também a social como: discriminação, como a política corruptiva etc.

Os sociólogos de todos os tempos têm procurado a apresentar formas para que o mundo seja melhor. Todavia tais formas nunca dão certas, não há como realizar tais reformas, uma vez que o homem é um ser corrompido pelo pecado. Significa dizer que enquanto Jesus não vier arrebatar a igreja, enquanto os processos apocalípticos relacionados ao homem não acontecer não haverá mundo melhor.

Para que se tenha um lugar sem dor e nem tristeza é preciso que não haja pecado, é preciso que haja não apenas um bom governo, mas um povo regenerado. O Milênio,  será governado pelo nosso Senhor Jesus Cristo, a paz e a alegria reinará. Todavia a igreja da qual fazemos parte, participará do Milênio, mas o Reino Milenar não é tudo, ele terminará e a igreja, o povo salvo para onde vai? Quando passamos perto de grandes mansões, imaginamos que as pessoas vivem muito bem, até somos levados a crer que elas não têm problemas algum.

 São apenas imaginações, os problemas atingem todas as classes, aqui na terra pobres e ricos tem dores, tristezas, desilusões, todo tipo de sofrimento atinge as classes. A Bíblia assegura uma morada aos santos (Jo14.1,2), as aflições que existem aos moradores daqui, não existirá lá. A palavra “mone”, para morada, significa: habitação, residência, vem de uma raiz que se traduz para permanecer, ficar no lugar, continuar, estar presente, tanto em referencia ao tempo quanto a lugar.

Não se trata de um lugar fictício, é real, Deus estará morando entre os seres humanos (Ap 21.3), eis a razão do vers. 4, um lugar onde não haverá tristeza, lagrimas, morte, nenhum tipo de dor, tanto a física quanto a dor moral serão banidas. Já pensou em um lugar em que não haverá choro, nenhum tipo de lamentação? Pois é! O lugar para onde vai à igreja, ninguém se preocupara, com enchentes, secas, nada interferirá, a igreja transformada em um corpo glorioso, não mais sujeito a passar pelas decepções que hoje passamos. Não é apenas promessa como as dos políticos concernente  a moradia, por exemplo. O céu é real, os salvos e remidos pelo sangue do Cordeiro, morará para sempre com o Senhor, nas mansões celestiais. (Ap 22).  

CONCEITO BIBLICO PARA A MORTE
Quem gosta de falar na morte? Há uma resistência em nós concernente a esta verdade: todos os homens é sujeito a morte, ninguém pode engana - lá, não há sequer uma historia verdadeira que alguém tenha conseguido esconder-se e não morreu. Apenas dois homens na Bíblia não tenham passado pelo processo, não morreram, foram eles: Enoque e Elias. O primeiro andou com Deus e nunca mais foi visto, pois Deus o levou para si, quanto ao segundo fora arrebatado em pleno labor.

O mistério que ronda a morte é assustador somente os salvos em Cristo não se assustam com ela. O apostolo Paulo dizia que para ele o morrer era lucro (Fp 1.21,23), em outra ocasião ele demonstrou grande desejo em deixar este corpo (2Co 5.8). Aqueles que não têm esperança, de fato têm muito medo da morte e com muita razão, pois não sabem para onde vão depois da morte. E quem não tem morada certa na eternidade deve mesmo se preocupar com a morte.
Morte é separação no sentido físico a pessoa deixa de viver aqui, nunca mais a veremos neste mundo. Pode também significar separação definitiva de Deus, caso a pessoa morra sem aceitar a Cristo como seu Salvador e Senhor, ou esteja vivendo dissolutamente no momento da morte. Assim como pode significar alegria, pois ao morrer o salvo vai ao paraíso e aguarda definitivamente pela ressurreição para estar definitivamente com o Senhor.

Para onde vão as pessoas ao morrer? Uma questão preocupante para as religiões, desde a antiguidade vem se estudando o assunto e ele se torna divergente, uns crêem que há um circulo de vai e voltam, outros acreditam num fim imediato após a morte, não há prestação de contas, pois não há vida após morte. Alguns não se preocupam, nem sabe em que acreditar. Mas para onde vão os mortos?
Antes de Jesus ressuscitar os mortos ia para o Hades, um lugar dividido por um abismo intransponível (Lc 16.18-23). Após a ressurreição de Cristo os salvos não descem mais ao Hades como antes, desde então, os santos são levados ao Paraiso (Ef 4.8,9; Lc 23.43), entende-se que o seio de Abraão fora transferido (2Co 12.1-4). Os salvos hoje estão aguardando a ressurreição em um lugar próximo a presença de Deus. Enquanto os ímpios ao morrer continuam indo para o mesmo lugar em que se encontra o rico avarento.

O conceito filosófico sobre a morte às vezes eram amenizador Homero dizia que era “irmão gêmeo do sono”. Sócrates a chamou de “sono sem sonhos” e a comparou a algo maravilhoso. Há outros que crêem no existencialismo como Jean-Paul Sartre, que acreditava ser a morte necessária, devido a uma ordem cósmica que impõe a exigência absoluta e  metafísica de que todo o homem morra. Para esse pensador a morte e o nascimento são coisas desnecessárias ao homem. Portanto a morte não tem significado algum, o homem é um ser apenas limitado entre o nascimento e a morte.
Outros existencialistas com Heidegger, acreditava que a angustia diante da própria morte libera, individualizam e destacam o existenz do homem-massa, eleva o homem-especie à condição de um existente autentico. A morte leva o homem para dentro dele mesmo, para uma abordagem psicanalítica como diz Karl Jasper, pensador semelhante a Heidegger.    

A única fonte clara sobre o assunto é a Bíblia a Palavra de Deus, nela encontramos tudo o que precisamos saber sobre a morte. Primeiro ela só existe devido à desobediência humana, assim que o pecado entrou no mundo o homem tornou-se mortal (Gn2.17;3.4,19). Com a morte o ser humano deixa de existir aqui na terra, mas continua na eternidade (Sl 17.15). Vivos e conscientes, desincorporados sim, mas cientes de sua existência. Assim também estão os ímpios falecidos, em um lugar fixo (Lc16.23; 2Pe 2.9).
Com esta explicação vale dizer aos justos que não há o porquê temer a morte. É um elemento desafiador, sim, mas não temível. Um dia os santos irão de uma vez por toda desafiar a morte e se livrar dela para sempre, ela não mais terá poder sobre os salvos. O apostolo Paulo gritou “Onde está ó morte o teu aguilhão?”, ela foi vencida por Jesus na cruz do calvário e na ressurreição. 
Teologicamente podemos definir a morte como a separação física, a ausência de comunhão com Deus significa morte espiritual e finalizando a eterna. Que é a separação para sempre de Deus.


AS MANSÕES CELESTIAIS
Há sempre uma indagação, como é o céu? Como você sabe que vai para lá? O céu é a morada final da igreja, toda a eternidade será nas mansões celestiais. Não sabemos como é esta morada em seus detalhes, sua identificação, enquanto daqui olhamos está distante de nosso entendimento. Sabemos que lá é a habitação de Deus, sendo assim não da para comparar a nada visível aqui. As mansões luxuosas em nada se comparam as do céu, trata-se de uma cidade impar, chamada de cidade santa.

 É um lugar real, após a morte física o santo irá ao Paraíso, já sabendo que em breve estará no céu. As belezas do lugar estão registradas em Apocalipse 21 e 22, sabemos que é um lugar em cima. Apenas uma descrição: Apocalipse 21
La todas as coisas se fará novas
Deus habitará no meio do seu povo
A morte, o choro e a dor serão banidos para sempre.
Seu fulgor é semelhante a uma pedra preciosa, aparência de jaspe e cristalina.
É toda murada e suas portas guardadas por anjos
A muralha tem aspecto de jaspe
A cidade em um todo tem aparência de ouro puro, olhando parece vidro transparente
O Senhor é o próprio santuário da cidade
Não há necessidade do sistema solar, Deus é a sua própria luz
Não haverá mais noite, somente dia
A abominação ou qualquer tipo de impureza, jamais entrará lá
As Descrições do Cap 22
Do trono de Deus sairá o rio da água da vida, semelhante ao cristal
De mês em mês a arvore da vida produzirá frutos e folhas
Não haverá na cidade qualquer tipo de maldição
Os crentes salvos verão a Deus face a face
É pouca coisa? Olha que é apenas uma visão distante da realidade, pois é impossível enquanto humanos descrever o céu.    

CONCLUSÃO
“Lá na mansão do Salvador,
Não há, jamais, tribulação;
Nenhum pesar, nenhuma dor,
Que me quebrante o coração.

Ali não há tristeza e dor,
Nenhum pesar, nem aflição;
Quando eu estiver morando lá
Direi: Não há tribulação.

Pra mim é triste estar aqui,
Mui longe, sim, do Salvador,
Pois moram já com Ele ali,
Os salvos pelo Seu amor.

Perfeito amor encontrarei,
Lá na mansão do meu Senhor,
Completa paz, ai terei,
Pois me dará o Salvador.

Estando lá. eu gozarei
De toda a bênção divinal;
Também, com Cristo reinarei,
Na Sua glória eternal. “  
(Na Mansão do Salvador -  HC – Autoria: Chas H. Gabriel – Trad: José T. de Lima)


OBRAS CONSULTADAS
·         SILVA, Antonio Gilberto da –Escatologia Bíblica– Adaptado a EETAD, 2ª Edição 1997 – Campinas –SP
·         LAHAYE, Tim – O Final dos Tempos – Abba Press Editora Ltda, SP


Colaboração para o Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues
fonte http://portalebd.org.br