Lição 12 - Zacarias, o reinado messiânico I Plano de Aula


4º Trim. 2012 - Lição 12 - Zacarias, o reinado messiânico I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2012
OS DOZE PROFETAS MENORES - advertências e consolações para a santificação da Igreja de Cristo
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


FELIZ NATAL

PLANO DE AULA Nº 12
LIÇÃO Nº 12 – ZACARIAS, O REINADO MESSIÂNICO
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo dos profetas menores, estudaremos o livro de Zacarias, o décimo primeiro livro no cânon do Antigo Testamento, o segundo profeta pós-exílico.
- No livro de Zacarias, a promessa messiânica ao povo de Israel é renovada.
2º SLIDE   I – O LIVRO DE ZACARIAS
- Pouco depois de Deus ter levantado Ageu, aprouve ao Senhor levantar outro profeta para reanimar o povo a reconstruir o templo -  Zacarias.
- Zacarias é chamado de profeta no seu livro e é apontado como filho de Baraquias, filho de Ido (Zc.1:1). Era da linhagem sacerdotal, pois é neto de Ido, um sacerdote que regressou do cativeiro da Babilônia (Ne.12:1,4).
3º SLIDE
- O livro do profeta Zacarias nos dá a sua datação. Sua primeira mensagem foi proferida no oitavo mês do segundo ano de Dario I (Zc.1:1), ou seja, segundo Edward Reese, no mês de novembro de 521 a.C.
- Já as oito visões do profeta ocorreram aos vinte e quatro dias do mês undécimo, ainda no segundo ano de Dario I, ou seja, segundo Edward Reese, em 24 de fevereiro de 521 a.C. (Zc.1:7)
4º SLIDE
- Após quase dois anos de silêncio, o Senhor deu nova mensagem ao profeta, no quarto ano do reinado de Dario I, no quarto dia do nono mês, ou seja, segundo Edward Reese, em 4 de dezembro de 519 a.C. (Zc.7:1).
- Edward Reese e Frank Klassen datam o restante do livro, a partir do capítulo 9, que contém a parte apocalíptica da obra por volta de 494 a.C.
5º SLIDE
- Zacarias, em hebraico "Zachar-Yah" (זכריה)significa "Jeová se lembrou".
- Assim como Ageu, Zacarias foi levantado por Deus para que o povo tivesse a certeza de que, apesar das dificuldades presentes e da situação de penúria que se vivia, Deus não havia Se esquecido, mas, bem ao contrário, havia Se lembrado de Seu povo e estava com ele nesta dura tarefa de reerguimento das bases da nação judaica depois do retorno do cativeiro da Babilônia.
6º SLIDE
- O livro de Zacarias, que possui 14 capítulos, pode ser dividido em duas partes, a saber:
  1. 1ª parte - as oito visões do profeta para o povo de seu tempo - Zc.1-8
  2. 2ª parte - as profecias para o futuro de Israel - Zc.9-14

7º SLIDE   II – AS OITO VISÕES DO PROFETA ZACARIAS PARA O POVO DE SEU TEMPO
- O Senhor levanta o profeta Zacarias no oitavo mês do segundo ano do rei Dario I (Zc.1:1), ou seja, dois meses depois de ter levantado a Ageu.
- A primeira mensagem de Zacarias foi um preâmbulo à terceira mensagem de Ageu, pois era uma exortação à santidade, um chamado para que não cometessem os pecados das gerações anteriores ao cativeiro da Babilônia (Zc.1:3-6).
8º SLIDE
- A exortação de Zacarias foi complementada pela mensagem de Ageu e o povo correspondeu a este chamamento e o templo foi reconstruído por um povo que se arrependeu de seus pecados.
- Dois meses após a reafirmação da promessa messiânica a Zorobabel por intermédio de Ageu, o Senhor dá oito visões ao profeta Zacarias, que ocupam a maior parte do livro (Zc.1:7-6:8).
9º SLIDE
- Primeira visão - um homem montado num cavalo vermelho, que parava entre as murtas que estavam na profundeza e atrás dele estavam cavalos vermelhos, morenos e brancos (Zc.1:8).
- Esta primeira visão confirmava o propósito divino de restaurar a nação judaica, embora não tivesse falado em recuperação de independência política.
10º SLIDE
- Segunda visão - quatro cornos (Zc.1:18) e quatro ferreiros (Zc.1:20).
- O Senhor confirmava que neutralizaria os poderes que haviam dispersado os judeus, mantendo-os em sua Terra até que chegasse o tempo da oportunidade de sua redenção.
11º SLIDE
- Terceira visão - um homem em cuja mão estava um cordel de medir (Zc.2:1).
- O Senhor promete a reedificação de Jerusalém e a sua transformação em capital mundial.
12º SLIDE
- Quarta visão - o sumo sacerdote Josué, vestido de vestidos sujos, sofrendo a oposição de Satanás (Zc.3:1-3).
- O Senhor está a conclamar os sacerdotes e, por extensão, a todo o povo judeu para que se purificasse, para que cumprisse a lei, guardasse os mandamentos, a fim de esperar o “Renovo”, a “pedra única com sete olhos”, que nada mais era que o Messias.
13º SLIDE
- Quinta visão - um castiçal de ouro e um vaso de azeite no cimo com sete lâmpadas e cada lâmpada com sete canudos, de onde vinha o azeite de duas oliveiras (Zc.4:1-3).
- O Senhor dá uma mensagem a Zorobabel, confirmando que ele acabaria aquela obra e que o prumo estaria nas suas mãos. Zorobabel não deveria desprezar a sua pequenez, pois dele sairia, sim, o Messias, apesar de o trono de Davi não ter sido restaurado.
14º SLIDE
- Sexta visão - um rolo voante (Zc.5:1) - “a maldição que sairá pela face de toda a terra”, maldição que recairia sobre o furtador e sobre o que jurasse falsamente.
- No reinado messiânico, o pecado será definitivamente punido e castigado.
15º SLIDE
- Sétima visão -  “uma efa que sai”, ou seja, “uma vasilha” (Zc.5:5).
- Após o reinado messiânico, a impiedade, ou seja, o pecado será banido, tomará o seu próprio lugar.
16º SLIDE
- Oitava e última visão - quatro carros que saíram de dentro de dois montes de metal (Zc.6:1).
- O reinado messiânico será um reinado onde o Espírito Santo repousará sobre a Terra.
17º SLIDE
- Depois destas oito visões, a primeira parte do livro do profeta ainda contempla três mensagens do profeta:
a) primeira mensagem - as duas coroas, de prata e de ouro, que deveriam ser postas na cabeça do sumo sacerdote Josué e depois servirem de memorial no templo, para fazer lembrança do Renovo que viria (Zc.6:9-15).;
18º SLIDE
b) segunda mensagem – proferida no dia quarto do nono mês do quarto ano de Dario I, é uma resposta à consulta dos sacerdotes sobre a manutenção do jejum do quinto mês instituído após a destruição do primeiro templo. O Senhor pede exercício de piedade e de misericórdia e não jejuns cerimoniais (Zc.7);
c) terceira mensagem - o Senhor promete zelar por Jerusalém, reafirmando que faria dela “a cidade de verdade” e o monte Sião, “monte de santidade”.
19º SLIDE   III – AS PROFECIAS PARA O FUTURO DE ISRAEL
- A segunda parte do livro do profeta Zacarias é mais propriamente apocalíptica, a continuidade da revelação progressiva do ofício profético ao povo de Israel.
- Esta segunda parte do livro se inicia com uma série de profecias contra vários povos. O Senhor como que lembra Seu povo de que os gentios não ficarão impunes por causa dos pecados que estão a cometer.
20º SLIDE
- Este anúncio da destruição destes povos ao redor de Israel deve ser entendido como o castigo dos inimigos que se levantarão contra Israel no final dos tempos.
- Esta destruição dos povos é profetizada juntamente com a alegria e o júbilo do povo de Israel, ao ver o seu rei, “justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta” (Zc.9:9).
21º SLIDE
- O profeta profere mensagens de esperança de redenção a Israel. O Senhor promete fortalecer a casa de Judá e salvar a casa de José (Zc.10:6), mais uma profecia da restauração de todo o Israel, congregando-os de onde estavam dispersos.
- No entanto, com relação aos impenitentes, àqueles que não seguiram o Senhor, a promessa é de destruição e não de restauração (Zc.11:2,4).
22º SLIDE
- Nesta dura mensagem, o Senhor diz que havia posto duas varas para cuidar destes impenitentes, chamando uma vara de “Suavidade” (ou “Beleza”) e a outra de “Laços” (ou “Ataduras”) (Zc.11:7).
- Estas duas varas como que representam a longanimidade do Senhor, o tempo que Ele sempre dá para que os homens se arrependam.
23º SLIDE
- Ao quebrar a vara “Suavidade”, o Senhor desfez o concerto que havia estabelecido com os povos da terra (Zc.11:10) e ficarão sob o domínio do “pastor insensato” (Zc.11:15-17).
- Ao quebrar a vara “Laços”, o Senhor diz que quebrou a irmandade entre Judá e Israel. Por causa da quebra desta vara, Judá e Israel ficarão separadas até o tempo do estabelecimento do reino milenial de Cristo.
24º SLIDE
- Em seguida, Zacarias profetiza sobre o cerco de Jerusalém (Zc.12), cerco a ser empreendido por este “pastor insensato”.
- Todas as nações da Terra se reunirão contra Jerusalém e, apesar das circunstâncias extremamente adversas, o Senhor promete que dará vitória ao Seu povo, a começar pelas “tendas de Judá” (Zc.12:7).
25º SLIDE
- Além da vitória sobre as nações, Zacarias profetiza que o Senhor derramará sobre o Seu povo o Espírito de graça e súplicas, o que ocorrerá depois que for reconhecido como Messias “Aquele a quem traspassaram”, depois de chorarem amargamente pelo unigênito, pelo primogênito (Zc.12:10).
- Este remanescente de Israel é apontado como sendo a terça parte dos judeus, que, devidamente purificadas, serão chamados de “o povo do Senhor” (Zc.13:7-9).
26º SLIDE
- O Senhor, então, promete pelejar contra todas as nações que se levantarem naquele dia contra Jerusalém, dizendo, inclusive, que Seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras.
- O monte  será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, num movimento da terra que fará com que surja um vale muito grande, um verdadeiro terremoto (Zc.14:1-5).
27º SLIDE
- Este terremoto fará com que se mude toda a configuração geográfica da terra de Israel, de modo que correrão de Jerusalém águas vivas, desaparecendo a região hoje inóspita do Mar Morto, surgindo uma planície fértil que estará em volta de Jerusalém, enquanto o Senhor reinará sobre toda a terra (Zc.14:8-11).
- A bênção para o povo de Deus, entretanto, será maldição para os inimigos do Senhor, pois os impenitentes sofrerão uma terrível praga, sendo a sua carne consumida e apodrecimento dos seus olhos e de sua língua (Zc.14:12).
28º SLIDE
- As nações que restarem desta praga, ou seja, aquelas que não se levantaram contra Judá e Jerusalém, passarão a servir ao Senhor, vindo de ano em ano, na festa das cabanas, para adorar o Senhor (Zc.14:16).
- Israel exercerá, neste tempo, o seu papel de reino sacerdotal e povo santo, um povo onde não haverá mais “cananeu”, ou seja, onde todos servirão ao Senhor (Zc.14:21).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
 fonte portal ebd